Discussão:Recurso não renovável

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

recursos não renováveis: renovação,não renovação e esgotamento de recursos naturais finitos[editar código-fonte]

Seria interessante definir a diferença de recursos finitos, para recursos não finitos, antes de entrar na questão da renovabilidade de cada tipo de recurso.

O uso excessivo de um determinado "recurso natural renovável", além da escala de reposição natural ou de reciclagem natural, torna-o não renovável. No caso dos metais, embora seja possível reciclá-los por meios produtivos humanos, não se conhece processos de recilcagem naturais, portanto, não podem ser classificados como renováveis.

Quanto ao tamanho da população, esta variável, em si, tem pouca ou nenhuma influência no esgotamento de recursos naturais. O que realmente determina seu esgotamento, sejam estes renováveis ou não, é a escala e a velocidade com que são consumidos, pela sociedade em questão. Uma sociedade com grande população que utiliza os recursos naturais do seu território em uma velocidade menor do que a de reposição natural destes recursos, não irá esgotá-los. Uma sociedade com pequena população, mas que utiliza seus recursos em uma velocidade maior do que a taxa de reposição natural, vai esgotá-los. LukaskLukask (discussão) 07h06min de 19 de março de 2010 (UTC)

Tem toda a razão. Estive para marcar esta página para revisão, mas depois pensei que eu próprio próprio iria revê-la... A sua edição para o melhorar é benvinda! --Rui Silva (discussão) 11h35min de 19 de março de 2010 (UTC)