Discussão:Rádio (telecomunicações)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Se o sinal modulado é analógico, não necessita informar que é sonoro. Esta informação, embora correta, pode induzir a erro de interpretação.Angeloleithold 21:09, 14 Abril 2006 (UTC)

Não entendi. Então não podemos ter um sinal analógico que não seja sonoro? Eléctrico por exemplo. António 23:23, 21 Maio 2007 (UTC)

Creio que, como estão, ambos os artigos abarcam o mesmo assunto. Proponho por isso a fusão com Radiodifusão. António 23:21, 21 Maio 2007 (UTC)

Favor inserir no artigo[editar código-fonte]

O seguinte texto foi retirado por mim do artigo Radio (artigo sobre o filme que no Brasil chama-se Meu nome é Rádio) porque obviamente não tratava aquele, mas deste artigo:

O inventor do Rádio foi Guglielmo Marcocini, um engenheiro electrónico, cientista e inventor italiano. Nasceu em 1874 em Bolonha e faleceu em 1937 em Roma. Guglielmo Marcocini Construiu o primeiro rádio na sua terra natal mais precisamente no sótão da casa paterna, fascinado pela ideia de utilizar ondas de rádio para enviar mensagens pelo ar. Criou então a invenção que iria mudar o mundo, tornando passível a comunicação sem fios a grandes distâncias e alternando radicalmente o universo da comunicação . Marconi como transmissor utilizou um gerador de faíscas eléctricas inventado por Heinrich Hertz. As ondas de rádio emitidas por este aparelho eram captadas por um “detector”, invenção do francês Edoard Branly. O detector transformava as ondas de rádio em corrente eléctrica. Marconi fez uma uma campainha tocar enviando sinais de rádio através de quarto onde fazia a experiência.

Quem puder verificar se é viável inserir esse texto neste artigo, por favor o faça.

Franklin Kerber (discussão) 14h04min de 22 de Julho de 2008 (UTC)