Discussão:Resposta sensorial autônoma do meridiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Fontes[editar código-fonte]

Caro Marcelosdc,

O patamar mínimo para inserção de material na Wikipedia é a verificabilidade, não a veracidade. Tudo o que se escreve aqui deve ser passível de verificação por qualquer usuário.

Além disso, a Wikipedia não é opinativa e não faz análises. Ela é uma enciclopédia e, portanto, serve para registrar o conhecimento registrado. Isso significa que as fontes utilizadas aqui são as que analisam os fatos em si, ou seja, são fontes secundárias, não primárias.

Não existe qualquer fonte para a afirmação de que há um "consenso social" sobre a adoção do termo ASDR e, até que haja uma fonte confiável e secundária que afirme tal coisa, isso não cabe aqui.

Porantim msg 17h13min de 6 de dezembro de 2018 (UTC)

Wikipédia:Verificabilidade[editar código-fonte]

Verifiquei cada uma das fontes que havia neste texto. Retirei toda informação não referenciada.

O artigo ficou ruim? Infelizmente sim.

Por outro lado, é a única forma de começar a acrescentar informações baseando-se em fontes.

Qualquer informação retirada pode ser vista no histórico do artigo e, se houver fontes, pode ser retornada desde que a fonte seja citada.

Saudações.

Porantim msg 10h03min de 19 de dezembro de 2018 (UTC)

Descaso[editar código-fonte]

Deixo aqui meus pêsames com essa mudança, a grosso modo, tosca. Descaso para com aqueles que se propuseram a acrescentar informações - os contribuintes - e também para com os leitores. A página se manteu daquela forma por diversos meses, mas pelo visto, o que conta mais é o ego do moderador de dar a palavra final. Fique claro que isso é um desserviço. Aliás, até as falas de Steven Novella e Tom Stafford, com fontes, que explicitamente diziam que o ASMR pode ser algo real mas que deve ser estudado (apenas declarações), foram removidas. Nesse caso, sinto de você, prezado moderador, uma imensa vontade de descridibilizar qualquer coisa que se entenda por ASMR. Por coerência, espero que a página em inglês também sofra mudanças. Do contrário, ficará evidente não só sua seletividade, como também prepotência. comentário não assinado de 179.153.14.236 (discussão • contrib) 01h43min de 20 de dezembro de 2018‎ (UTC)

Caro editor anônimo. A Wikipédia não tem "moderadores". É um conceito estranho a este ambiente colaborativo assim como o conceito de palavra final. Sinta-se à vontade para editar o artigo desde que baseado em fontes secundárias e fiáveis, de preferência (mas não exclusivamente) acadêmicas. Sugiro que antes desarme-se te toda essa soberba e leia as políticas e recomendações da Wikipédia. Porantim msg 10h41min de 20 de dezembro de 2018 (UTC)

Vigia-se[editar código-fonte]

Tudo e absolutamente tudo foi modificado e/ou excluído, e isso é no mínimo curioso. Não é possível que não existisse uma fonte fiável ali. Adendo que te chamei de moderador, pois esta foi sua atitude: de alguém que se sente no direito de dissolver conteúdos, no mínimo não ruins, para pode exercer qualquer tipo de poder. A soberba claramente não vem de minha parte. Ficarei à espera das mudanças também na página em inglês de ASMR, uma vez que muitos dos textos e fontes que estavam na versão em português foram extraídos de lá. comentário não assinado de 179.153.28.59 (discussão • contrib) 16h55min de 20 de dezembro de 2018‎ (UTC)

Inclusão de texto proveniente da versão em inglês e consenso sobre o nome[editar código-fonte]

Foi incluído parte do artigo traduzido da versão em inglês da Wikipedia, com as devidas fontes. Sobre o consenso em relação ao termo ASMR, não existe uma fonte específica pois este tema foi discutido em diferentes fóruns, vídeos e blogs pela internet durante anos. Daí o termo "consenso social". Sugiro que não removam o conteúdo alegando ausência de fontes visto que o termo está estabelecido e é aceito pela comunidade, tanto de entusiastas como de pesquisadores. Caso algum usuário não aceite as fontes citadas, pode-se acrescentar a observação "carece de fontes" em vez de simplesmente apagar todo conteúdo, desprezando o tempo investido por outro usuário para acrescentar informações, muitas delas fundamentais e relevantes para o enriquecimento do artigo e compreensão do tema.

Danilobd msg 14h26min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)

Se "está estabelecido e é aceito pela comunidade, tanto de entusiastas como de pesquisadores", então há fontes acadêmicas. Isto posto, copiar da en:pt não é argumento. As políticas da EN são discutidas e decididas lá e as políticas da PT são discutidas e decididas aqui. Atente ao fato de que retirar conteúdo não referenciado é a política oficial da Wikipedia Lusófona. Se discorda, vá a Esplanada e proponha a mudança da política. Vou conferir as fontes. O que não tiver fonte fiável, sai. Porantim msg 15h48min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)
Caro Porantim, no próprio artigo está escrito que ASMR ainda não tem estudos científicos suficientes para confirmar que o fenômeno existe de fato. O que existem são relatos empíricos dos próprios "usuários". De certo que é importante ter zelo quanto ao manter na Wikipedia uma certa confiabilidade dos seus artigos. Mas o assunto em questão ainda está a ser estudado. No artigo, o termo "pesquisadores" não necessariamente se refere a pesquisadores do meio académico. Existem canais no Youtube que publicam estudos empíricos sobre o tema, não vinculados a pesquisas académicas. Danilobd msg 17h18min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)
"Estudos empíricos" é outro nome para Evidência anedótica, ou seja, evidência cientificamente inválida. Mas nem cabe essa discussão. Se você tem certeza de que não há pesquisa acadêmcia alguma sobre isso, é preciso nomear para apagar o artigo por Pesquisa inédita. Porantim msg 17h32min de 19 de fevereiro de 2019 (UTC)