Discussão:Qigong

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tamanho excessivo da prédefinição Artes Marciais[editar código-fonte]

Não entendo a razão de saturar a página dos artigos com prédefinições tão grandes quando basta ao usuário seguir as categorias onde o artigo está inserido para conseguir acesso aos mesmos conteúdos.

Confira a partir do portal comunitário as outras prédefinições existentes e vai verificar que a maioria delas não é tão grande quanto esta.

Considero o resultado nesta página como um exemplo de poluição visual. Pior quando força a redução das imagens disponíveis no artigo.


As práticas de Chi Kung são exercícios praticados dentro do contexto de diversa artes marciais chinesas, mas também são praticados fora deste contexto.

A inserção da predefinição neste artigo equivale à sua inserção em um artigo sobre "levantamento de peso" ou "pular corda", práticas que podem ser associadas ao boxe.

Imagino se decidirem também inserir uma prédefinição de Medicinas Tradicionais neste artigo...

Acabaremos tendo páginas com mais predefinições que conteúdos...

--TarcísioTS 17:31, 21 Setembro 2006 (UTC)

Chi Kung x Reiki[editar código-fonte]

Caro autor, No artigo consta a afirmação "de modo semelhante à prática de origem japonesa conhecida como Reiki", o que não corresponde à realidade. O Chi Kung trabalha com a energia polarizada, e a terapia é realizada com a transmissão do Chi entre o Terapeuta e o Paciente, enquanto que no Reiki o Reikiano é apenas um canal que recebe e transmite ao paciente a energia Rei não polarizada. Portanto, entendo como inadequada essa comparação entre o Chi Kung e o Reiki. Esperando ter contribuido para o conteúdo do artigo,

Sergio Villasboas 11h09min de 25 de Agosto de 2007 (UTC)

Retirei a comparação do artigo porque precisaria de um tópico inteiro para discutir afinidades e diferenças. Basta pesquisar as duas palavras juntas no google para ter estas referências. Por exemplo, consultar: Mikao Usui e os sistemas energéticos usados no Reiki e Qigong

--TarcísioTS 14h03min de 29 de Agosto de 2007 (UTC)


Ainda não entendi por que o qigong está classificado como arte marcial. É bom lembrar, pois está escrito no mesmo artigo, um pouco para baixo, que "marcial" é apenas uma das cinco linhas de qigong! Como um qigong religioso ou confucionista pode estar na categoria marcial?

Chi Kung x Artes Marciais[editar código-fonte]

Mais uma vez com o intuito de colaborar com o artigo, acho que deveria ser retirado do mesmo o quadro de "Artes Marciais", assim como a categoria "Artes marciais chinesas". O Chi Kung não é uma Arte Marcial ! Conforme descrito no próprio artigo, o Chi Kung é um sistema de exercícios para desenvolver a capacidade de captação, circulação, transformação e emissão do "Chi", permitindo ao praticante utilizar essa capacidade para diversos fins. Sua utilização nas Artes Marciais é apenas um deles. Portanto, entendo como inoportuna a ênfase dada na relação do Chi Kung com as Artes Marciais, o que pode confundir o leitor. Sergio Villasboas 11h27min de 29 de Agosto de 2007 (UTC)

Concordo... --TarcísioTS 14h04min de 29 de Agosto de 2007 (UTC)

Reitero ... Sergio Villasboas 11h27min de 27 de dezembro de 2007 (UTC)[responder]

Concordo também! E repito o que escrevi em cima (sem querer): é bom lembrar, pois está escrito no mesmo artigo, um pouco para baixo, que "marcial" é apenas uma das cinco linhas de qigong! Como um qigong religioso ou confucionista pode estar na categoria marcial?

--143.106.1.146 (discussão) 16h10min de 8 de Maio de 2008 (UTC)


--143.106.1.146 (discussão) 13h09min de 14 de Maio de 2008 (UTC)== Retirada de tópico sem justificativa ==

Desfiz a edição de Porantim, que removeu sem justificativa acréscimos importantes e fundamentados sobre a história do qigong, bem como links externos.

--143.106.1.146 (discussão) 16h14min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Caro editor anônimo. Por favor, providencie fontes para tais afirmações. A Wikipédia se rege pelo princípio da verificabilidade, ou seja, qualquer leitor deve ser capaz de verificar as informações inseridas. A responsabilidade de inserir essas fontes é do editor que inseriu a informação.
O critério para retirar as afirmações foi meramente técnico e não vi motivo para justificar a edição.
Saudações.
Porantim msg 18h34min de 12 de Maio de 2008 (UTC)

Caro Porantim, aqui vai o restante das fontes dos primeiros parágrafos. Não me acuse de não incluir fontes, pois você mesmo retirou os links externos que eu havia colocado anteriormente; estes estão novamente no final da página. Eis as fontes adicionais: a verificabilidade agora é completa e possível, e não há mais argumento para a retirada de tópicos. Sinceramente, é muito mais verificável do que grande parte das outras informações presentes no artigo.


“Durante os primeiros anos da década de 1970 foram realizadas pesquisas pioneiras sobre o Qigong, que comprovaram seus efeitos no corpo humano e a existência do "Qi" através de métodos científicos ocidentais. Destas se destaca a de Gu Hansen e Lin Houshen, do Instituto de Qigong e Medicina Chinesa de Shanghai, que comprovaram que o Qi pode ser medido por sensores infravermelhos, cujos resultados foram aceitos e debatidos com entusiasmo pela maioria da comunidade científica internacional. Também inovadoras foram as pesquisas do mestre Yan Xin.” –- conferir os artigos republicados pelos próprios cientistas: Xin, Yan; Gu, Hansen; Lin Housheng, “Structure and property changes in certain materials influenced by the external qi of qigong”, Heidelberg: Springer Berlin, V. II, n.6, 1999.

“No Brasil, considera-se que a técnica foi introduzida de forma sistemática pelo mestre Cao Yin Ming em 1988, que fundiu os conhecimentos tradicionais que recebeu de seus mestres com a instrução científica aprendida durante seu estudo no Instituto de Qigong e Medicina Chinesa de Shanghai, o que culminou com a fundação do Instituto de Acupuntura e Qi Gong China-Brasil, atualmente denominado Instituto de Acupuntura e Cultura Chinesa (veja as referências na seção "Ligações externas").” --conferir Revista Planeta, Agosto de 1989; e Jornal Soho (Empresa Jornalística Diário Nippak), Ano VII, n. 65, 1989,pp. 6-7. conferir, também, links externos no final da página (posso escanear), e a home page do instituto: www.culturach.com.br

“Além do mestre Cao, o Qigong brasileiro dessa época recebeu importantes contribuições do trabalho dos mestres Liu Chih Min (Liu Zhi Ming) e Liu Pai Lin (Liu Bai Ling), respectivamente Pai e filho, responsáveis pelo Instituto Pai Lin de Ciência e Cultura Oriental; bem como pelo mestre e alto sacerdote Wu Jyh Cherng (Wu Zhi Cheng), fundador da Sociedade Taoísta do Brasil, entre outros.” -- mesma coisa: conferir seção de história dos respectivos websites: www.taichipailin.com.br (Família Liu); www.taoismo.org.br (Wu Jyh Cherng). --143.106.1.146 (discussão) 13h09min de 14 de Maio de 2008 (UTC)


Mas Chi Kung (Qigong) continua não sendo Arte Marcial. Logo, continuo achando errado manter o box de "Artes Marciais" no artigo. Sergio Villasboas (discussão) 03h00min de 31 de março de 2009 (UTC)[responder]