Discussão:Portugaliza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Bandeira Monárquica?[editar código-fonte]

Essa bandeira é monárquica. Porque? --Ibérico 22h10min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Não Exatamente... A bandeira proposta para a Portugaliza, amplamente divulgada e aceita, possui as cores da bandeira da Junta da Galiza, não portando tais cores por motivos necessariamente monárquicos.o comentário precedente não foi assinado por 189.106.188.7 (discussão • contrib.)

Eliminação[editar código-fonte]

Propus a eliminação desta página tendo em conta que não tem caráter enciclopédico, sendo duvidoso o seu conteúdo. É ilustrada com um mapa imaginário que atenta contra o carácter científico de uma enciclopédia. MiguelS (discussão) 07h07min de 29 de maio de 2009 (UTC)

Porém, para casos assim, usa-se votação. Removi o iwiki para a gl.wiki, por tratar-se de outro artigo (sobre a revista). Adailton msg 11h18min de 29 de maio de 2009 (UTC)

O artigo possui embasamento sociológico e cultural e trata de um conceito étnico-identitário amplamente difundido. A natureza do mapa é apolítica, de caráter analítico, e isto não constitui qualquer infração à política da Wikipédia.o comentário precedente não foi assinado por 189.106.20.126 (discussão • contrib.) 10h55min de 31 de Maio de 2009 (UTC)

A natureza do mapa sera apolítica, de caráter analítico, e isto non ten sido publicado em fonte reputada, isto pode constituir infração à política da Wikipédia. Eu concordo com Usuário:Miguels. Elvire (discussão) 11h45min de 31 de maio de 2009 (UTC)
  • Uma vez que esse mapa não possui fontes fiáveis que digam que ele representa seja o que for, retirei-o, juntamente com a ligação externa para um site cheio de informação falsa. - Darwin Alô? 10h56min de 2 de junho de 2009 (UTC)

Atenção![editar código-fonte]

Boa parte do artigo "Portugaliza" é de minha autoria.

Por favor, peço-lhes que se remetam a mim sobre quaisquer possíveis dúvidas ou questionamentos relativamente à sua natureza.

Grato!

Popotão

Olha, Popotão, não sabes que na WP não se pode usar investigação inédita, pá? Se és o Autor dos dados deste artigo não há razão para não se suprimir este disparate que não tem qq valor enciclopédico, tázaver? 193.254.217.250 (discussão) 14h33min de 17 de agosto de 2009 (UTC)


De fato, não sou o autor do artigo, mas, enquanto co-autor, procuro zelar por sua qualidade e assertividade. Até para evitar ocasiões como aquela em que o açoriano propôs sua eliminação...
Se houver quaisquer dúvidas quanto às informações aqui contidas, posso citar fontes e referências - apenas no que tange ao que eu mesmo editei, obviamente. Ponho-me a vossa disposição para tal.

Popotão 23h56min de 17 de agosto de 2009 (UTC)

Aos Administradores[editar código-fonte]

Insatisfeito com o desfecho de sua proposta de eliminação anterior, cujo resultado democrático foi MANTER, uma vez mais o usuário MiguelS conspira para eliminar este artigo da Wikipédia.

Agora, com sua proposta de eliminação rápida do artigo, espero poder sensibilizar os administradores à questão, uma vez que o resultado da votação anterior não foi mero acaso:


A ideia de Portugaliza não trata hermeticamente de um Estado soberano; refere-se, antes de mais, ao conceito socialmente reconhecido e amplamente difundido de uma macrorregião sóciocultural ligada, inclusive, por fortes laços econômicos, existente na faixa mais ocidental da Península Ibérica, nomeadamente nos territórios de Portugal e da Galiza.


Talvez o artigo necessite de certas alterações ou de edições pontuais, mas uma eliminação sumária seria, para além de perigosamente antidemocrática, covardemente injusta.

Conto com vossa compreensão e com vosso espírito de colaboração por uma Wikipédia melhor!


Muito Grato desde já,

Popotão (discussão) 17h49min de 27 de abril de 2010 (UTC)


Symbol support vote.svg Concordo Esta atitude incompreensível do usuário MiguelS não acontece apenas neste artigo, mas em muitos artigos, nos quais apaga qualquer menção à "Galiza" ou "galego". Hoje acompanhei as suas ultimas ediçoes e reverti algumas destas "mudanças". --Maañón o q?Sun01.svg 21h40min de 27 de abril de 2010 (UTC)


Não existe nenhuma entidade histórica, política, social que seja aceite pela população ou pelas entidades políticas conhecida ou reconhecida por esse nome: Portugaliza. Isto é um fato, algo para além disto é subverter o papel de uma enciclopédia que, apesar de livre, como bem refere, não pode dar lugar à anarquia. MiguelS (discussão) 23h32min de 27 de abril de 2010 (UTC)
Lamento o fato de ter proposto essa votação, foi um erro, deveria ter tomado outro tipo de iniciativa. Ao contrário de Popotao ou de Maañón, não creio que a votação tenha tido a importância que lhe querem atribuir. Para além de que já passaram mais de 6 meses. Hoje, fundamentei a retirada deste mesmo artigo. Lamento a linguagem empregada por algum editor que parece querer defender a todo o custo, determinadas teses que vão contra os princípios da imparcialidade da Wikipédia. Por isso aturadamente visito os artigos que digam respeito à minha língua mãe e obviamente com o conhecimento que tenho da mesma, com mais facilidade poderei estar de sobreaviso para os danos que alguns pretendem perpetrar. A versão francesa da Wikipédia em devido tempo retirou a tentativa de inclusão de um artigo semelhante e fundamentadamente conforme se poderá ver no seu histórico. Cumprimentos MiguelS (discussão) 22h51min de 27 de abril de 2010 (UTC)


Já disse o Sr. Miguel que "a versão francesa da Wikipédia (...) retirou" uma versão do artigo Portugaliza. Eu me pergunto se tal fato não ocorreu por influência do próprio usuário, fluente na língua francesa e atuante na Wikipédia francófona.
Uma breve análise do histórico de reversões deste usuário é suficiente para comprovar sua preocupante - e, até então, inexplicável - obsessão em apagar sumariamente da Wikipédia lusófona qualquer traço de vinculações entre Portugal e a Galiza.
É como se quisesse apagar a história ou mesmo desfazer a realidade!
Pergunto-me ainda que causa, motivo ou razão estaria na raiz deste insólito e destrutivo comportamento.
Popotão (discussão) 10h06min de 29 de abril de 2010 (UTC)


Citação: Miguels escreveu: «Não existe nenhuma entidade histórica, política, social que seja aceite pela população ou pelas entidades políticas conhecida ou reconhecida por esse nome: Portugaliza. Isto é um fato» - O artigo tem fontes que confirmam a existência e utilização do termo, logo isso não é verdade. Quanto a ter sido eliminado da wiki-fr, cada projecto tem as suas políticas (e, pela minha experiência, a wiki-fr não é, de modo algum, um exemplo a seguir no campo do combate à pesquisa inédita).--- Darwin Alô? 15h53min de 29 de abril de 2010 (UTC)

De fato, na wiki-fr o apagamento foi liderado por uma editora que também nega as ligações culturais galego-portuguesas similarmente ao que aqui faz este usuário.--Maañón o q?Sun01.svg 19h51min de 29 de abril de 2010 (UTC)
Curiosamente, essa mesma editora defendeu a pesquisa inédita num outro artigo da wiki-fr... Enfim.--- Darwin Alô? 20h18min de 29 de abril de 2010 (UTC)


As fontes não são credíveis, para além de que as fontes têm como origem a mesma fonte, ou seja, as páginas a que se referem têm todas relações entre elas, porque simplesmente são associadas. É óbvio que desse modo é discutível a sua parcialidade. Quanto ao termo, é inexistente em Portugal, a sociedade portuguesa o desconhece. Apesar dessas fontes parecerem estar escritas em Língua Portuguesa, na verdade estão, conforme essas mesmas fontes afirmam, em Galego reintegrado, algo que pura e simplesmente na Língua Portuguesa não existe, nem em nenhum manual de Língua Portuguesa ou Gramática Portuguesa, quer editada no Brasil quer em Portugal. Acredito na imparcialidade da Wikipédia Francesa e, não nos esqueçamos que se trata da mesma Wikipédia! Não fui eu que editei ou solicitei a exclusão do artigo em Francês conforme gostaria Popotao. Aqui ninguém quer apagar a História ou a realidade! O que não se pode aceitar é a deturpação da realidade. Portugaliza não existe, mas os senhores é que decidem! Não é por o artigo estar na Wikipédia que passa a existir. Tenho algumas dificuldades em fazer uma leitura do que alguns editores pretendem afimar sobre as minhas edições, tenho-as porque simplesmente apenas quero participar na Wikipédia enquanto espaço de respeito e imparcialidade. MiguelS (discussão) 21h33min de 29 de abril de 2010 (UTC)

Citação: Miguels escreveu: «Quanto ao termo, é inexistente em Portugal, a sociedade portuguesa o desconhece. Apesar dessas fontes parecerem estar escritas em Língua Portuguesa, na verdade estão, conforme essas mesmas fontes afirmam, em Galego reintegrado, algo que pura e simplesmente na Língua Portuguesa não existe, nem em nenhum manual de Língua Portuguesa ou Gramática Portuguesa, quer editada no Brasil quer em Portugal.» - O termo existe e tem relevância. Se é usado mais em Portugal ou mais na Galiza pouco importa, pois esta enciclopédia não trata só de assuntos portugueses. Quanto à enciclopédia francesa, desde que eu vi vários dos mais influentes administradores de lá (e até um steward) defendendo pesquisa inédita sobre Portugal assumidamente inventada por eles, que deixei de acreditar na imparcialidade dessa Wikipédia. Ao menos aqui tentamos seguir as regras, lá é o faroeste e a lei do mais forte.--- Darwin Alô? 10h55min de 30 de abril de 2010 (UTC)

Eliminação Portugaliza.[editar código-fonte]

Na minha opinião este artigo também deve ser eliminado.

Isto não faz o minimo sentido, e como eu o encontrei aqui há uns meses atras era um autentico atentado a Portugal.

A galiza tem ligações históricas com portugal, mas se quiserem que se juntema nós, o nome Portugal, Portu de condado portucalense e gal de galiza já é uma aluisão á galiza, e o D. afonso henriques não escolheu este nome por acasdo, já foi com a ideia de meter cá dentro os poretugueses.

Pois bem , eles recusaram, tiveram o que mereceram, foram castelhanizados, se quiserem ser portugueses e fazer parte de portugal penso que isso se podia arranjar, mas mantendo sempre o nome do nosso pais como portugal, nada de portugalizas.

Eu como não sei propor para eliminação, caso contrário também o teria feito.

Afonsohenriques (discussão) 21h06min de 25 de Julho de 2010 (UTC)

Sendo bastante categórico, o nome Portugal era originalmente atribuído ao Condado Portucalense.
Seguindo sua linha de raciocínio, apenas a porção Norte do território da atual República Portuguesa - acrescida, talvez, do Centro - poderia ser chamada de Portugal. Respeito sua opinião, mas trata-se de uma visão pessoal.
Sugiro que (re)leias este artigo com atenção, bem como o artigo Condado Portucalense.
Cordiais abraços
Popotão (discussão) 05h29min de 7 de fevereiro de 2011 (UTC)

Versão Revisada[editar código-fonte]

Custou-me algumas horas, bastante energia e uma noite de sono, mas presenteei a Wikipédia com uma nova versão, revisada e melhorada, do artigo Portugaliza.

O artigo era criticado há tempos por questões relativas ao princípio da imparcialidade. Largado à própria sorte, sofria frequentemente edições levianas, irresponsáveis e por vezes maldosas. Desta vez procurei resolver ambos os problemas, corrigindo o que havia de flagrantemente errado. Fi-lo, no entanto, com o cuidado de não eliminar informação valiosa de caráter enciclopédico, colocada lá por gente séria e comprometida com o projeto wiki, pois, ao contrário de alguns, não estou aqui para atrapalhar o trabalho nem desacreditar o conhecimento de ninguém.

Tomei ainda a liberdade de enriquecer o artigo com maiores informações, fruto de pesquisas recentes, e fiz também um esforço no sentido de tornar o artigo o mais enciclopédico e imparcial possível.

Sou humano e tenho minhas limitações, mas o que faço, faço-o de boa vontade. Despeço-me lembrando aos amigos wikipedistas que deveríamos ter uma atitude construtiva para com a Wikipédia em português, em lugar de sair enciclopédia afora apagando tudo aquilo que não nos agrada de imediato.

Abraços e boas edições a todos!

Popotão (discussão) 06h29min de 3 de fevereiro de 2011 (UTC)

Prezado Popotão: ninguém duvida do seu bom trabalho!. Abs.--Maañón o q?Sun01.svg 20h36min de 3 de fevereiro de 2011 (UTC)
Obrigado! --Popotão (discussão) 05h32min de 7 de fevereiro de 2011 (UTC)
Acho que o artigo continua a ter laivos de parcialidade que devem ser corrigidos, mas discordo que deva ser eliminado, como propõe insistentemente o Miguels. Aliás, em tempos, já coloquei um post na página de discussão dele, discordando frontalmente da sua atitude. Estou disponível para colaborar num trabalho de melhoria deste artigo. Um abraço, -- Manuel de Sousa msg 17h23min de 22 de março de 2011 (UTC)

Versão Revisada 2[editar código-fonte]

Ai, isto já não é sério! XD

Eu até compreendo - embora discordando - o ponto de vista do usuário Miguels, mas daí a ver minha trabalhosa revisão desmantelada e revertida sem melhorias e mesmo sem uma justificativa coerente qualquer já é demais para mim.

Parece perseguição...

Popotão (discussão) 07h36min de 23 de março de 2011 (UTC)

Pelo que percebi, essa "melhoria" foi um regresso ao passado, e aquilo estava novamente transformado em ideológica política com mapas e até bandeiras e brasões. O artigo foi mantido somente pelo conceito intelectual e literário, tudo o resto é promoção política de uma qualquer fringe theory sobre a integração da Galiza em Portugal que é tudo menos bem vinda aqui na wikipédia.--- Darwin Ahoy! 11h48min de 23 de março de 2011 (UTC)
Se era esse o problema, bastava eliminar o mapa, as "bandeiras" e os "brasões". Nem mesmo fui eu a pô-los aqui.
Popotão (discussão) 13h03min de 30 de março de 2011 (UTC)
Popotão, o artigo continua tão mínimo como quando foi levado a PE. Nem mesmo as fontes que foram apresentadas nessa PE e permitiram a manutenção do artigo foram ainda colocadas ali. As "reformas" que foram feitas ali após essa PE (tirando a última que fiz) voltaram a transformar aquilo em propaganda nacionalista, o que é inconcebível que exista aqui. Eu começo a estar arrependido de ter dado o benefício da dúvida a este verbete na PE, pois não só está numa área cinzenta, como com o tempo esse cinzento parece ter escurecido ainda mais.--- Darwin Ahoy! 14h45min de 30 de março de 2011 (UTC)

Referências[editar código-fonte]

Olá a todos! vim pra aqui pra procurar referências sobre Portugaliza para adicionar no artigo da Portugaliza na wikipédia em espanhol, alguém me pode ajudar? muito obrigado Gabu Sennaciulo (discussão) 13h24min de 23 de maio de 2013 (UTC)

Só temos o que está no artigo, que não é muito. Nota que este artigo por aqui já foi alvo de muita discussão e proposta de eliminação devido exatamente à falta de referências fiáveis sobre o assunto. EuTugamsg 14h04min de 23 de maio de 2013 (UTC)