Discussão:Pensamento sistêmico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Erro na Descrição?[editar código-fonte]

Este artigo tem o título de "Pensamento Sistêmico" e começa falando do "Pensamento Mecanicista".

Renato Costa 10:54, 4 Agosto 2006 (UTC)




Creio que cita o "Pensamento Mecanicista" inicialmente para reforçar as contraposições em relação ao pensamento "reducionista-mecanicista".

--201.86.14.128 (discussão) 04h11min de 30 de Outubro de 2008 (UTC) Vinnius


A definição aqui esboçada não pode estar correta.

1. O "Pensamento Sistêmico" não é o oposto do "Pensamento Mecanicista", sequer guarda necessidade de relação mesmo que de oposição. Isso desvalida qualquer tentativa de atribuir características ao pensamento sistêmico por negação de algum pressuposto da categoria idealizada "Mecanicista". Essa forma de proceder poderia até ser classificada como "Mecanicista".

2. O "Pensamento Sistêmico" não nega a objetividade, pelo contrário, está baseado na existência arquétipos fenomenais, os quais podem ser elucidados através da apreciação holística da ciência, ou seja, de uma superestrutura, o que é definido como "meta-ciência". Dessa forma, afirma a existência objetiva para além do observador, o que é diferente da afirmação de realidade por observação. Apesar de não guardar necessidade de experimentação empírica, não se equivale ao subjetivismo, psicologismo, determinismo histórico ou outras pseudociências.

3. Apesar da consideração de outras formas de pensamento diferentes da lógica formal (estético, intuitivo, emocional e etc.) no processo de apreensão da realidade, a validação científica ainda permanece racional e objetiva, o que não poderia ser de outra forma para ser generalizável.

Pensamento sistêmico[editar código-fonte]

Como posso definir evento isolado

Rodrigo Souto[editar código-fonte]

O que tem Rodrigo Souto a ver com o Pensamento Sistêmico?

Transformando esboço em um artigo completo[editar código-fonte]

Estou transformando este esboço em um artigo completo. Irei acrescentar novos tópicos e referências nos próximos dias e se você entende sobre pensamento sistêmico, este artigo precisa de sua contribuição.