Discussão:São Paulo/Arquivo/4

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Links internos[editar código-fonte]

Encontrei links alguns links internos repetidos. Como é o caso de favela. Esalq (discussão) 07h50min de 7 de fevereiro de 2012 (UTC)

Ninguém vai colocar fontes no lugar do{{carece de fontes}}? Tiago Abreu, TFDA msg 15h49min de 10 de março de 2012 (UTC)

Porque não pões? Salles Nt 18h19min de 10 de março de 2012 (UTC)
Porque estou ocupado editando outro artigo com importância semelhante a este. Tiago Abreu, TFDA msg 18h27min de 10 de março de 2012 (UTC)
Então vá cuidar dele e deixe esse verbete (e nós, por tabela) em paz. Heitor diz aí! 20h33min de 10 de março de 2012 (UTC)

Nem todo parágrafo existente na Wikipedia precisa ter uma fonte. Algumas partes desse artigo são culturais e/ou fatos amplamente conhecidos e não precisam de fontes a meu ver. Existe uma certa flexibilidade, senão isso daqui ficaria muito chato... Abraços --Jml3msg 08h15min de 11 de março de 2012 (UTC)

Toda a informação existente na Wikipédia deve sim ser ter uma fonte. Esse é o ideal. Não é requerimento ter fontes imediatamente para todos os fatos porque o processo de elaboração da Wikipédia é colaborativo e gradual. Mas certamente toda a informação que for "desafiada" (para a qual alguém pedir uma fonte) deve com certeza absoluta ter uma fonte. Chico Venancio (discussão) 08h18min de 11 de março de 2012 (UTC)

Sim algumas marcações são válidas mas, na minha opinião, desnecessárias em:

  • "Suas cidades limítrofes são..."

Ora, veja isso em qualquer mapa, não precisa de uma fonte.

  • "As populações de mais baixa renda, por não terem como arcar com o custo de vida dessas áreas, acabam assim ocupando as áreas nas bordas do município, mais desprovidas de infraestrutura."

Isso é bem óbvio, não precisa de fonte.

  • "Por ser a capital do estado de São Paulo, a cidade também é sede do Palácio dos Bandeirantes (Governo Estadual) e da Assembleia Legislativa. [carece de fontes]"

Não há necessidade de fonte para isso.

  • "todos estes aeroportos são operados pela estatal Infraero. [carece de fontes]"
  • "mas uma parte da população, especificamente a de baixa renda, ainda não conta com recursos básicos de infraestrutura. [carece de fontes]"

--Jml3msg 08h41min de 11 de março de 2012 (UTC)

Todas essas afirmações precisam sim de fontes. A política de verificablidade não é negociável.
Para comentar algumas:
  • "As populações de mais baixa renda, por não terem como arcar com o custo de vida dessas áreas, acabam assim ocupando as áreas nas bordas do município, mais desprovidas de infraestrutura."
Não é óbvio. Temos três afirmações diferentes nesse frase, todas precisando de fonte.
  • "Suas cidades limítrofes são..."
Pois bem, aponte o mapa como fonte.
Algumas das outras afirmações precisam ser referenciadas ou retiradas. A Wikipédia não é lugar para afirmações próprias, tudo que for colocado aqui já deve ter sido colocado em outro local confiável (uma fonte fiável). Chico Venancio (discussão) 08h51min de 11 de março de 2012 (UTC)
Isso é excesso de burocracia e falta de bom-senso, Chico. Tirando a primeira frase citada por você, todas as outras mencionadas pelo Jml3 não precisam de fontes. É pura e simplesmente uma questão de ponderar o que é óbvio e senso comum. Se estivéssemos desperdiçando nosso tempo em melhorar outros artigos ao invés de ficar discutindo a qualidade de um verbete que já é excelente, esse projeto já estaria melhor. Heitor diz aí! 17h37min de 11 de março de 2012 (UTC)
Me desculpe Heitor, não quero criar confusões com você e com nenhum editor daqui da Wikipédia, mas por mais que este artigo seja extenso, bonito, informativo, ele não está muito diferente dos que são mandados para revalidação hoje em dia. Por exemplo, veja o The Beatles, que ainda está com título de destacado. Tiago Abreu, TFDA msg 17h40min de 11 de março de 2012 (UTC)
E quem aqui está falando em beleza ou extensão? Estou falando de qualidade e o significado desse termo, nesse projeto, você só vai entender quando parar de associá-lo apenas a artigos com referências no final de cada parágrafo, uma deturpação muito comum das regras de referenciação. A propósito, você já arrumou "confusão" comigo quando abriu um pedido de bloqueio sem propósito e que é claramente um abuso de espaço público. Só não pedi a retirada do seu estatuto de reversor e abri um pedido de bloqueio contra a sua conta porque sei que, no fundo, você é apenas um jovem editor bem intencionado com o projeto, mas que ainda não entendeu bem como esse site funciona. Heitor diz aí! 18h08min de 11 de março de 2012 (UTC)
Período Colonial
  1. Tal colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha, por finalidade, a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba". - Não preciso justificar o porquê necessita de fontes;
  2. O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informou o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus: - Também não preciso justificar;
  3. Desta forma, em 1560, a Vila de Santo André da Borda do Campo foi transferida para a região do Pátio do Colégio de São Paulo e passou a se denominar Vila de São Paulo, pertencente à Capitania de São Vicente. - Idem
  4. ...A nova capital foi instalada, em 23 de abril de 1683, com grandes festejos públicos;
  5. Quando o ouro esgotou, no final do século XVIII, teve início o ciclo econômico paulista da cana-de-açúcar, que se espalhou pelo interior da Capitania de São Paulo. Pela cidade de São Paulo, era escoada a produção açucareira para o Porto de Santos. Nessa época, foi construída a primeira estrada moderna entre São Paulo e o litoral: a Calçada do Lorena. - Necessita de fontes para comprovar o fato.
Período Imperial
  1. O Título de Imperial Cidade - Sem fontes não dá para confiar nessa informação;
  2. Produção de café e ferrovia - Assim como acima
  3. Surgem, no final do século XIX, várias outras ferrovias que ligam o interior do estado à capital, São Paulo. São Paulo tornou-se, então, o ponto de convergência de todas as ferrovias vindas do interior do estado. A produção e exportação de café permite à cidade e à província de São Paulo, depois chamada de Estado de São Paulo, um grande crescimento econômico e populacional. - Idem
  4. Os imigrantes - Não é confiável se não tem fontes
República velha
  1. 1 milhão de habitantes, crescimento década de 80, período café e avenida Paulista - Necessita de várias fontes para várias afirmações
  2. Vale do rio Anhangabaú e arranha céu - Idem
  3. Importação, bairros altos padrões;
Revolução de 1932 e...
  1. Governo Vargas, 2ª Guerra Mundial - Muitos já ouviram falar, nem todos sabem, nem todos nascem sabendo;
  2. Assalto na rodovia - Precisa de fontes para comprovar a informação
  3. "A cidade que mais cresce no mundo", "A Cidade da moderna arquitetura", "A cidade das pontes e dos viadutos" e "A Cidade do Progresso" - Idem
  4. Metrô de 1974;
Clima
  1. Devido à proximidade do mar, a maritimidade é uma constante do clima local, sendo responsável por evitar dias de calor intenso no verão ou de frio intenso no inverno e tornar a cidadeúmida. A umidade tem índices considerados aceitáveis durante todo o ano, embora a poluição atinja níveis críticos no inverno, devido ao fenômeno de inversão térmica e pela menor ocorrência de chuvas de maio a setembro. - Necessita de fonte para comprovar informação
  2. Já houve ocorrências pontuais de neve na cidade, a única oficialmente registrada foi em 25 de junho de 1918, quando a temperatura atingiu -2 °C. Há registros esporádicos não oficiais que indicam precipitação de neve (na verdade aguaneve) em anos anteriores;
Municípios limítrofes
  1. Suas cidades limítrofes são Caieiras e Mairiporã a norte, Guarulhos a nordeste, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos a leste,Mauá, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo, Diadema e novamente São Bernardo a sudeste, São Vicente, Mongaguá eItanhaém a sul, Juquitiba, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu, Taboão da Serra, Cotia e Osasco a oeste e Santana de Parnaíba e Cajamar a noroeste. - Compartilho a mesma opinião do Chico, cite o mapa
Imigrantes e emigrantes
  1. De acordo com o IBGE, em 2005, pelo menos cerca de 30% da população paulistana tinha alguma ascendência africana; isto é, declaravam-se como "pretos" e "pardos". - É só procurar uma fonte do IBGE...
  2. Orientais no distrito da liberdade - Realmente, essa é uma informação amplamente divulgada na mídia e etc, mas não garante outras afirmações: No bairro da Aclimação é possível encontrar diversos restaurantes coreanos, além de locadoras de vídeo e mercearias coreanas.
  3. Com a decadência da imigração europeia e asiática após a década de 1930, passou a predominar a vinda de migrantes, em sua maioria oriundos da região Nordeste do Brasil. A maior parte desse enorme fluxo migratório veio de Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia. - Por que só Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Bahia? Fontes? Não seria pesquisa inédita?
Religião
  1. Crescimento do Budismo - Sem fontes vira pesquisa inédita
Cristianismo
  1. Essa nem preciso comentar, seção totalmente sem fontes...
Indicadores socioeconômicos
  1. Os melhores distritos classificados pelo IDH em educação são Moema, Jardim Paulista e Pinheiros, os piores são Marsilac, Jardim Ângela e Grajaú. - Sem fontes isto não é fato, se torna pesquisa inédita
Política municipal
  1. Devido ao poder de veto do prefeito, em períodos de conflito entre o Executivo e o Legislativo, o processo de votação deste tipo de lei costuma gerar bastante polêmica.
Subdivisões
  1. Política leva em conta - Idem
Turismo
  1. O turismo cultural também possui relevância para a cidade, especialmente quando se têm em vista os vários eventosdesambig internacionais que ocorrem na metrópole, como a Bienal de Artes de São Paulo e os vários shows de celebridades estrangeiras que, quando se apresentam no Brasil, escolhem poucas metrópoles. - Idem
  • Poderia comentar todas as outras. Estou indicando esses problemas porque os artigos destacados devem ser o melhor da Wikipédia. Heitor, entendo seu sentimento de discordar das revalidações ou das propostas que faço aqui, como o artigo é um fruto de um trabalho duro e de mérito seu, mas como disse antes: Aqui na Wikipédia deve permanecer o melhor, e é por isso que eu proponho essas melhorias. Quero muito que este artigo permaneça daqui a vários anos como destaque, mas enquanto ele estiver inadequado não dá... Tiago Abreu, TFDA msg 19h23min de 11 de março de 2012 (UTC)
  • Outro problema: Falta uma seção sobre saúde! Todos os outros artigos sobre capitais brasileiras, como Belo Horizonte e Porto Alegre tem uma seção sobre saúde. Tiago Abreu, TFDA msg 19h26min de 11 de março de 2012 (UTC)
Se você quisesse mesmo melhorar a Wikipédia teria o mesmo trabalho duro que tive nesse e em vários outros artigos para melhorar conteúdo e propor ao destaque ao invés de ficar fazendo ameaças de revalidação na página de discussão de cada verbete destacado que cruza o seu caminho. Encontrou problema? Resolva! Ninguém aqui é empregado de ninguém. E se soubesse mesmo o que é um artigo destacado, não levaria verbetes incompletos para a EAD. Por fim, guarde seus discursos pacifistas para si, já percebi qual é a sua real postura com os que discordam das suas ideias. Heitor diz aí! 19h31min de 11 de março de 2012 (UTC)

Os trechos problemáticos já foram indicados, que tal gastar energia na solução destes? Se um trecho é "obvio" imangino que seja extremamente fácil encontrar uma fonte para colocar no lugar agradando a gregos e troianos. É neste pontos que devem ser concentrados os esforços. Se não é tão fácil assim encontrar uma fonte, talvez não seja óbvio. Se passado algum tempo os trechos que carecem de fontes não tiverem sido sanados é melhor remover a informação não verificável o que está previsto nas regras. Se isto deixa o artigo incompleto, não sei dizer. Talvez aí sim valha a pena abrir uma EAD para a comunidade avaliar mas enquanto houver editores interessados em melhorar o artigo não tem necessidade de abrir uma revalidação.OTAVIO1981 (discussão) 20h10min de 11 de março de 2012 (UTC)

Concordo totalmente com o Otávio. Palavras sábias! Tiago Abreu, TFDA msg 00h52min de 12 de março de 2012 (UTC)

Pedido de mediação[editar código-fonte]

Informações relativas ao pedido[editar código-fonte]


Pedido de mediação > Estado: fechado

Um usuário fez um pedido de mediação relacionado com uma disputa sobre este artigo ou relacionado com este artigo. A explicação do usuário encontra-se abaixo desta caixa.



Requerente: Tiago Abreu, TFDA msg 17h41min de 12 de março de 2012 (UTC)
Quem está envolvido no caso?
Eu, Tiago Abreu D​ C​ E​ F​ B e Heitor CJ D​ C​ E​ F​ B
O que é que se passa?
Tudo começou quando eu coloquei este artigo para revalidação com a justificativa de que parte dele não tinha fontes. O Heitor reprovou veemente a revalidação, e de boa fé cancelei-a. Mas a partir daí começou-se uma perseguição, com pedidos de bloqueio, remoção de estatutos, com destaque nessa página.
O que é que gostaria que fosse feito (apresente uma possível solução para o problema)?
Que nós dois entrássemos de acordo em relação ao artigo e ao projeto, para que essas discussões improdutivas acabem. Saindo disso, eu não sei o que fazer.

Discussão sobre a mediação[editar código-fonte]

Eu não entendo. Os erros foram apontados e o artigo já está sendo melhorado. O que falta para acalmar os ânimos? OTAVIO1981 (discussão) 18h07min de 12 de março de 2012 (UTC)

Apontei os erros Otávio, sei que você está melhorando o artigo, mas as discussões não acabaram. Eu não quero brigar mais com o Heitor. As desavenças que tive com outros editores no passado já foram resolvidas, mas com o Heitor já passou dos limites. No sábado fiz um pedido de bloqueio sem nexo contra ele, hoje ele criou um pedido de bloqueio e de remoção de estatuto de reversor contra mim. Não é com essas coisas que se resolvem nossos conflitos. Aqui, nessa página, parcialmente os problemas foram resolvidos, mas fora daqui não. Acredito que tanto eu e ele queremos paz, e essa foi a única solução que encontrei. Por isso abri esse pedido. Tiago Abreu, TFDA msg 18h15min de 12 de março de 2012 (UTC)


Falta o requerente parar de querer fazer postura de vítima. Salles Nt 18h10min de 12 de março de 2012 (UTC)
Não entendi sua afirmação. Eu não sou nenhum santo, mas também acredito não estar totalmente errado. comentário não assinado de Tiago Abreu (discussão • contrib) (data/hora não informada)


Fechei o pedido porque não o considero mais necessário. Tiago Abreu, TFDA msg 13h10min de 20 de março de 2012 (UTC)

Referenciei todos os trechos que careciam de fontes, reformulei algumas seções e criei a seção "Mídia". Ainda é possível resumir alguns trechos e criar a seção "Saúde". Se alguém estiver disposto em ajudar, eu agradeço. No mais, acredito que as ameaças de revalidação podem acabar aqui, correto? Heitor diz aí! 04h54min de 1 de abril de 2012 (UTC)

Sim, o artigo melhorou bastante, o artigo não é mais de qualidade 4. Bom trabalho. Tiago Abreu, TFDA msg 11h06min de 1 de abril de 2012 (UTC)
O artigo não é de "qualidade 4" desde a sua eleição ao destaque. Heitor diz aí! 18h15min de 1 de abril de 2012 (UTC)
Gostaria de agradecer a todo o esforço do Heitor em adequar o presente texto aos requisitos técnicos para manutenção do destaque. Sei que leva tempo este tipo de pesquisa. Acredito que toda melhoria deveria ser assim: utilizando a página de discussão para buscar ajuda para resolver eventuais problemas, antes de recorrer às validações onde os participantes tem pouco interesse e às vezes conhecimento do texto do artigo para melhorá-lo que é unicamente o que interessa. Abs, OTAVIO1981 (discussão) 10h56min de 2 de abril de 2012 (UTC)