Discussão:Reivindicações territoriais da Antártida

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A suposta reinvicação brasileira, também chamada de "Teoria da Defrontação" originalmente proposta por Therezinha de Castro e Delgado de Carvalho, nunca foi reconhecida pelo governo, apesar de ter tido razoável aceitação entre círculos militares. O Brasil jamais fez uma reivindicação territorial: por um lado porque isso traria um desnecessário conflito com argentinos e britânicos, que reivindicam o setor proposto por Castro e Carvalho, por outro, porque a "Teoria da Defrontação" não tem o menor fundamento jurídico (chega a invocar o Tratado de Tordesilhas em seus argumentos).

Esse erro é recorrente e cria toda uma teoria de conspiração, o que não colabora com a posição brasileira no Sistema do Tratado da Antártica. Esta página (e outras páginas similares) deveriam ser reeditadas.

--201.216.229.1 (discussão) 15h02min de 19 de fevereiro de 2009 (UTC)Felipe Ferreira, diplomata. Autor de "O Sistema do Tratado da Antártica: evolução do regime e seu impacto na política externa brasileira". No prelo.[responder]