Discussão:Peneireiro-eurasiático

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


O Peneireiro vulgar, Falco tinnunculus não é o mesmo que o Francelho, Falco naumanni, ou Peneireiro-das-torres como também é chamado em algumas regiões. Tentei editar este artigo mas não consigo alterar o titulo.o comentário precedente não foi assinado por Fábia maia (discussão • contrib.)

De acordo com COSTA, Hélder et al., Nomes Portugueses das Aves do Paleárctico Ocidental. Lisboa, 2000: Assírio & Alvim, pp. 74,
  • Falco naumanni - peneireiro-das-torres, peneireiro-pequeno, peneireiro-de-dorso-liso e francelho
  • Falco tinnunculus - peneireiro-das-árvores, peneireiro-grande, peneireiro-de-dorso-malhado.
O Aves de Portugal e Europa, da FAPAS, chama o F naumanni de P-das-torres e o F tinnunculus de P-vulgar. O ICN chama ao naumanni francelho. Outros, para o naumanni, fazem alternar a designação peneireiro com francelho: francelho-das-torres, etc.
Não me parece que se deva usar o nome das-árvores para o naumanni pois por definição este disitingue-se do tinnunculos precisamente por nidificar em torres (construções) ou alternativamente, barreiras.MarioM 13h55min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)


Ordem Falconiformes[editar código-fonte]

Alguem mudou o orden do peneireiro (falconiformes) pelo ordem das garças e cegonhas, (ciconiformes) iso nao esta certo, tenho editado o artigo.