Discussão:República da Macedónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Têm tanta coisa sobre a Macedónia.


Erros!

As "igualdades" anotadas acima não existem. Sim, há muita coisa sobre a Macedônia. Fruto de uma histórica rica e bem explicada nos diversos artigos necessários para explicar esta tumultuada região.

É importante também manter o nome "Antiga República Iugoslava da Macedônia" (em inglês FYROM = Former Yugoslavic Republic of Macedonia) que é o nome pelo qual a República da Macedônia foi reconhecida nas Nações Unidas).

Tudo isso está bem explicado nos artigos, resultado da contribuição de vários wikipedistas, que recentemente alguém começou a desfazer.

Sugiro que sejam lidos todos os artigos referentes ao assunto, pelo menos na Wikipédia em Português, antes de alterar.

Pedrassani 21:54, 25 Março 2007 (UTC)

Posição oficial de Portugal[editar código-fonte]

Gostava de saber se alguém tem conhecimento sobre a posição oficial em relação ao nome da Rep. Macedónia. Estive a pesquisar mas não encontrei nada elucidativo. Tanto esta versão (pt) como a inglesa não contém informação sobre este ponto. Pedro Carvalho 21h50min de 26 de Junho de 2007 (UTC)


um pouco mais de "googling" e: Página oficial da Presidência da República Portuguesa Aqui referem-se a FYROM. É a mais correcta? Pedro Carvalho 21h54min de 26 de Junho de 2007 (UTC)

"Macedónia do Norte"[editar código-fonte]

A mudança de nome ainda precisa de uma alteração constitucional e de ser referendada. Não deveriamos esperar por isso ser oficial para o mudarmos aqui?--MiguelMadeira (discussão) 10h37min de 13 de junho de 2018 (UTC)

Symbol support vote.svg Concordo - Deveríamos esperar. Na situação atual, que ainda demanda uma alteração constitucional, o máximo que deveríamos ter é uma nota de rodapé ligada ao nome atual. Em tese, é possível que o parlamento não aprove a mudança. Pedrassani (discussão) 11h27min de 13 de junho de 2018 (UTC)

Muito precipitado incluir na introdução e na infocaixa este nome "Macedónia do Norte" como se já fosse o nome oficial do país. Está ocorrendo um grande crise política na Macedônia entre o executivo e o legislativo por causa deste acordo com a Grécia e é possível que esse nome sequer seja adotado. (fonte). Deveria é criar uma seção explicando o ocorrido. --Lord Mota 20h40min de 16 de junho de 2018 (UTC)

Inserção de material da Wikipédia Anglófona[editar código-fonte]

Recentemente, o editor Iago83 fez uma alteração em larga escala neste artigo [1], com informações provenientes da Wikipédia Anglófona. No geral, o tópico introdutório, bem como a expansão sobre a história do país em pauta e a mudança do local (e nomenclatura) do tópico "Controvérsias" foram realizadas. Entretanto, o editor já citado não observou que existe um artigo próprio sobre a História da Macedônia, e que este poderia ter sido alvo da expansão realizada nesta página. Algumas referências que estavam presentes no texto se perderam neste processo, ao mesmo passo que muitas outras foram inseridas, porém, sem a formatação adequada.

Com receio de fazer uma alteração brusca em demasia, que seria considerada como "remoção considerável de conteúdo" por um dos filtros da Wikipédia, preferi antes explanar o ocorrido ao último editor que havia revertido uma alteração feita nesta página, sendo ele o Stuckkey. Sabiamente, ele me orientou a abrir este tópico na página de discussão e, desta forma, analisar juntamente ao autor desta inserção de material (além de outros que anseiam em participar da conversação) o melhor caminho para se aproveitar ou apagar (totalmente ou parcialmente para ambas as hipóteses) o material inserido no artigo.

De minha parte, acredito que seria melhor o artigo voltar para o status-quo anterior às mudanças promovidas pelo Iago83 e, a partir de então, inserir (ou não) o essencial na página, ao mesmo tempo no qual todo o informe trazido sobre a História da Macedônia poderia ser aproveitado (e bem-vindo) no artigo próprio. Na Wikipédia devemos trabalhar em um sistema colaborativo e, desta maneira, quanto mais opiniões forem feitas acerca desta temática, melhor será para o artigo em si.

Com os mais sinceros cumprimentos: Carlírio Neto (discussão) 14h25min de 16 de novembro de 2018 (UTC)

@Stuckkey: Nobre, peço seu auxílio na questão, uma vez que apenas você mostrou interesse até o momento. O Iago83 agiu de acordo com o que julga ser correto, segundo ele te respondeu em vossa PDU [2], mas acabou deixando de lado o fato de que cada Wikipédia tem regras próprias, além de não ter formatado nenhuma referência que inseriu no artigo (não chequei a fundo como da vez anterior, para ver se outras referências lá existentes acabaram sendo suprimidas ou não no processo). Caso a vossa pessoa acredite que está ok, Stuckkey, então tudo bem. Mas penso que sair copiando tudo da versão Anglófona, ou de quaisquer outra ramificação da Wikipédia, não seja exatamente o ideal. Sinceros cumprimentos: Carlírio Neto (discussão) 07h39min de 19 de novembro de 2018 (UTC)