Discussão:Proparoxítona

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A regra de acentuação da proparoxítona é muito simples, pois todas elas são acentuadas, Exemplo:

  Xícara- proparoxítona

Para saber a regra de acentuação da proparoxítona você tem que aprender as regras das casas:

Quando a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba ela é uma proparoxítona: Regra: todas as proparoxítonas são acentuadas. comentário não assinado de Gaby s2 (discussão • contrib) 18h49min de 21 de abril de 2008 (UTC)

perecível e proparoxitona comentário não assinado de 201.53.20.210 (discussão • contrib) 01h12min de 31 de maio de 2010 (UTC)

Proparoxítonas[editar código-fonte]

São proparoxítonas as palavras em que antepenúltima sílaba é tônica.

No texto apresentado sobre o tópico, aqui na Wikipédia, o autor cita a palavra "superávit" como sendo proparoxítona.

Vejamos:

Separa-se "superávit" da seguinte forma: su-pe-rá-vit. Nesse sentido, a palavra é uma paroxítona terminada em "t" (sim, pois não há sílaba sem vogal na língua portuguesa, portanto não teria como o "t" de "superávit" ser uma sílaba por si só).

Ainda, segundo a regra das paroxítonas (sim, "superávit" é uma paroxítona), são acentuadas todas as paroxítonas, exceto as terminadas em "a, e, o, em, ens" (cantem, falem, somem etc.). Ou ainda, de forma mais complexa, são acentuadas as paroxítonas terminadas em "I(s), U(s), R, N, L, X, PS, OM, ON(S), UM, UNS, Ã(s), ÃO(s) e ditongo oral são acentuadas".

O VOLP sequer registra o vocábulo. Continua sendo uma palavra que veio do latim e que usamos em determinados contextos. Acredito que o uso correto seria superavit, sem acento e em itálico ou entre aspas, sempre que for utilizada em um texto.

No português, não existem palavras terminadas em "t". Então ainda não tem regra que possa colocar um acento em superavit, da mesma forma que performance não recebe acento, pois é empréstimo de outra língua que ainda não sofreu aportuguesamento, mesmo constando no VOLP na forma original vinda do inglês.[1] [2] [3] comentário não assinado de Eamfbr (discussão • contrib) 08h44min de 18 de agosto de 2020‎ (UTC)[responder]

--Eamfbr (discussão) 13h55min de 18 de agosto de 2020 (UTC)[responder]