Discussão:Sociologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Sobre a última edição feita[editar código-fonte]

Prezado 189.25.98.105,

O que seria uma orientação "de acordo com o nível de relação sociedade-Estado vigente"? É preciso explicar isso.

Não concordo com a modificação feita para "... submetendo a produção do conhecimento não ao progresso da ciência por si mas da sociedade, assim como aos seus interesses materiais imediatos". Não faz sentido.

Também penso que "mecanismos de dominação salutares" não é uma frase que se enquadra em um perfil teórico definido. Ao se falar em dominação penso em uma teoria do conflito, na qual não se falaria tão diretamente em dominação "salutar", como se a dominação fosse algo funcional para a "saúde" do todo social.

Max51 (discussão) 22h17min de 11 de fevereiro de 2012 (UTC)

Inicial minúscula[editar código-fonte]

Vou fazer uma alteração no conjunto do verbete, adotando a convenção de nomenclatura da Wikipédia, especificamente quando afirma o seguinte: "Na Wikipédia escrevem-se os nomes de ciências em minúsculas (embora o uso de iniciais maiúsculas sejam opcionais, segundo o Acordo Ortográfico de 1990, base XX). Assim, escreve-se: história da matemática, mecânica quântica etc." Logo, sociologia. Max51 (discussão) 06h10min de 1 de abril de 2012 (UTC)

Questão discutível: sociologia e juízos de valor[editar código-fonte]

Sugiro abrir aqui uma discussão sobre a objetividade na sociologia. A meu ver, é questionável e unilateral o trecho da edição atual que transcrevo: "Uma das primeiras e grandes preocupações para com a sociologia foi eliminar juízos de valor feitos em seu nome. Diferentemente da ética, que visa discernir entre bem e mal, a ciência se presta à explicação e à compreensão dos fenômenos, sejam estes naturais ou sociais." Acredito que a relação da sociologia com os valores não pode ser simplificada desse modo.... Max51 (discussão) 07h05min de 1 de abril de 2012 (UTC)

Sociologia[editar código-fonte]

A própria Wikipedia classifica a qualidade deste verbete com o nível 2. A qualidade do texto é defeituosa, as informações são superficiais. Veja-se um exemplo marcante:

"Em Comte, seu esquema sociológico era tipicamente positivista, (corrente que teve grande força no século XIX), e ele acreditava que toda a vida humana tinha atravessado as mesmas fases históricas distintas e que, se a pessoa pudesse compreender este progresso, poderia prescrever os "remédios" para os problemas de ordem social".

Além disso, existe clara orientação ideológica. Veja-se esse exemplo:

"O sociólogo dentro da organização intervem diretamente sobre os resultados da empresa, contribuindo com os lucros e resultados da organização. Quando a organização é observada e estudada, podem se verificar as falhas e assim alterar seu sistema de funcionamento e gerar lucro".

Solicito que versões melhores sejam permitidas.

Orientação Ideológica[editar código-fonte]

Artigo tributário de uma visão marxista do mundo em geral e da Sociologia em especial. Do ponto de vista da clareza de exposição, é nulo; a sintaxe é confusa. Resumindo, não serve para quem queira ser informado, de forma clara, precisa e independente, sobre o que é a sociologia como ciência.comentário não assinado de 2001:8a0:6586:7601:217:f2ff:fe50:f5bf (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 17h00min de 27 de novembro de 2016 (UTC) (UTC)