Discussão:São José

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Untitled[editar código-fonte]

O artigo foi vandalizado pelo acréscimo ao início do texto do seguinte:

josué foi o vero pai de jesus, pois quem o criou foi josué. entre laços de sangue e entre laços de amor qual escolhes? eu escolho os dois. jesus teve uma familia humana, pois ele era humano. a divina trindade é o pai(josué), mãe (maria) e filhos . esta foi a conta que deus fez.

Deveras tosco e "analfabetoso", violador da norma da língua, (que está segundo o português do Brasil) provocador pela falta de neutralidade, abaixo de qualquer comentário. Parece ter sido um infante a gracejar.o comentário precedente não foi assinado por 200.207.3.54 (discussão • contrib.) Mauro do Carmo    09:52, 15 Março 2007 (UTC)


<n> O texto aqui esta completamente equivocado pois se refere ao José "pai" de Jesus e não ao José que foi vendido pelos irmãos como escravo mas por ter o dom de interpretar sonhos foi levantado de prisioneiro a escriba pelo faraó do Egito. Este José é anterior a Moisés e não tem nenhuma relação com Maria ou Jesus de Nazaré. Este texto merece correção. </n>

São José em The Nativity Story[editar código-fonte]

Filmes a respeito da vida de São José

  • A História do Natal será provavelmente o título do esperado filme cujo nome original em inglês é The Nativity Story. Neste filme São José é exposto de uma forma muito realística, onde a visão cristã é preservada nos escritos do roteirista Mike Rich.

Não sei que problema meu amigo Oolong teve com esta minha adição, espero que ele se manifeste de uma forma mais explícita da próxima vez. []'s --Mauro do Carmo Contato 21:15, 6 Dezembro 2006 (UTC)


peço restauração do original até um manifestação mais ampla[editar código-fonte]

Houve uma movimentação sem discussão, e sabemos que sobre esse tema, na wiki, nunca foi consensual. Usar o titulo "Pai de Jesus" é um desrespeito a fé católica e protestante. Como não vi discussão sobre a movimentação, tentei restaurar e aguardar manifestação mais ampla, mas não pude porque imediatamente moveram outro título para o que era o presente e fizeram dele um redirect. Já houve algumas discussões sobre o tema sem consenso, na Esplanada e em convenção sobre nomes (acho). Um só opinante fazer a mudança sem uma manifestação mais ampla não seria coerente. Sem falar na enormidade dos artigos em desambigue que, sob esse critério, caberiam ser modificados. Peço que seja restaurado para o nome original e quem desejar fazer a mudança de nome se pronuncie aqui e aguarde os que concorda e os que discordam. Desde já me oponho ao título José (pai de Jesus). Cumprimentos __ Observatore (discussão) 15h08min de 17 de janeiro de 2009 (UTC)

Observatore, eu tentei usar uma denominação mais neutra que São José — um nome obviamente católico, já que só a igreja católica tem "santos". O texto diz, citando evangelhos, que José é o pai de Jesus, e foi nisso que me baseei para fazer a movimentação, procurando dar ao título o conceito histórico — não o católico.
Quero lembrar que a Wikipédia é laica — respeita todas as crenças, mas não defende nenhuma em particular. Você se referiu a minha movimentação como "desrespeito à fé católica ou protestante". Ora, a Bíblia protestante não chama ninguém de "são", "santo" ou congêneres. Portanto São José já é um desrespeito aos protestantes (e muçulmanos, e budistas, e ateus, etc.), quase uma exclusão. Se não concorda com meu título (afinal, José não era pai de Jesus?), podemos chegar a um consenso (José de Nazaré, talvez) ou qualquer outro mais imparcial. São José, só numa enciclopédia católica.
Saudações. YANGUAS diz!-fiz 16h28min de 28 de janeiro de 2009 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo plenamente com o Yanguas. RafaAzevedo msg 16h29min de 28 de janeiro de 2009 (UTC)


O Richard Melo da Silva fez essa edição no presente artigo, que seria a única com o título “pai de Jesus”, o artigo a que se refere essa inclusão sequer existe dessa forma lá, pois está assim. Leu o link? Não há nem mesmo um log de deleção. O artigo inexiste, mas foi incluído pelo Richard Melo da Silva. Creio que ele, que tando deseja fazer movimentações, deveria criar o hábito de usar a página de discussão, pois ateou faisca e saiu da perto. Lá o título está São José também desde 23 julho de 2008, quando o artigo foi criado. Porque ele incluiu esse link inexistente aqui? Pasme, é a última edição no artigo (em 23 de janeiro de 2009), e ele adicionou o link inexistente após as muitas movimentações que ele provocou serem desfeitas. Eu gostaria de presumir as boas intenções do Richard Melo da Silva, mas para isso preciso ouvir dele quais realmente foram suas intenções, pois observando as ações do mesmo, ainda espero percebê-las.

Yanguas, primeiro quero esclarecer que não me referi a um desrespeito seu, mas uma falha não aplicada nas outras wikis. Não sou literalmente contra o título "José de Nazaré", mas é um equívoco pensar que "São José" seja uma posse católica. Dei olhada bem rápida em 25 interwikis editadas e 14 refere-se a "São José", 3 seriam “pai adotivo de Jesus”, 2 “marido de Maria” e 6 “José de Nazaré”. Creio que as outras wikis são tão imparciais como a nossa e prevalece “São José”. Simplesmente porque é o nome mais conhecido, e mesmo em países de característica predominantemente protestante.

  • Google “são josé” (entre aspas) - 15 milhões - mesmo as derivações que não se referem ao personagem, são uma homenagem, logo derivam do mesmo.
  • Google “josé de nazaré” (entre aspas) - 2.120 (duas mil cento e vinte) e mesmo uma parte desses contém o “são”.

Esse título já deixou de ser católico há muito tempo para o referido personagem, tendo se incorporado ao nome em muitas situações que se homenagearam o personagem histórico. Respeitosamente. __ Observatore (discussão) 14h07min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)

Observatore, ok, que não seja, então, "pai de Jesus". Mas o grande número de hits para São José, que você usa para apoiar sua tese, podem ser atribuídas a: I) a supremacia de católicos em países lusófonos (você pesquisou em português, não foi?); II) cidades, paróquias, igrejinhas, bairros e outros topônimos comuns em países católicos. Ou seja, não há como encontrar isenção religiosa pesquisando num universo dominado pelo catolicismo. É só pularmos a cerca e, do outro lado, ninguém fala "São José": as Bíblias não católicas se referem a ele como José, apenas. Que seja, então, José (esposo de Maria) ou outra denominação (José, simplesmente?), mas manter o "são", além do mais, fere a política de formatação de títulos de artigo, pois é uma forma de tratamento — assim como Sir, Senhorita, etc. YANGUAS diz!-fiz 14h32min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)
Também não sou contra a agregação do título “esposo de Maria”, mas é uma expressão muito menos utilizada, e temos na tradição de deixar a forma mais conhecida. _ É um equívoco achar que seja uma ingerência do catolicismo, a denominação utilizada na wiki hebraica é São José, mesmo não tendo ingerência do catolicismo, porque de fato o título se incorporou ao nome, porque é o nome mais conhecido para o personagem. __ Em hebraico está "São José", e a imparcialização consiste na explicação interna do conteúdo, e não na mudança de um título. A wiki hebraica adiciona internamente os outros títulos "José de Nazaré", "José de David", e "José carpinteiro", mas o verbete permaneceu como "São José". Isso numa wiki sem predominância católica. É simples, dá-se porque é o nome mais conhecido. Existe até desambigue para "São José" da wiki hebraica.
Nos países de língua inglesa, predominantemente protestante, o verbete wiki é São José.
Cumprimentos. __ Observatore (discussão) 15h44min de 29 de janeiro de 2009 (UTC)

Uma dúvida.[editar código-fonte]

Sou leigo no assunto portanto gostaria de tirar uma dúvida sobre o artigo. Sou publicitário e estou criando uma logomarca para um grupo de oração, chamado São José. Buscando referências e procurando saber mais sobre quem foi São José, eu fiquei perdido em um trecho aqui do Wikipedia.

O artigo diz no tópico 1.4 A vida familiar em Nazaré, que: "Quando Jesus tinha 12 anos, José levou-o juntamente com Maria em peregrinação até Jerusalém para as festividades da Páscoa." (com ressalva para a palavra "Páscoa" que é um link)

Cliquei no link e veja o que diz a primeira linha: "Páscoa ou Domingo da Ressurreição é um festival e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário,..."

A dúvida que me surge é: Se Jesus tinha 12 anos e a Páscoa celebra a ressurreição dele mesmo (Salvo engano ele tinha 33 anos de idade), que Páscoa seria essa que ele foi aos 12 anos? Ou, será que estavam falando de um outro Jesus?

Ficaria grato pelo esclarecimento.

Guilherme Henrique // 11/02/2015comentário não assinado de Gui Meireles07 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Muito provavelmente, trata-se da páscoa judaica, ou Pessach. Antero de Quintal (discussão) 13h37min de 11 de fevereiro de 2015 (UTC)