Discussão:Régis Debray

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Imparcialidade 0%[editar código-fonte]

"Ele também sobre tortura dedurou Che Guevara e por isso foi odiado."

Que safado! Co-autor da morte de Mário Kozel Filho no Brasil.

Rescrevi umas linhas do artigo, uma vez que alguém não estava sendo imparcial.[editar código-fonte]

Como pode ser criminoso quem luta contra uma ditadura!

Será por infringir a lei vigente cometendo atos que ela define como crime? Aposto que se alguém começar a explodir bombas para lutar contra alguma ditadura do proletariado seguramente será enquadrado como criminoso.

A lei brasileira da época era clara. O Código Penal de 1940 era inspirado na teoria monista e dizia que "todo aquele que, DE QUALQUER FORMA, contribui para o crime, incide nas penas a ele cominadas". Logo, à vista da lei brasileira da época, pode-se dizer que Régis Debray aliciou parte da juventude brasileira no sentido de cometer crimes graves.

Por outro lado, até hoje o Código Penal mudou pouco nessa parte (Art. 29), tudo o que acrescentaram foi: "na medida da sua culpabilidade". O problema é que isso não favorece muito Régis Debray, muito pelo contrário, pois ele poderia ser enquadrado como mentor intelectual, aliciador, ou no mínimo apologista de crimes graves.

Se hoje os EUA condenam traficantes de drogas instalados em outros países que enviam drogas químicas para seu território, então pelo mesmo princípio Régis Debray poderia ser condenado por ter enviado drogas intelectuais para o território brasileiro. A lógica é a mesma.

A ditadura brasileira iniciada em 1964 foi estimulada pelo povo e por diversos setores da sociedade que temiam o comunismo. Houve passeatas populares nesse sentido. Os terroristas comunistas, como Dilma Roussef, eram minoria entre a população.

Esta é a verdade dos fatos.

Não vou reeditar o artigo, pois não quero criar uma guerra de edições. Vou dar-lhes tempo para refutar meus argumentos aqui na página de discussão. Enquanto isso vou providenciando devagar as fontes do que eu disse.

Se quando eu voltar (dias, semanas) não houver bons argumentos em sentido contrário então reeditarei o artigo.

Dispenso xingamentos. - UrsoRX180