Discussão:Pirassununga

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • Segundo

http://www.paulohernandes.pro.br/dicas/001/dica014.html e a maioria das gramáticas, deveria ser "PiraÇununga" não "PiraSSununga".51

Alguém sabe dizer porque oficializou-se o SS, algum prefeito ou erro do IBGE?

Na verdade, a grafia de palavras indígenas é "ç" e não com "SS". No entanto, ao se fazer o registro do nome oficial do município, provavelmente, por desconhecimento desta norma ortográfica, o nome permaneceu registrado com "SS" e terminou por permanecendo assim e e acostumado dessa forma assim se manteve apesar de errado. A justificativa dada abaixo é facilmente tem a demonstração de seu erro, pois sempre na língua portuguesa a grafia foi com "Ç" e nunca com "SS". Mesmo supondo que a grafia arcaica fosse com "SS", esta obviamente sofreria a adptação à nova norma, pois são inúmeros os casos de cidades que mudam a sua grafia em função disso ã exemplo de Manaus e Belo Horizonte (antes Manaós e Bello Horizonte). Mas o ponto fundamental é que a norma ortográfica sempre rezou que se grafa com "Ç", mesmo antigamente.

Porque manteve-se a grafia antiga, precedente à revisão ortográfica. E é difícil fazer uma população inteira aceitar uma nova forma de escrever o nome donde nasceu. Tonyjeff 12:19, 18 Setembro 2006 (UTC)

Por quê a cidade de Pirassununga apresenta um desenvolvimento econômico, principalmente industrial, inferior aos registrados por municípios próximos, municípios também paulistas e também inferior a munícios mais novos?

Pirassununga possui um PIB e uma arrecadação mais altos que o de suas circunvizinhas, bem como índices melhores de renda per capita e IDH.

Pirassununga tem história?[editar código-fonte]

Pirassununga tem muita história, veja só:

"Ninguém sabe exatamente quando foi fundada, e sim a primeira missa realizada no Bairro do Senhor Bom Jesus dos Aflitos de Pirassununga foi em 6 de agosto de 1823, daí vem o aniversário da cidade. Foi emancipada em 31 de março de 1879 Seu padroeiro é o Senhor Bom Jesus dos Aflitos Feriados municipais: 6 de agosto, fundação 8 de dezembro, piracema".

Será isto a história de um povo?Chicosombracao (discussão) PiraMarginal

Relógio da Matriz[editar código-fonte]

Caros cidadãos de Pirassununga. Encontrei no acervo do jornal O Estado de S. Paulo, 10/06/1914 (p.6) , notícia sobre o término da torre da nova Matriz e colocação do relógio e sinos. Não sei ao certo mas acredito que não havia relógio antes disso. Acredito que o relógio será no ano que vem, então, centenário. Talvez os sinos sejam mais velhos. Parabéns. Gostaria de saber se alguém tem informação sobre o fabricante desse relógio. Grato. Marcelo.falcao (discussão) 21h15min de 14 de setembro de 2013 (UTC)[responder]