Discussão:Paulo Coelho/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reverti porque era copy paste de vários sites. Se quiserem, peçam-me que eu indico-os… Agora tenho mais que fazer… Manuel Anastácio 13:25, 31 Mar 2005 (UTC)

E agora arma-se em esperto… -- Nuno Tavares 13:35, 31 Mar 2005 (UTC)

Não entendo porquê vai publicar o seu próximo livro em árabe num país que nao é árabe (mas muçulmano, o que nao é sinónimo). A única língua oficial do Irã é o farsi (também chamado persa). --195.93.21.65 18:19, 23 Abr 2005 (UTC)

Esta informação eu encontrei na revista Veja, que diz que a língua é mesmo persa. De fato, coloquei árabe quando não era, era persa. Desculpe. --Henrique@ 20:28, 23 Abr 2005 (UTC)

Para escrever a única crítica que aparece no artigo, inspirei-me no que se diz nas Wikipedias inglesa e alemã:

"Despite all this public success, he is still seen by many critics in Brazil as a lesser author, whose work is too simple and similar to self-help books. Some even call his novels "commercial" and market-oriented. His election to the ABL (Brazilian Academy of Letters) is a very controversial subject among readers in Brazil."

Trotz des großen kommerziellen Erfolgs wird Coelho von großen Teilen der Literaturkritik eher negativ betrachtet, z.B. werden seine Bücher oft als "kitschig" oder "esoterische Selbsthilfe-Literatur" bezeichnet. Seine Aufnahme in die Academia Brasileira wurde in Brasilien sehr kontrovers diskutiert.

-195.93.21.65 18:13, 23 Abr 2005 (UTC)

Não seria melhor que a crítica aparcesse na parte principal do artigo e não entre as novelas de Paulo Coelho e outras obras?--62.6.139.9 10:57, 25 Abr 2005 (UTC)

A versão atual do artigo é completamente favorável a Paulo Coelho. As muitas e severas críticas que existem a ele estão praticamente ausentes. Isso precisa ser corrigido. Luis Dantas 11:34, 12 Agosto 2006 (UTC)


Não vejo parcialidade[editar código-fonte]

O autor, sem tomar posição, só traz a opinião que muita gente tem de Paulo Coelho. Eu retiraria a advertência. E ATENÇÃO: estou baixando uma imagem de Paulo Coelho e da capa da edição francesa do Zahir, que encontre num site francês, É livre (CC)--Luferom 01:26, 12 Setembro 2006 (UTC)

Muita gente é flamenguista, isso não quer dizer nada. Com as alterações que acabei de fazer, apóio a retirada do aviso de parcialidade. Luis Dantas 21:18, 14 Dezembro 2006 (UTC)


Vejo parcialidade, sim[editar código-fonte]

O texto é parcial, sim, e a parcialidade está embebida no texto, com especial destaque para a forma como são colocados os adjetivos, ferindo um princípio enciclopédico. Vou fazer uma breve modificacação que creio ser suficiente para remover o aviso de parcialidade. Além disso, o texto faz considerações de fatos muito voláteis. Quando algum fato muda, a informação é simplesmente editada; não é o caso de afirmar "atualmente", "tem sido" etc.

Edson Campos 12:40, 27 Dezembro 2006 (UTC)

Paulo coelho é mais conhecido por seus livros de auto-ajuda…

Mensageiro da Paz[editar código-fonte]

O wiki está redirecionando para um artigo não relacionado: um jornal homônimo da Assembléia de Deus. Será necessário criar um novo artigo para Mensageiro da Paz (ONU), redirecionar corretamente e criar uma página de desambiguação.

Quem promover as alterações técnicas necessárias por favor sinta-se livre para deletar este texto de alerta. (Dogbert, não logado por estar em um computador inseguro.) o comentário precedente não foi assinado por 200.198.136.237 (discussão • contrib.)

Atualizações[editar código-fonte]

Realizei atualizações na parte de biografia, TODAS BASEADAS NA BIOGRAFIA OFICIAL: havia uma linha onde se dava a entender que Paulo Coelho tinha músicas em parceria com Raul em que ele nada havia contribuido. Na verdade este fato é verdadeiro apenas na obra citada (O Rebu). Nas composições seguintes que a dupla teria, de 1973 a 1978, não houve este fato e sempre que o nome de Paulo Coelho aparece como compositor é porque houve real contribuição deste.

Paulo entrou para o movimento hippie em 1970 e não "na década de 1960" como antes estava. Havia um lapso de informação grande quanto à passagem dele enquanto diretor e ator teatral, sendo esta uma significativa parcela de sua juventude, ainda na década de '60.

O link para a biografia "O Mago" na verdade apontava para a carta de tarot (arcano). E não era citado o nome do autor (Fernando Morais).

Foi atualizada a informação de que Raul Seixas era da gravadora CBS. E também foi citado o ano em que a dupla de conheceu (1972). Também foram colocados os nomes das revistas que o Paulo editou durante curto período de tempo. --bioreader (discussão) 03h27min de 9 de abril de 2009 (UTC)

Correção de erro ortográfico (estava escrito "gravadorra" com dois 'rr') --bioreader (discussão) 02h35min de 27 de julho de 2009 (UTC)

Um filósofo trabalha dentro de uma tradição filosófica específica, suas obras tratam de problemas específicos da tradição filosófica. Paulo Coelho não é filósofo.

Ao olhar para a versão inglesa deste articulo e comparar, as duas versões não concordam. Por isso, e devido a elevada falta de referencias na maior parte das secções da biografia, penso que resulta numa credibilidade reduzida para o artigo. --xRDVx (discussão) 21h35min de 31 de março de 2011 (UTC)