Discussão:Primatologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Textos em vermelho X ligações externas[editar código-fonte]

Olá

Penso que um link para uma página da wikipédia em outro idioma é melhor que em vermelho, facilita a pesquisa e estimula a tradução (como diz o ditado) "É meio caminho andado"

Outra opção é colocar como Ligações externas?

Nas minhas edições deixo em vermelho o que não há disponível em nenhum idioma, no caso que somos pt a preferência são as línguas latinas. Ex: Karen Strier.

Imagino que um dos próximos aperfeiçoamentos da wikipédia pode ser um sistema de auto-tradução tipo google - coisa cada vez mais fácil é só ver os primeiros programas de tradução.

Que pensas?

--Costa P.P.P.R. (discussão) 11h28min de 25 de julho de 2011 (UTC)[responder]

Olá Costa, penso que estavas a dirigir-te a mim... No entanto, eu acho que esta discussão - que é bem interessante! - vai muito além dos macacos...:-)
Eu nunca tive medo de links vermelhos que, para mim, estimulam mais a tradução do que um link azul, que está a esconder uma falta na pt:WP. Neste caso específico, só se eu tivesse um grande interesse em "macaqueiros" é que ía traduzir esses senhores - isso, no caso de eu seguir o link e encontrar-me noutra WP; aí teria de voltar para trás e verificar se o senhor não existia já...
Agora, parece-me bastante útil ter os links para outras WP na página de discussão, como fizeste aqui - como ligações externas, parece-me errado; aliás, em princípio, um artigo tem os interwikis, que qualquer pessoa pode acessar para verificar se os links vermelhos na pt estão em azul noutra língua que tu domines.
No que diz respeito aos tradutores automáticos, eu sou absolutamente contra!!!! É preciso conhecer muito das 2 línguas - e do assunto em questão! - para se usar essas ferramentas normalmente muito deficientes. E ainda há outro problema: como os editores da WP não são especialistas (ou pior, são especialistas com ideias muito enviesadas...), acontece que muitas vezes traduzir diretamente de outra WP, sem ter sentido crítico, é pior do que deixar o link vermelho!
Como escrevi acima, penso que este assunto merecia uma discussão mais alargada, mas o problema (meu) é que estou de "relações cortadas" com a Esplanada; no entanto, estou aberto para o discutir nas nossas páginas de discussão (não nos respetivos arquivos...) Abraços. --Rui Silva (discussão) 13h15min de 25 de julho de 2011 (UTC)[responder]

Alguém pode fazer links dos nomes populares para os nomes científicos das espécies referidas: Macaco de cara azul = Mandril ? ou um cercopiteco de cara azul?

Os gálagos ??? "jagras", onde se registram quatro espécies: jagra gigante, jagra do Senegal (Galago senegalensis), jagra de Grant (Galago senegalensis granti) e ainda a que é conhecida por "macaco noturno" (Galago moholi).

--Costa P.P.P.R. (discussão) 10h30min de 1 de agosto de 2011 (UTC)[responder]

Não considero que precise de caixa de informação (infocaixa). pois o artigo já se remete à página primata onde se situa a melhor definição a classificação taxonômica. a página primatologia deve, ao meu ver concentrar-se na descrição do objeto e método da disciplina além das relações inter e trans disciplinares. --CostaPPPR (discussão) 20h47min de 6 de fevereiro de 2015 (UTC)[responder]