Discussão:Porfiria

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Classificação[editar código-fonte]

Em relação à classificação, empaquei na tradução. A apresentada na Wikipedia inglesa é diferente das minhas fontes, que aliás são diferentes uma das outras. Procurei encontrar bons artigos de revisão, mas até agora não encontrei nenhum bom. Alguma sugestão ? --Stéfano msg 01:27, 15 Julho 2006 (UTC)

O processo de tradução e adaptação já terminou, mas seria interessante a participação de mais autores. --Stéfano msg 04:12, 4 Agosto 2006 (UTC)

Classificação de porfirias e artigos de revisão[editar código-fonte]

Oi. Andei a pesquisar e encontrei vários artigos sobre porfirias, em revistas de ciências médicas, com imensa informação. Mas são em Inglês. Nesses artigos é referido que existem diferentes classificações para a porfiria: Porfirias agudas e porfirias crónicas (e não cutâneas, como vem referido neste artigo), Porfirias hepáticas e porfirias heritrócitas, são as duas classificações mais comuns. Comparando o que li neste artigo e o que li nos artigos de ciências médicas penso que seria bom reorganizar o artigo, colocando primeiro a secção Patogênese e classificação, e só depois a secção Sinais e sintomas, seguido do Diagnóstico. E existe informação suficiente para colocar uma secção sobre Tratamento. Neste artigo parece não existir referência ao facto de as porfirias poderem ter origem não genética, e serem desencadeadas por agentes externos como o álcool e o chumbo, ou ainda lesões hepáticas, etc. Gostaria de poder contribuir nestes pontos. Desde já obrigada, --Culturageral (discussão) 17h33min de 2 de Janeiro de 2009 (UTC)