Discussão:Plano Piloto de Brasília

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Plano Piloto é uma área residencial de mais de dez quilômetros de comprimento; não parece muito acurado chamá-lo de atração turística. Acho que deve-se remover essa categoria deste artigo. Luis Dantas 03:24, 18 Abril 2007 (UTC)

Desconsiderando as obras situadas no Plano e tratando-o por si só, ele poderia ser uma atração turística pelas suas características urbanísticas, viárias, etc. Um projeto famoso que atrai a atenção de muitas pessoas. Nesse contexto daria para tratá-lo como atração turística, mas não sei se os turistas visitam Brasília com esse intuito. Mateus Hidalgo diga! 03:33, 18 Abril 2007 (UTC)
Há arquitetos e urbanistas que visitam a área com fins turísticos/interesse pessoal, é um grupo restrito, mas existente. Flávio Costa (discussão) 02h50min de 10 de Maio de 2008 (UTC)
Chamá-lo de atração turística não é, definitivamente, acurado. Mas não é apenas área residencial e nele há diversas atrações, vá lá, "turísticas".
Nevinho msg 01h52min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Região Central e Asas[editar código-fonte]

Realizei algumas contribuições, mas refletindo mais, penso que a rigor somente a Praça dos Três Poderes, o Congresso Nacional, a Rodoviária, a Torre de TV, a Sala Funarte, o Clube do Choro, o Centro de Convenções, a Praça do Buriti, o Museu do Índio e o Memorial JK poderiam ser considerados como parte central. O resto é Asa Norte ou Asa Sul.

Ops! agora sim, Nevinho msg 18h06min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Plano piloto[editar código-fonte]

Olá, Nevinho, Eu entendo como plano piloto um projeto urbanístico para uma determinada região (o termo pode ser usado para outras áreas também, no sentido de protótipo, linha mestra, etc.).

Não sou de Brasília, mas acho estranho as pessoas se referirem à área projetada como Plano Piloto. Na Barra da Tijuca não acontece isso. Ninguém chama a Barra de plano piloto apesar de o mesmo Lúcio Costa ter feito o plano piloto da Barra da Tijuca. E fazer redirect de plano piloto diretamente para Brasília não acho certo. Porque plano piloto é uma coisa, plano piloto de Brasília é outra coisa.

Quando me chamaram para o artigo, logo que li o tema, imaginei que o artigo trataria do plano piloto em si e não da região que as pessoas (erroneamente ao meu ver) chamam de Plano Piloto.

Também acho estranho colocar no artigo que há muita confusão, etc. Eu retiraria esta parte. O que vocês acham? FláviaC Discussão 23h23min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

  • Esqueci: quanto à atração turística, Brasília atrai pessoas do Brasil e do mundo para conhecer a arquitetura do Niemeyer e a cidade projetada de Lucio Costa. FláviaC Discussão 23h27min de 11 de Julho de 2008 (UTC)

Olá. Sabendo agora que Lúcio Costa concebeu até para Barra da Tijuca um plano piloto, concordo que o Plano piloto de Brasília é mais um dos planos pilotos possíveis. O problema é que desde que Brasília foi inaugurada, dá-se o nome de Plano Piloto ao conjunto Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte e Sul e Região Central, Esplanada, etc. Desde 1960, Brasília é formada pelo "Plano Piloto" e cidades satélites. Mas concordo que o redirect não é apropriado. Como reverter isso?

Nevinho msg 02h18min de 13 de Julho de 2008 (UTC)

Olá. Desculpe-me, mas me chamaram para opinar aqui mas não entendi qual é a dúvida ou discussão Hein?. Mateus Hidalgo sim? 14h07min de 13 de Julho de 2008 (UTC)
  • Olá, Nevinho. Entendo, a área de abrangência do Plano Piloto do Lúcio Costa é chamada popularmente de Plano Piloto. Acho que o artigo deveria informar exatamente isso, que popularmente é chamada assim e tratar do plano piloto em si, suas características, concepção, etc. Eu não sei desfazer redirect, mas acho que seria o correto. FláviaC Discussão 21h42min de 14 de Julho de 2008 (UTC)

Vejam o artigo agora[editar código-fonte]

Reescrevi quase tudo, o texto estava mesmo bem inconsistente. Favor reler para futuras discussões. Flávio Costa (discussão) 20h42min de 23 de Julho de 2008 (UTC)

Bem melhor! FláviaC Discussão 22h16min de 23 de Julho de 2008 (UTC)