Discussão:Recife

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Estrela de artigo destacado Recife é um artigo destacado; o que significa que ele (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
13 de novembro de 2008 Candidato a artigo destacado Não promovido
14 de maio de 2012 Candidato a artigo bom Não promovido
21 de dezembro de 2012 Candidato a artigo destacado Não promovido
23 de junho de 2015 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado

Violência[editar código-fonte]

"Ressalte-se, porém, que Recife é menos violenta que cidades norte-americanas como Detroit, Nova Orleans e Baltimore". Qual a necessidade dessa comparação? Essas três cidades estão entre as mais violentas dos EUA e ficam bem acima da média nacional norte-americana. Recife é mais violenta do que 90% das cidades norte-americanas. Seria mais coerente comparar com outras cidades do terceiro mundo, tipo Bogotá ou Buenos Aires. Xuxo (discussão) 00h18min de 25 de maio de 2015 (UTC)

Eliminei a frase. Chronus (discussão) 00h58min de 25 de maio de 2015 (UTC)

Busquem o consenso[editar código-fonte]

Para evitar uma guerra de edições, peço por gentileza que os usuários Juniorpetjua e Nakinn possam debater de boa-fé aqui neste tópico para que haja consenso a respeito sobre qual edição fica mais organizada e ideal para ser mantido no artigo. WikiFer msg 07h15min de 3 de junho de 2015 (UTC)

Independentemente de quem esteja certo, o Juniorpetjua já possui um histórico longo de conflitos com outros usuários por causa deste artigo. Fica difícil fazer qualquer edição benéfica quando um editor assume esta postura. Fronteira diga - veja 14h24min de 3 de junho de 2015 (UTC)
@WikiFer: Como você com certeza deve ter percebido, eu já evitei a "guerra" de edições, pois já parei de editar/desfazer. Outro editor já explicou a esse senhor que aquela edição em específico é inadequada, não vou nem entrar de novo na questão. E como também não acho necessário falar sobre o peculiar histórico da contraparte em conflitos, parcialidade, recusa, POV pushing e bloqueios, inclusive envolvendo este artigo, acho que não tenho nada a acrescentar a esse "debate". Nakinndiscussão 15h37min de 3 de junho de 2015 (UTC)
@Nakinn: Realmente quando um usuário abusa do projeto para provar um ponto de vista, lamentavelmente é complicado tentar encontrar uma solução para resolver o problema. Este histórico de conflitos, recusa e parcialidade, já comprovam as edições de má-fé que este usuário possam ter. Bom, espero que o editor possa manifestar a respeito deste tópico para ver o que ele possa acrescentar em relação as suas edições neste artigo. WikiFer msg 16h06min de 3 de junho de 2015 (UTC)

"Capital do Nordeste"?!?[editar código-fonte]

"Capital do Nordeste"? Este apelido é extremamente parcial. Além do mais, Recife é terceira maior cidade do nordeste e também terceira maior cidade do nordeste por PIB. Solicito a retirada imediata desta frase, por razões apontadas acima. EdDiga aí! 03h16min de 9 de agosto de 2015 (UTC)

Concordo. Luiz F. Fritz (discussão) 15h29min de 6 de setembro de 2015 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo. Chronus (discussão) 20h51min de 6 de setembro de 2015 (UTC)
Symbol declined.svg Discordo. @Pgrayed: e @Luiz F. Fritz:, Recife continua sendo a metrópole mais rica do Nordeste, a maior concentração urbana do Nordeste, a capital do Nordeste melhor posicionada na hierarquia da gestão federal, sem falar que é de longe a cidade que concentra o maior número de Consulados Gerais na região. Também deve ser levada em conta a influência histórica. A cidade é conhecida como "A Capital do Nordeste" há muito tempo.--Juniorpetjua (discussão) 14h21min de 7 de setembro de 2015 (UTC)
@Juniorpetjua: Se o fato de uma cidade ser a mais populosa, ter maior concentração urbana, maior PIB, hierarquia de gestão federal e tudo o mais o leva a acreditar que ela deve ser chamada de capital de uma determinada macrorregião, então, pelo seu raciocínio lógico, São Paulo deveria ser chamada de capital do Brasil. Ou ainda, capital da América do Sul. Ou da América Latina. É isso mesmo ? Continuo sendo contra a manutenção desta passagem no artigo. Luiz F. Fritz (discussão) 21h29min de 8 de setembro de 2015 (UTC)
Além do mais, a região Nordeste diferencia-se de outras justamente pelo equilíbrio que possui no que rege à questão de influência de determinados municípios. Ao mesmo tempo que Recife é tudo isso que tu disseste, Salvador e Fortaleza também desfrutam da mesma influência. Se colocarmos o fator histórico em discussão, mais uma vez Recife compartilha com as demais a mesma influência histórica, ou por acaso tu esqueceste que a história do Brasil colônia se iniciou na capital baiana ? De fato, o apelido adicionado é imparcial ao extremo. Luiz F. Fritz (discussão) 21h36min de 8 de setembro de 2015 (UTC)
rsrs @Luiz F. Fritz: Não, a História do Brasil Colônia não se iniciou na capital baiana. Olinda e Recife são mais antigas que Salvador por exemplo. No caso do Recife, a alcunha se deve ao fato de a metrópole pernambucana desempenhar forte papel centralizador na região Nordeste, por abrigar as sedes da maioria dos órgãos públicos e os consulados que servem a toda a região; e é justamente nisso que entra por exemplo a sua posição na hierarquia da gestão federal.--Juniorpetjua (discussão) 03h43min de 9 de setembro de 2015 (UTC)

Prove com fontes fiáveis que a cidade tem esse apelido e nos poupe desse cansativo discurso proselitista e bairrista. Chronus (discussão) 03h48min de 9 de setembro de 2015 (UTC)

Blá blá blá e nada mais. Abrigar prédios públicos, consulados e qualquer coisa que seja não faz do Recife a capital do Nordeste. Ponto. Como o Chronus já citou, mostre embasamento em fontes. Luiz F. Fritz (discussão) 22h15min de 9 de setembro de 2015 (UTC)

Essa expressão é pouquíssima utilizada. A população recifense a desconhece, inclusive. Concordo que ela deve ser retirada... G.M (discussão) 02h42min de 12 de setembro de 2015 (UTC)

Foto na seção "Etimologia" e remoção de conteúdo válido[editar código-fonte]

O "editor" Juniorpetjua, que se acha "dono" desta página, voltou a vandalizar o artigo ao apagar conteúdo válido e referenciado para justificar a adição de uma imagem redundante da praia de Boa Viagem na seção "Etimologia", que sequer tem texto para comportar uma fotografia, o que entra em desacordo com o Livro de Estilo, ainda mais para um verbete destacado e que está na PP neste momento. Peço a opinião dos usuários Luiz F. Fritz, Nakinn, Fronteira, WikiFer, Xuxo, Marcos Elias de Oliveira Júnior, Luan, Leon saudanha e de quem mais quiser participar. Chronus (discussão) 16h22min de 4 de novembro de 2015 (UTC)

O texto seguinte foi movido de: Usuário Discussão:Chronus#Recife

Chronus, foi inserida no artigo São Paulo uma imagem logo na primeira seção, mesmo com um espaço bem menor! Dê uma olhadinha e analise com carinho! :) --Juniorpetjua (discussão) 05h43min de 4 de novembro de 2015 (UTC)

@Juniorpetjua: E daí? Isto é argumento agora? Quer provar o quê? O ponto é que você está saturando com imagens completamente desnecessárias um artigo que está na PP e que ultrapassou os 190 kB há tempos! Você quer que este verbete volte a ser aquela árvore de natal panfletária que era antes, mas isto não vai acontecer. Chronus (discussão) 05h47min de 4 de novembro de 2015 (UTC)
@Chronus: Não é isso, meu querido! Eu juro que é a única imagem que pretendo inserir! É de suma importância, pois tem a ver com o nome da cidade! Depois de tantos anos... me faça pelo menos esse agradinho! rsrs :)
@Juniorpetjua: Pare imediatamente com essas gracinhas que beiram o ridículo. E não tente criar uma intimidade que não existe. Não há nada de "suma importância" numa imagem da praia de Boa Viagem, lugar este já devidamente ilustrado no verbete. O nome da cidade é autoexplicativo e nossos leitores não são idiotas para precisarem ver a imagem de um arrecife nas praias do município para entender a associação. Por favor, não reverta a edição. Chronus (discussão) 05h53min de 4 de novembro de 2015 (UTC)
@Chronus: Reconheço que errei muito num momento de fanatismo pelo Nordeste (e, mais tarde, por Pernambuco), bem como reconheço o seu trabalho excepcional em busca de destacar o artigo, mas perceba que a minha última contribuição é legítima! O intuito não é mostrar a Praia de Boa Viagem, e sim a barreira de recifes que dá nome à cidade! A maioria dos leitores não associa o nome da capital pernambucana à formação rochosa. Muita gente nem sabe que ela existe por sinal. Enfim... analise com carinho.--Juniorpetjua (discussão) 05h59min de 4 de novembro de 2015 (UTC)
@Chronus: O que eu poderia fazer para inserir apenas a imagem em questão? Você a aceitaria se eu resumisse algum trecho do artigo para compensar o acréscimo?--Juniorpetjua (discussão) 06h10min de 4 de novembro de 2015 (UTC)
@Juniorpetjua: Já apresentei os motivos pelos quais discordo da inclusão desta imagem redundante. Não há mais nada para discutir. Sugiro que procure algo mais útil para fazer pelo projeto. Chronus (discussão) 06h12min de 4 de novembro de 2015 (UTC)
@Chronus: Mas não tem nada de redundante! É uma ilustração que visa esclarecer a origem do nome da cidade! É algo de suma importância! O nome da cidade poderia, por exemplo, ter se originado a partir de algum navegador que teve o seu navio afundado ao bater num recife a caminho da região... enfim, são inúmeras as possibilidades que "justificam" o nome de uma cidade. Pergunte a qualquer pessoa se ela tem conhecimento que a capital pernambucana possui uma barreira de arrecifes... garanto que a esmagadora maioria não sabe, e afirmo categoricamente porque eu mesmo testei alguns conhecidos! Veja que faz total sentido o que digo.--Juniorpetjua (discussão) 06h21min de 4 de novembro de 2015 (UTC)

@Chronus:, eu fiz as devidas alterações no artigo, diminuindo o número de kB e ao mesmo tempo inserindo a imagem da principal formação rochosa do município — e que ainda não aparecia na página. Para tal, eu removi pequenos erros e redundâncias na subseção "Planejamento urbano".--Juniorpetjua (discussão) 15h42min de 4 de novembro de 2015 (UTC)

@Juniorpetjua: Qual é o seu problema??? Não sabe ler?! Eu disse várias acima que esta imagem inútil, redundante e desnecessária não cabe em um verbete destacado! Ela não vai ficar na página. Se insistir, você sabe como isso vai acabar para você. Mantenha distância da minha PD.

O texto acima foi movido de: Usuário Discussão:Chronus#Recife

O livro de estilo desencoraja o uso de miniaturas quando deixam o texto espremido. É o caso de simplesmente aplicar a recomendação e alertar o usuário. Na ocorrência de WP:RECUSA e GE, abre-se um pedido de bloqueio. Esse usuário, é oportuno dizer, já abusou demais da paciência de muitos aqui. Nakinndiscussão 18h02min de 4 de novembro de 2015 (UTC)
Já abri um pedido de bloqueio contra esta conta, Nakinn. Chronus (discussão) 18h10min de 4 de novembro de 2015 (UTC)