Discussão:Rio Maior

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Rio Maior pertence à província do Ribatejo! Não existem regiões em Portugal! O Alentejo é uma província e não uma região!

Não é de regiões administrativas concretas que fala o texto, mas sim de regiões com fins estatísticos (NUTS II e III). Espero que tenha ficado mais claro, diferenciando bem o que é o cnceito de Alentejo (hoje) e o que era o Ribatejo. --André 22:52, 12 Fevereiro 2006 (UTC)

Como riomaiorense de gema que sou, não posso aceitar que Rio Maior esteja integrado no Alentejo mesmo que seja por questões estatísticas. Não faz sentido, não temos nada a ver com o Alentejo. Não falamos "Alentejano", a gastronomia é completamente diferente entre outras coisas. Lamento muito que o presidente da câmara da altura (não sei quem o era) não tivesse impedido essa mudança. Aliás muitos riomaiorenses da minha geração defendiam que Rio Maior estivesse ligado à região de oeste, não só do ponto de vista turistico mas também administrativo.

Riomaiorenses proeminentes[editar código-fonte]

Tenho um antepassado, Bernardo da Fonseca Lobo (filho de António George e Domingas Francisca), que, em 1695, foi batizado na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Rio Maior, Termo de Santarém, Arcebispado de Lisboa. Ainda no início do século XVIII, na então recém-criada Capitania de Minas Gerais que, possuindo terras de criar e terras minerais, onde ele minerava, um dia entre os finais do ano de 1723 e inicio de 1724, o seu capataz (um rapaz de sobrenome Teixeira, oriundo da cidade do Porto - PT) entregou-lhe umas "pedrinhas brancas" que ele percebeu serem diamantes. Depois de várias tentativas infrutíferas de comunicar à coroa portuguesa daquele descobrimento, finalmente, em uma audiência com Dom João V, ele comunica a descoberta daqueles que seriam os primeiros diamantes do ocidente. Por causa desse descobrimento, as coroas coroadas da Europa e até o papa enviaram felicitações ao rei de Portugal que mandou celebrarem missas de Te Deum. Em recompensa pelos seus achados, recebeu os títulos de Tabelião hereditário e Capitão-Mor vitalício da Vila do Príncipe, além da mercê de três hábitos da Ordem de Cristo, em 17/04/1734.

Gostaria de obter maiores informações a respeito de suas origens em Rio Maior. 170.83.100.57 (discussão) 15h26min de 10 de julho de 2022 (UTC)[responder]