Discussão:Pirataria moderna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

"Pirataria moderna" é um nome ruim. A pirataria tradicional ainda ocorre em tempos modernos no Golfo de Áden e Oceano Índico, e a meu ver, o tema central do artigo não é a modernidade de tal pirataria (de fato, ela acontecia mesmo em tempos mais antigos!). E ainda, "pirataria" é um termo carregado, podendo ser inadequado à política de neutralidade da Wikipédia.

Sugiro que este artigo seja renomeado para "Violação de direito autoral" ou "Pirataria (direito autoral)". Como referência, o artigo em inglês é chamado "Copyright infringement", em espanhol "Infracción de copyright" e em francês "Violation du droit d'auteur".

Além disto, é providente evitar a confusão entre a violação de direito autoral e a falsificação de produtos físicos; em alguns casos ambos acontecem conjuntamente (ex: falsificação de CDs) mas no geral são fenômenos distintos (ex: download de música e falsificação de brinquedos), cada um merecendo o seu próprio artigo.

E aliás,"biopirataria" também não tem absolutamente nada a ver com o assunto do artigo! --187.40.234.13 (discussão) 20h58min de 9 de julho de 2012 (UTC)

Concordo, acho Pirataria (direito autoral) um bom título, até porque pirataria moderna parece se referir mesmo aos tais ataques ocorridos no Oceano Índico. RafaAzevedo disc 21h10min de 9 de julho de 2012 (UTC)
Desculpem mas este título é ridículo... Deveria ser algo do género “Violação de direitos de autor”.--Edviges (discussão) 10h25min de 14 de abril de 2016 (UTC)