Discussão:Sport Club do Recife/Arquivo/1

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Tópico de discussão não intitulado[editar código-fonte]

Vejo no texto a expressão perdendo por WO. Não sei o significado de WO e recomendo a quem esteja editando este artigo que substitua esta expressão por outra similar em português. obrigado --OS2Warp msg 17:24, 16 Março 2006 (UTC)

ACHO ESSA AÇÃO DE BLOQUEAR O ACESSO A PAGINA UMA PALHAÇADA, POIS COMO O NOME DA PÁGINA DIZ "WIKIPÉDIA - A ENCICLOPÉDIA LIVRE" E NINGUEM TEM O DIREITO DE TOMAR POSSE. EU JÁ SOU CONTRIBUIDOR DA PÁGINA E TENHO QUE PEDIR AUTORIZAÇÃO PRA AUTERA-LA.

MINHA CONTRIBUIÇÃO:

  • 1942 - O SPORT BRILHA EM GRAMADOS DO SUL
  • 2006 - UMA DECISÃO PROIBIDA PARA CARDÍACOS
  • CURIOSIDADES - FLA-FLU EM PERNAMBUCO
  • CLASSIFICAÇÃO NOS RANKINGS

FIQUE SABENDO, NINGUÉM É DONO DA HISTÓRIA.

O acsso ao artigo está bloqueado apenas para IPs. Usuários como você, que se logaram a Wikipédia, podem editar o artigo. --OS2Warp msg 23:33, 26 Outubro 2006 (UTC)

Detalhamento do Brasileiro de 1987[editar código-fonte]

Olá! Sou jornalista do Rio de Janeiro e pretendo fazer um artigo sobre o Campeonato de 1987. Há erros tanto na página do Sport quanto na do Flamengo sobre a competição, sobre a qual há registros de sobra no Jornal dos Sports.

Um erro no artigo do Sport, por exemplo, está no fato da FIFA apoiar o título cedido ao clube, o que é um engano. A FIFA considera o Flamengo campeão Brasileiro enquanto a CBF considera o SPORT. Na prática, houve uma tentativa de mudar as regras da competição perto de seu fim, e, por unanimidade, todos os membros do Clube dos 13, determinaram que Inter e Flamengo não disputassem com Sport e Guarani, os quais disputaram uma espécie de Série B daquele ano.

Assim que possível, farei um artigo sobre a competição.


Onde a FIFA apoia o Flamingo?,
a FIFA não tá nem aí para os títulos nacionais, ela nunca se intrometeu sobre o título de 1987, o que aconteceu foi uma matemática simples, houve um quadrangular final em 1987, e o Flamengo dizendo que o grupo do Sport era Série B, não jogou o quadrangular, Aliás ele entrou na Justiça Comum para poder ter o direito de não jogar o quadrangular Final de 1987, na época isso era banal para a CBF/FIFA, já que o Clube tem o direito de não jogar a final se quiser, Isso fez com que um representante da FIFA viesse ao Brasil (Para se encontrar com o presidente da CBF) e ameaçasse punir o Flamengo (Tenho certeza que isso os Jornais do Sul não Falaram), mas no final eles (FIFA/CBF) não puniram o Flamengo, já que a decisão do FLA de entrar na Justiça Comum não Prejudicou ninguém, só a ele mesmo.
OK!!!

Campeonato Brasileiro de 1987[editar código-fonte]

O Flamengo é o legítimo campeão de 1987... Ganhou a primeira divisão do campeonato (taça União) e com o campeonato em andamento quiseram mudar o regulamento para que os vencedores desta divisão fizessem um quadrangular com os primeiro e segundo colocados do modulo amarelo, tal como hoje (2012) o Corinthians e o Vasco, jogassem contra a Portuguesa e o Náutico para decidirem que seria o campeão brasileiro. Totalmente sem sentido, somente numa época onde o país passava por turbulencia política, logo ao fim da Ditadura, e os oportunistas de plantão desejavam fazer politicagem com os interesses esportivos.

Com o racha político existente entre a organização chamado Clube dos Treze (representante dos principais clubes de primeira divisão do Brasil em 1986, mas que excluía outros times de expressão, mas de fora dos grandes centros do país – Sudeste e Sul) e a Confederação Brasileira de Futebol, o campeonato de 1987 foi dividido em dois módulos: o Amarelo era composto pelos times que da segunda divisão do campeonato brasileiro de 1986; o Verde era composto pelos times da primeira divisão do campeonato brasileiro 1986 mais três times convidados. O Flamengo e o Internacional do RS sagraram-se campeões do módulo Verde. Após tumultuada decisão por pênaltis, o título do Módulo Amarelo, disputado entre Sport e Guarani foi dado ao Sport.
O módulo verde era organizado pelo Clube dos Treze assim como suas regras, e, conforme acordo não formalizado com a CBF, o campeão e o vice do Módulo Verde seriam os representantes brasileiros na Copa Libertadores das Américas, cabendo aos Sport e ao Guarany a vaga no módulo Verde do campeonato que fosse ser realizado no ano seguinte.
Com a disputa política sem resolução e com o sucesso financeiro e televisivo do módulo Verde, a CBF e FIFA – que não reconhecia o Clube dos Treze como representante do futebol brasileiro –, após mais da metade do campeonato, alteraram as regras para determinar que o campeão brasileiro de 1987 seria decidido em um quadrangular final que incluiria os campeões e vice-campeões de cada módulo.
Quando da alteração, os times do Clube dos Treze, em conjunto, rejeitaram a proposta, que, porém, foi aprovada pelos clubes do Módulo Amarelo,os quais como 2ª divisão do campeonato brasileiro não tinham direito parav tal, já que eram excluídos do Clube dos Treze. O Flamengo e o Internacional não compareceram aos jogos marcados pela CBF(está não tinha direito de impor o cruzamento num campeonato já em andamento). As taças (do modulo amarelo)foram entregues ao Sport e ao Guarany como campão e vice-campeão do modulo verde. Ambos, por decisão da CBF, foram os representantes brasileiros na Libertadores e fizeram pífio papel.
À época, os órgãos responsáveis (CBF, STJD, FIFA, etc.) reconheceram os títulos conferidos ao Sport e ao Guarany . Com os recursos promovidos pelo Clube dos Treze, assim como pelo Flamengo e pelo Internacional, depois de anos, a FIFA reconheceu o campeão brasileiro de 1987 como sendo o Flamengo e o vice-campeão como sendo o Internacional. Portanto internacionalmente, em que pese os interesses regionais, o Flamengo e o Internacional são os legitimos primeiro e segundo colocados do campeonato brasileiro de 1987.

"Os dirigentes do Sport Club Recife se apegam a este suposto título para enganar sua imensa torcida...deviam ter vergonha e preparar um time que dispute todos os jogos contra os principais clubes do pais para depois se chegarem à frente se orgulharem da conquista."

Torcedor do Sport Diz: "Não chora, Não chora, Não Chora!!!"

Em relação a FIFA[editar código-fonte]

O que o amigo acima não sabe, é que o FIFA no início do site tinha colocado o Flamengo como Penta campeão. E posteriormente por pressão da CBF retirou o título de 1987.

Alguns dias depois, o jornalista Juca Kfouri noticiou no programa Sportcenter (Março/2006) que a FIFA havia retirado o quarto título do Flamengo. O Flamengo acionou a FIFA com sua versão e os 5 títulos voltaram. É claro que o Sport não tem nada a ver com a truculência da CBF, mas o Flamengo também tem seus argumentos e provas da época. O que eu defendo é o que vejo nas informações da FIFA. Os dois são campeões não se pode desprezar o campanha do Flamengo e os desmandos da CBF, nem muito menos o Sport que fez tudo dentro da legalidade.

Quanto a questão do STJD, o Flamengo tem documentos que o apoiavam a não jogar o quadrangular. E contava também com o apoio da CBD (Na época maior que a CBF). Hoje a FIFA acha coerente aceitar os dois como campeões, mas a quem discorde...

Quem quiser discutir o assunto amigavelmente e pesquisar sobre o assunto pode entrar em contato comigo. Um abraço a todos! (João Paulo Furtado 22:19, 9 Novembro 2006 (UTC))

Clube dos 13 e estádio[editar código-fonte]

O clube dos 13 reconhece o flamengo como campeão, e o Sport faz parte do Clube dos 13. Porque no estádio do Sport tem escrito "Campeão Brasileiro de 1987 da Segunda Divisão*"? (Daniel River Plate 22:29, 9 Novembro 2006 (UTC))

  • NO ESTÁDIO DO SPORT ESTÁ ESCRITO "SPORT, CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987" E TAMBÉM "SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO DE 1990".

AMIGÃO, VOCÊ ESTÁ MUITO MAL INFORMADO!

É POR ISSO QUE O SPORT TEM 2 ESTRELAS NO SEU ESCUDO: UMA CINZA E UMA DOURADA.


Por favor parem de afirmações tendenciosas. Só porque o Sport é do Nordeste? O Flamengo tem condições de conseguir o seu Penta-campeonato brasileiro dentro de campo, e não fugindo e correndo pro tapetão. O Guarani de campinas foi Vice-campeão brasileiro de 1986, como poderia ser da 2ª divisão em 1987. O Flamengo foi tri-brasileiro jogando contra os dois clubes.


Meu amigo vc esta equivocado, na frente do clube tem escrito "Campeão Brasileiro de 1987" e só .

 Um abraço !!! wcvitor@ig.com.br


O SPORT FOI INCORPORADO DEPOIS AO CLUBE DOS 13. E NO ESTÁDIO NÃO TEM NADA SOBRE '1987 E SEGUNDA DIVISÃO' VC ESTÁ EQUIVOCADO! AH, CONSULTEM O SITE DA CBF.. NELE TEM ESCRITO QUE O SPORT É O ÚNICO CAMPEÃO DEM 1987!!!!!

Defesa[editar código-fonte]

Não tem nada a ver com o fato do Sport ser do Nordeste. Por favor, não vamos entrar nesse tipo de discussão... Preconceito fica fora da Wikipedia. O que eu escrevi são fatos e não afirmações tendenciosas. Não leve para o lado do preconceito se não nem vale a pena a gente discutir. Muita paz pra você! (Daniel River Plate 17:57, 18 Novembro 2006 (UTC))



NO ESTÁDIO DO SPORT ESTÁ ESCRITO

"SPORT, CAMPEÃO BRASILEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO DE 1990"

E TAMBÉM

"SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DA SEGUNDA DIVISÃO DE 1987".


É POR ISSO QUE O SPORT TEM 2 ESTRELAS NO SEU ESCUDO: UMA CINZA E UMA DOURADA.


Vixe!!! Toh vendo que esse palhaço que trabalha como animador de festa da torcida do Flamengo, nunca foi no Estádio da Ilha do Retiro Ou ele já foi ao estádio mas como é meio cego não viu no estádio o nome "SPORT Único e Legitimo CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987" como em 1987 não houve oficialmente série B então você agora sabe de que Campeonato Brasileiro nós estamos falando. Come otário!!!

Onde estão as Provas?[editar código-fonte]

As afimações do amigo João Paulo Furtado carecem de documentos e comprovações. Essa discussão não vai chegar a lugar algum sem documentação oficial. Ainda não foram respondidas as perguntas anteriores. Além disso, foram criadas novas. Onde estão os documentos? As provas? Foram os desmandos da CBF ou a dicisão artibtrária da cartolagem organizada (responsável pelos piores absurdos já vistos no futebol brasileiro) do clube dos 13 os responsáveis pelos resultados de 1987? Que documentos eram esses que apoiavam o Flamengo a não jogar? Por acaso eram do clube dos 13 ou do STJD? Se o Sport fez tudo na ligalidade, o Flamengo fez na ilegalidade ou deixou de fazer? Se a CBD apoiava o Flamengo porque voluntariamente participou da ação contra o clube? Há algum documento da Fifa afirmando que o Sport não é o Campeão de 1987? Aparentemente o Flamengo tem muito a se justificar e pouco a provar. Abraços

Como escrever na página principal?[editar código-fonte]

"Desculpando" a "invasão" do espaço, mas qual o motivo desta página estar bloqueada(tá, ok. torcedores de outros clubes alterando)? O problema é: como faço pra escrever no artigo(na parte de melhorar o texto)sendo torcedor do Sport? Pois já participei de outros artigos e na maioria deles havia a parte no texto 'editar' logo acima pra alterar algo do texto ou acrescentar e nesse do Sport nada aparece(e aconteceu isso mesmo estando 'loggado').

Aproveitando(caso alguém altere ou coloque isso lá), W.O significa: 'Walk Over', traduzindo 'aproximadamente' seria mais ou menos algo como "vitória fácil", "abandono", "passar por cima", expressão usada pra designar que um time não compareceu ao campo pra partida e o outo venceu por conta deste fato.

Novo Usuário.

Eu não consigo editar esta página![editar código-fonte]

Então quem puder coloque isto no final da página, antes das categorias e etc...

Péricles 21:45, 27 Janeiro 2007 (UTC)

Sport não é a maior torcida nem de Pernambuco, quanto mais do Norte/Nordeste?[editar código-fonte]

Minha Reclamação é sobre a Wikipedia dizer que o Sport segundo pesquisas,(sem dizer quais as fontes) é a maior torcida do Norte-Nordeste, o Sport com todo respeito não é maior torcida nem aki em Pernambuco pois o Santa Cruz possiu a maior torcida..... Confesso que sou tricolor mas não é por isso que vou acusar esse falso titulo do Sport de maior torcida...... O Sport é o clube mais vitorioso de PE? é sim. Tem cresçido muito sua torçida com o passar dos anos? sim. Mas a Maior torcida ainda é a do Santa Cruz... Faça essa pesquisa pra todo o estado e não apenas na capital e em algumas cidades do interior... Quero uma pesquisa Seria!!!!


Ass: Bruno de Recife.


BRUNO...

Se você não lembra, saiu em alguns outdoors, espalhados pela cidade do Recife, a divulgação das pesquisas sobre as torcidas em Pernambuco e na capital! Nas duas, a maior torcida era a do Sport Club do Recife, e no outdoor continha a fonte. Apenas não estou lembrado agora, e não irei dar certeza, mas acho que foi instituto Datafolha.

Habacuque Rocha / Recife- PE


Bem, Bruno... Achei a fonte. pode entrar aqui:

http://datafolha.folha.uol.com.br/po/ver_po.php?session=538

Lá tem o resultado da pesquisas sobre as torcidas em Pernambuco!

Verifique o 17º(penúltimo) parágrafo e acredite se quiser!

Habacuque Rocha Recife- PE 03/07/2008

Decisão da Justiça Federal sobre o Campeonato Brasileiro de 1987[editar código-fonte]

Decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região declarou o Sport como único campeão brasileiro de 1987. A pendência judicial se arrastou nos tribunais durante 10 anos, até que decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (PROCESSO Nº 94.05.37235-1 - Apelação Cívil; processo original da 10ª Vara Federal de Pernambuco nº 0000040550 - http://www.trf5.gov.br/espartaweb/processo.php?processo=94.05.37235-1) pôs termos finais a disputa, declarando o Sport Club do Recife como único campeão brasileiro de 1987. O teor integral do acórdão pode ser visto em http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf . A decisão judicial foi divulgada em órgãos da imprensa pernambucana(http://www2.uol.com.br/JC/0310/es0310a.htm).

Houve ainda, após a decisão do TRF, um Agravo de Instrumento ao STJ, em razão do não-conhecimento de um Recurso Especial pelo TRF (Ag 210691 ), que também seguimento negado (ver http://www.stj.gov.br/webstj/Processo/Justica/detalhe.asp?numreg=199800819665&pv=000000000000). O trânsito em julgado ocorreu em abril de 1999.Marcos Pinheiro 15:56, 3 Março 2007 (UTC)

site que estou fazendo[editar código-fonte]

nun tinha como colocar na pagina meu site ? ainda esta em contrução , contem todos os jogos do sport de 1905 a 2007... la vai, www.almanaquedosport.rg3.net PS: W.O. , nun quer dizer "Without Opponent" não ?

Classificação do Sport em todos os estaduais[editar código-fonte]

Alguém por favor, pode verificar a posição que o Sport ficou em todos os cam. pernambucanos se estão corretos? Eu usei os dados da RSSSF,mas o site é confuso em alguns anos.

Campeonato Pernambucano[editar código-fonte]

1915 - 1916 1917 1918 1919 1920
1921 1922 ??? 1923 1924 1925 1926 1927 1928 1929 1930
1931 1932 ??? 1933 ??? 1934 1935 1936 1937 1938 1939 1940
1941 1942 1943 1944 ??? 1945 ??? 1946 ??? 1947 ??? 1948 1949 1950 ???
1951 1952 ??? 1953 1954 1955 1956 1957 ??? 1958 1959 ??? 1960 ???
1961 1962 1963 1964 ??? 1965 1966 1967 ??? 1968 1969 1970 ???
1971 1972 1973 1974 ??? 1975 1976 1977 1978 ??? 1979 1980
1981 1982 1983 1984 ??? 1985 ??? 1986 ??? 1987 1988 1989 ??? 1990
1991 1992 1993 ??? 1994 1995 ??? 1996 1997 1998 1999 2000
2001 ???º 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010

Péricles 16:50, 13 Abril 2007 (UTC)

Links e letras de hinos[editar código-fonte]

Os artigos da Wiki não devem conter links para Yotube ou sites desse gênero os vídeos lá postados possuem direitos autorais desconhecidos. As letras de qualquer música são protegidas por direitos autorais e não devem ser colocadas no artigo também. --Fabianopires 21:36, 22 Abril 2007 (UTC)

ATENÇÃO PARA A PARTE DOS ÍDOLOS[editar código-fonte]

Está faltando ídolos

Como por exemplo:

Dadá Maravilha

Ribamar

Roberto coração de Leão

Merica

Sobre a decisão na justiça comum[editar código-fonte]

A entrada do processo judicial foi feita com o consenso da CBF, caso contrário o Sport Recife sofreria punições por tal ato.. tal processo tem uma sentença com trânsito em julgado (todos os recursos em todas as instâncias possíveis foram negados).. sendo aliás este o único campeonato brasileiro realmente indiscutível, tendo em vista a nossa legislação vigente.

Segue a baixo a decisão da justiça comum:

http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf

Noiadodh (discussão) 01h02min de 9 de Maio de 2008 (UTC)

FOTO [ SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 ][editar código-fonte]

anexar foto a pagina destinada ao Sport club do recife no wikipedia

http://www.zshare.net/image/129872979a9863dd/

Sport campeão Brasileiro de 1987

FIFA : http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/, Conmebol : http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=58115&slangab=S e CBF : http://www.cbf.com.br/

Classificação do brasileirão de 86.[SPORT 1ª DIVISÃO/CAMPEÃO DA 1ª DIVISÃO][editar código-fonte]

|||Brasileiro de 1986||| : 1-São Paulo-SP (verde) 2-Guarani-SP (amarelo) 3-Atlético-MG (verde) 4-América-RJ (amarelo) 5-Bahia-BA (verde) 6-Fluminense-RJ (verde) 7-Corinthians-SP (verde) 8-Cruzeiro-MG (verde) 9-Criciúma-SC (amarelo) 10-Palmeiras-SP (verde) 11-Portuguesa-SP (amarelo) 12-Internacional-SP (amarelo) 13-Flamengo-RJ (verde) 14-Joinville-SC (amarelo) 15-Vasco da Gama-RJ (verde) 16-Grêmio-RS (verde) 17-Internacional-RS (verde) 18-Atlético-PR (amarelo) 19-Santos (verde) 20-Rio Branco-ES (amarelo) 21-Bangu-RJ (amarelo) 22-Ponte Preta-SP (Ficou fora por questões financeiras. Preferiu jogar a Série B - Módulos Azul e Branco - porque não teria tantos gastos. Como se sabe, o Módulo Amarelo, numa atitude arbitrária e inconsequente, não teve patrocínios, mesmo sendo um grupo da 1ª divisão) 23-Goiás (verde) 24-Treze-PB (amarelo) 25-Ceará-CE (amarelo) 26-CSA-AL (amarelo) 27-Santa Cruz-PE (verde) 28-Sport-PE (amarelo) 29-Atlético-GO (amarelo) 30-Vitória-BA (amarelo) 31-Náutico-PE (amarelo) 32-Botafogo-RJ (verde) 69- Coritiba-PR (verde)


Como podemos observar, dizer que o módulo amarelo representou a 2ª divisão não tem nexo; Ora, quais seriam os critérios para definir quem eram da 1ª e da 2ª divisão? A classificação do ano anterior ou módulo em que o flamengo jogar? O que faziam clubes como guarani,portuguesa,criciúma,internacional na 2ª divisão?!Mesmo tendo ,esses clubes,melhores colocações do que o flamengo em 1986? A reposta é simples : A PRIMEIRA DIVISÃO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1987 CORRESPONDIA AOS MÓDULOS VERDE/AMARELO!. COMO SERIA POSSÍVEL O GUARANI , VICE CAMPEÃO EM 1986 JOGAR A SERIE B DO ANO SEGUINTE? Fora outros clubes que tiveram colocações MUITO INFERIORES a clubes que jogaram o módulo amarelo e foram para o módulo verde.( Botafogo,coritiba...)


Link1 -Modulo Amarelo- :http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_Uni%C3%A3o#M.C3.B3dulo_Amarelo Link2 -Classificação de 1986- :http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1986#Classifica.C3.A7.C3.A3o_final Link3(orkut):http://www.orkut.com.br/CommMsgs.aspx?cmm=28289&tid=2578099205919777929&na=4


Sport campeão Brasileiro de 1987 ( FIFA , CONMEBOL , CBF e JUSTIÇA)

FIFA : http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=44132/ Conmebol : http://www.conmebol.com/articulos_ver.jsp?id=58115&slangab=S CBF : http://www.cbf.com.br/

Justiça : http://www.trf5.gov.br/archive/1997/04/199405000372353_19970424.pdf


PESSOAL,

CLARO QUE O MÓDULO AMARELO NÃO ERA PREIMEIRA DIVISÃO. PEGUEM OS TIMES QUE JOGARAM ESSE MÓDULO E CONTEM QUANTOS TÍTULOS BRASILEIROS. SÓ O GUARANI TEM 1.O RESTO É DOS TIMES DO MÓDULO VERDE. A CBF DEVERIA DIVIDIR O TÍTULO E ACABAR COM ESSA POLEMICA TODA.

A quantidade de títulos não justifica um time ser primeira divisão ou não! se fosse assim não tinha rebaixamento


"COMO SERIA POSSÍVEL O GUARANI , VICE CAMPEÃO EM 1986 JOGAR A SERIE B DO ANO SEGUINTE?" RESPOSTA: Até 1986 ainda não existia o sistema de rebaixamento, esse critério só foi adotado, na Prática por imposição da FIFA, a partir da Copa União de 1988 (que foi vencida pelo Bahia), o único critério válido para se classificar para o campeonato nacional da primeira divisão, até então, era obtendo as primeiras colocações nos campeonatos estaduais (portanto, era possível que o vice-campeão ou o 4ª colocado não disputasse o campeonato da 1ª divisão no ano seguinte). Critério que a CBF várias vezes descumpriu (como fez com a promoção do Santos no ano de 1983, pois as vagas destinadas aos clubes paulistas eram até a 8ª colocação do Paulistão e o time da Vila ficou em 9ª. O Vasco também não teria atingido o índice em 83, mesmo assim permaneceu na Série A. Em 86 a mesma história se repetiu, o beneficiado desta vez foi o Botafogo). Em 1993, já adotado o novo sistema de rebaixamento, a CBF teria descumprido mais uma vez com uma “virada de mesa” em favor do Grêmio. Em 2000 seria novamente o Clube dos 13 mais uma vez a descumprir o critério técnico recolocando o Fluminense na primeira divisão quando organizou a Copa João Havelange.

Por diversas vezes, a própria CBF promoveu novamente clubes rebaixados, rebaixou clubes que não tinham caído para a Segunda Divisão e já havia usado até a melhor média de público como critério de classificação (sempre com o mesmo intuito de beneficiar os grandes clubes). Em outras oportunidades também a CBF não promoveu clubes que venciam a Segunda Divisão (como no caso do Villa Nova-MG campeão em 1971 não ter ido para a elite do futebol em 1972, o Sampaio Corrêa-MA em 73 e a Juventus-SP em 84).

CAVEIRAPE (discussão)

Não existe "sportista"[editar código-fonte]

O termo "sportista" não é usado para denominar torcedores do Sport. Nem mesmo a mídia do sul-sudeste utiliza o termo para se referir a eles. Apenas rubro-negros ou leoninos.

Por isso removi o termo do artigo.

Robfbms (discussão) 04h04min de 30 de Agosto de 2008 (UTC)


confirmo que não existe!

Sobre o nome "sportista"[editar código-fonte]

Falei com o Userwiki, o "dono" do termo "sportista", e, depois de mostrar algumas reportagens em que o termo constava, chegamos ao acordo de pôr entre os adjetivos de torcedor o termo "Sportista (pouco usado)" (incluindo o entre-parênteses).

Assim a questão chega ao consenso.

Robfbms (discussão) 02h58min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

O usuário Secs veio à minhas discussão e pedindo-me para intervir. Tive que "caçar" pra encontrar onde havia sido citada a tal fonte. Não entendi uma coisa: isso é citação de um programa de rádio?
Porantim msg 02h30min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)
Caros, é muito mais produtivo que discutam nesta página e não nas discussões de cada um.
O usuário Userwik foi à minha disussão para dizer que o termo sportista "foi citado numa entrevista da Roxos & Doentes, empresa parceira do Sport, em entrevista com o ex-Técnico Rubro-Negro Geninho". OK. O que vem a ser "Roxos & Doentes"? Como posso ter acesso ao texto da entrevista (em fonte oficial, claro)?
Fiz uma pesquisa sobre o termo e encontrei apenas referências à torcida, não ao torcedor (que é ao que se refere a info caixa).
Sem fontes, o termo pode até ficar, mas vai ter um aviso [carece de fontes?] ao lado e fatalmente vai ser retirado e uma nova guerra de edições se iniciará.
Resumindo, essa pendenga não tem motivo de existir. Basta que se apresentem as fontes nos termos de Wikipedia:Fontes fiáveis.
Porantim msg 23h18min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)
Porantim, a Roxos & Doentes é uma empresa que cuida de várias lojas de clubes brasileiros, entre eles o Sport.
Ela tem uma central de notícias em seu site, mas, infelizmente, não consegui encontrar a notícia fornecida pelo Userwiki em que o termo sportista é mencionado.
Secs (discussão) 03h54min 29 de Setembro de 2008 (UTC).

Busquei e encontrei outra fonte bastante confiável sobre o termo. É uma notícia sobre o jogo Sport 4 x 1 Palmeiras na Copa do Brasil 2008, segue: http://www.futebolpaulista.com.br/clube.php?cod=4&ref=1&txt=11728, em que o site no 2º parágrafo utiliza o termo "Casa Sportista" referindo-se à Ilha, e conseqüentemente ao Sport como um todo, pois é a "Casa dos Sportistas". Tive que pôr essa fonte pois a da entrevista estava com problemas. Enfim, com isso esperamos que haja o reconhecimento dos administradores, e também o desbloqueio do artigo, que como Porantim disse, basta apresentar fontes fiáveis e acabar de vez com essa questão.

Grato.

Userwiki (discussão) 00h57min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)

De fato se entrarmos no site http://www.futebolpaulista.com.br/clube.php?cod=4&ref=1&txt=11728 fornecido pelo Userwiki e clicarmos no link Notícias observamos uma matéria sobre um jogo entre o Palmeiras e o Sport em que o termo sportista é usado. Segue-se os 3 primeiros parágrafos da matéria:
Palmeiras cai na Ilha do Retiro pela segunda vez no ano
Mais uma vez, o Palmeiras perdeu do Sport na Ilha do Retiro. Neste domingo, o time de Recife fez 2 a 0 no Verdão, em jogo da quinta rodada do Brasileirão 2008.
Foi o segundo revés palestrino na casa sportista. Em confronto válido pela Copa do Brasil, o Leão da Ilha havia feito 4 a 1 no Verdão, depois de empate por 0 a 0 em São Paulo.
O Palmeiras jogou neste domingo com sua força máxima, ao contrário do rival. Visando o título da Copa do Brasil, Nelsinho Baptista utilizou apenas três jogadores que enfrentaram o Corinthians no primeiro duelo da final, na última quarta-feira...
Também pesquisei sobre o termo no Google e encontrei várias referências de torcedores do Sport se autodenominando sportistas. Segue o endereço da pesquisa: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&rlz=1C1CHMG_pt-BRBR291&q=sportista+recife&btnG=Pesquisar&meta=.
Na minha opinião essas fontes são mais do que suficientes para colocar a designação no artigo ainda com a devida observação sobre o pouco uso do termo.
Não iremos achar nenhuma fonte em que se afirme oficialmente que este termo é usado pelos torcedores do Sport. Assim como não vamos achar também as devidas fontes para os termos Rubro-Negro e Leonino pois isso é uma designação do próprio torcedor e já que encontramos ocorrências em que ele use tal termo então devemos fazer a devida menção no verbete.
Minha opinião final é que o termo seja colocado no artigo, mas com a observação já discutida de pouco uso. Ficando assim: Sportista (pouco usado).
Secs (discussão) 03h43min 29 de Setembro de 2008 (UTC).
Bom, aí se usa "sportista" se referindo ao time, não ao torcedor. Sobre o link do Google, só tem blog e fórum, coisas sabidamente não fiáveis.
Sobre os termos Rubro-Negro e Leonino, tive a curiosidade de buscar no Google junto com "Sport Club Recife", e veja o resultado:
O cuidado que temos que ter aqui é não dar visibilidade a um termo inventado. Muito comum por aqui tentar ganhar fama para pessoas ou idéias de forma artificial.
Porantim msg 11h12min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)
Realmente, observando detalhadamente os "hits" do termo encontrados na pesquisa google quase todos recaem justamente neste artigo do wikipédia. Ou são cópias do artigo ou são o próprio artigo.
Começo a achar que o termo foi inventado/divulgado apenas aqui.
Portanto, mudo a minha opinião, concordo com o Porantim, o termo deve permanecer de fora do artigo.
Secs (discussão) 1 de Outubro de 2008, 22h13min (UTC)

Pioneirismo[editar código-fonte]

é realmente necessária a parte que fala do jogo contra o colo-colo?

removi a parte que tem "Sportista" porque não se aplica ao torcedor e sim ao time..

Noiadodh (discussão) 19h00min de 26 de fevereiro de 2009 (UTC)


Botaram de volta o termo "sportista", mas coloquei de volta o "(pouco usado)". O termo é extremamente raro. Por isso não é bom tirar o "(pouco usado)". Robfbms (discussão) 23h05min de 7 de abril de 2009 (UTC)

O Grito de Casá[editar código-fonte]

Fica aqui minha crítica ao texto da Wikipedia a respeito do grito da torcida do Sport, que assim como acontece naturalmente entre as torcidas do futebol brasileiro, foi copiado e adaptado da torcida do Vasco. No texto, vem dizendo que o grito de Casaca surgiu por volta da década de 1940, levado por Ademir Marques de Menezes quando se transferiu do Sport para o Vasco. No entanto, é fato histórico que tal grito surgiu no Vasco da Gama no princípio da década de 1920 no elenco do remo, esporte original de fundação do clube carioca. Daí em diante, depois de um determinado tempo passou a ser usado também no futebol. Tal grito tem grande semelhança com gritos proferidos em Universidades portuguesas, reforçando a ligação entre o Vasco e o grito original de Casaca.


É uma falácia dizer que torcida do sport criou o grito. Há publicações da década de 1920 e 1930 no Rio de Janeiro confirmando o uso do grito "Casaca" por lá. [1]

Referências

Sobre o nome "Sportano"[editar código-fonte]

Sobre a discussão sobre as denominações do torcedor do Sport Club do Recife concordo plenamente sobre os termos "rubronegro" e "leonino" . Entretanto mais duas (2) denominações estão sendo utilizadas pela torcida do Sport de forma geral. "Sportista" e "Sportano" são termos utilizados desde o ano passado, desde a Copa do Brasil 2008. Estes termos surgiram da necessidade que alguns torcedores sentiram de fazer referências à antiga cidade grega de Esparta ( ou Sparta ), berço de uma linhagem de guerreiros e gladiadores. Esta é a verdadeira origem dos dois termos. Os dois são, mesmo que pouco, usados pela torcida tanto no dia à dia quanto na internet. Sendo que gramaticalmente o termo "Sportano" é mais correto do que "Sportista" , visto que o 1º refere-se à natureza e o segundo à uma qualidade. Por exemplo: urbano é aquele 'da cidade'. Urbanista é aquele que 'estuda a cidade'. Cubano é aquele indivíduo que nasce em Cuba, Cubanista ( como brasilianista ) se refere apenas aquele que estuda ou simpatiza com Cuba. Como me parece que a língua portuguesa não basta para pôr , modificar ou retirar um termo na Wikipédia fui atrás de fontes na internet. Não encontrei na mídia profissional nenhum dos termos. Nem "Sportano" e nem "Sportista". Entretando vi vários indivíduos ( torcedores do Sport )em blogs ou fóruns se referirem ao termo "Sportano".Por exemplo:

Sobre Sportanos

"...SPORTANOS……..LUTAR CADA UM POR 3,4,5,1000……NÃO IMPORTA……LUTAR..." [1]

"... ONTEM VCS SENTIRAM E PADECERAM INERTES DIANTE DE 35 MIL “SPORTANOS” IRMÃO E DESCENDENTES DOS ..." [2]


"...pensa que vai para algum lugar caiu na ilha de lost se fufufufufufu aqui quem manda são os sportanos..." [3]


"...sua blogueira ficou tão desnorteada que nem bloqueou muitos dos “sportanos” como eles mesmo dizem..." [http://colunas.globoesporte.com/juniorvilela/2008/06/12/quem-comeu-a-uva-foi-o-leao/ ]

Portanto vou inserir "Sportano" como termo para os torcedores do Sport Club do Recife na Página Principal deste, e aguardo ajuda de outros usuários da Wikipédia no que se refere à este assunto.Fraternalmente.

--Thales Valença (discussão) 21h11min de 11 de maio de 2009 (UTC)

Títulos[editar código-fonte]

O que é isso?

O Sport conta realmente o 1° lugar num dos Grupos da Zona Norte-Nordeste da Taça Brasil?

A conquista da Zona inteira, como ocorreu com o próprio em 1962, tudo bem. Mas UM dos grupos? Que palhaçada. Nunca vi isso.

E ainda estavam contando como "Copa" essas "conquistas"...

Peço que os editores dêem suas opiniões NÃO-clubistas aqui, por favor.

Victor Kbça (discussão) 22h27min de 21 de novembro de 2009 (UTC)


Tudo bem dar uma puxada de sardinha, mas daí dizer que o pardieiro da Ilha do Retiro é o melhor estádio do Nordeste é demais! Sabemos que a Ilha do Retiro tem um gramado cheio de crateras e é um estádio estacionado no tempo! E não melhoram justamente porque é uma forma de vencer jogos! O Castelão, em Fortaleza, supera a ilha do Retiro! DARK!

Ilha do retiro[editar código-fonte]

E li no artigo sobre o sport que a ilha do retiro segue o padrão FIFA. Essa informação é totalmente mentirosa, o único estádio em recife pernambuco que segue o padrão fifa e recebe os jogos da seleção brasileira de futebol nas eliminatorias da copa do mundo é o estádio do Santa Cruz Futebol Clube, estádio José do Rêgo Maciel, tambem conhecido como Mundão do Arruda, Com capacidade para 66 mil pessoas.

Falácia sobre o grito de guerra[editar código-fonte]

Trecho retirado da seção a seguir da página do Sport no wikipedia (que simplesmente não pode ser editada):

"O Vasco da Gama possui um grito de guerra semelhante ao do Sport, com modificações sutis em alguns versos. Mas o que se sabe é que por lá ele começou a ser bradado por volta de 1942, época em que o legendário Ademir Menezes, maior jogador da história do Sport, do futebol Pernambucano e um dos maiores centroavantes da história do futebol mundial, começou a jogar por lá, apresentando o grito aos jogadores do Vasco." fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sport_Club_do_Recife#Grito_de_guerra

É de fazer rir este trecho acima, quando se visita a página do Clube de Regatas Vasco da Gama e conhece-se a história como de fato ela aconteceu: http://pt.wikipedia.org/wiki/Club_de_Regatas_Vasco_da_Gama#Grito_de_Casaca

Informação parcial no artigo..[editar código-fonte]

"O Sport possui uma vantagem grandiosa em relação ao seu arquirrival, com um número superior a 60 vitórias de diferença. incluindo assim um fato curioso dentro do futebol brasileiro: é o clássico de maior "freguesia" no país."

Vou remover esse "grandiosa" e a outra parte que está em negrito pelo fato de ser parcial até demais. Roger360 (discussão) 16h04min de 12 de julho de 2010 (UTC)

TAG "Parcial"[editar código-fonte]

O artigo contém muitos trechos parciais.
Trechos parciais como:

  • Citação: O Cazá, cazá tem como palco principal a Ilha Mais Famosa do Brasil.
  • Citação: Vista frontal das sociais e cadeiras da Ilha do Retiro, o templo de todos os Rubro-negros. É o melhor estádio do Nordeste, e um dos melhores do Brasil.
  • 'Citação: O Sport durante sua gloriosa história (...)comentário não assinado de Roger360 (discussão • contrib) (data/hora não informada)
Symbol support vote.svg Concordo Há muitas partes no artigo com engradecimento extremamente desnecessário. Victor Kbça (discussão) 21h12min de 14 de julho de 2010 (UTC)
Symbol declined.svg Discordo Sinceramente, se formos nesse mesmo modo de interpretação, que os artigos tem esses termos, e etc., a maioria dos artigos clubísticos terá de ter tal TAG. Afinal, é inevitável dizer que muitos tem esses casos. Basta fazer a análise. Userwiki msg 21h03min de 12 de julho de 2010 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo', pois, na Wikipédia, qualquer informação deve vir acompanhada de fontes fiáveis. Userwiki, se você quiser manter os trechos considerados parciais, estes deveriam ser justificados e acompanhados por fontes. Vou colocar a TAG agora mesmo. Ednaldo Lopes 00h24min de 29 de novembro de 2012 (UTC)
Symbol support vote.svg Concordo O princípio da imparcialidade na Wikipédia não é respeitado neste artigo e em muitos momentos, o texto assemelha-se a blogues de fã-clubes, com o Sporte é o melhor, é isso, é aquilo, esquecendo-se que é apenas um entre centenas de clubes do nordeste brasileiro com títulos e passagens pela primeiro divisão. O "R" Aliado 02h10min de 29 de março de 2015 (UTC)

Elenco do Sport[editar código-fonte]

VI LA NO ELENCO DO SPORT E NAS TRANSFERENCIAS QUE O RAFAEL MARQUES VEIO POR EMPRÉSTIMO ELE NÃO VEIO POR EMPRÉSTIMO E O SPORT CONTRATOU ELE SEM EMPRÉSTIMO. QUERIA PODER AJUDAR EDITANDO MAS NÃO DÁ, A PÁGINA ESTA BLOQUEADA SOU NOVO NA WIKIPÉDIA E ESPERO QUE CORRIJAM ESSE ERRO. Lucianozn13 (discussão) 02h11min de 4 de janeiro de 2012 (UTC)

Publicam uma mentira, bloqueiam sua edição: muito cômodo[editar código-fonte]

Pergunta-se? Cruzeiro, Internacional, Flamengo, Vasco, Santos e o São Paulo já foram rebaixados alguma vez na história do Campeonato Brasileiro? Resposta: NUNCA


Pergunta-se? Com qual dessas equipes o Sport DISPUTOU uma partida do Campeonato Brasileiro de 1987? Resposta: NENHUMA

Porque o suposto campeão de 1987 não disputou partidas contras as equipes nunca rebaixadas e presentes na competição daquele ano? Resposta: Porque o Sport e o Guarani estavam disputando a Segunda Divisão de 1987 contra equipes "tradicionais" como Bangu, Atlético Paranaense, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira,Treze,Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará,Náutico, Joinville, CSA e America.

O verdadeiro e único campeão de 1987 disputou o título com quais clubes? Resposta: Internacional, Atlético MG, Grêmio, Fluminense, Palmeiras, Vasco, Botafogo, Santos, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, etc.

Me respondam por favor? Como pode um campeão de elite em 1987 não ter disputado jogos contra as equipes que nunca foram rebaixadas?

A frase acima está desatualizada. Vasco e Internacional já foram rebaixados. HenriqueMPSouza (discussão) 02h35min de 29 de novembro de 2018 (UTC)

"maior do nordeste"[editar código-fonte]

Como a maioria das alegações feitas por rubro-negros nesta página, esta também é uma passível de correção. Sou de recife e nunca ouvi ninguém se referir ao sport como o maior do nordeste, até porque isto não é verdade. Historicamente não só o sport como o futebol pernambucano estão muito atrás em relação ao futebol baiano e sem sombra de dúvidas o bahia é o único grande time do futebol nordestino e portanto O maior do nordeste. Assim sendo, acho coerente e por demais razoável que esta alcunha seja retirada da página do sport club do recife junto com todas as referencias a esta mentira.

"Rivalidade"[editar código-fonte]

No tópico relacionado a rivalidade com o Santa Cruz a diferença de vitórias está errada. ou seja está desatualizada necessita ser modificado.

patrocinio master do sport[editar código-fonte]

saiu no globoesporte.com que o sort fechou com a caixa economica por 6 milhões e quero editar a pagina do sport recife.

Resposta aos questinamentos que o Sport e guarani teriam disputado a serie B.[editar código-fonte]

Aqueles que opinam com paixão e insistem que suas opiniões refletem a verdade pura e absoluta. Solicito que consultem quem foi o vice-campeão Brasileiro de 1986. A resposta a essa pergunta é o time do Guarani. Com base nessa informação nesta informação, fica claro que os critérios que resultaram na criação dos quatro módulos não foi o ranking da primeira divisão do ano anterior. Na verdade, a segunda divisão foi disputada pelos modulos azul e branco. mais informações vide link

http://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Brasileiro_de_Futebol_de_1987_-_S%C3%A9rie_B

Finalmente, segue minha opinião, que definitivamente não representa a verdade, mas minha perspectiva para tais fatos. A Copa União nunca deveria ter sido organizada nos moldes em que ocorreu. A necessidade de negociar o cruzamento dos modulos, após o inicio das competições, advem justamente da falta de legitimidade do torneio. Em todo caso, quando Eurico Miranda negociou o cruzamento dos módulos, ele representa também o Flamengo. por fim, Caberia ao Flamengo e ao Internacional, solucionar o imbróglio realizando o cruzamento e acabando com qualquer discussão sobre esse aborto chamado Copa União. Porém, a soberba e a Arrogância dos cartolas do clube de Maior torcida do Brasil, impediu que a racionalidade reinasse e tentaram voltar atrás do que foi decidido, achando que sua grandeza seria suficiente para esmagar o obnubilado regulamento. Por sua covardia, o Flamengo foi punido e a desejada taça das bolinhas pertence legitimamente ao São Paulo.

Força tarefa para remoção de tags[editar código-fonte]

Pessoal, atualmente há 3 tags no artigo do clube: erro na formatação das referências, falta de outras referências e imparcialidade. Inicie uma revisão das referências, conferindo se ainda estão disponíveis, ajustando a formatação onde for necessário e atualizando as inexistentes. Toda a parte introdutória do artigo foi revisada, como também a seção de títulos, adicionando referências a eles.

Se possível, gostaria de convidá-los a continuar esse processo de revisão para eliminarmos as tags referentes a referências. É também muito importante que sejam removidos e reportados na atualização os fatos e eventos para os quais não há referências disponíveis na web. E devemos levar esse processo a sério, não citando qualquer site, como por exemplo blogs sem nenhuma credibilidade escritos por apaixonados imparciais os quais não mostram suas próprias referências.

Por fim, a parte mais polêmica: imparcialidade. Depois de concluirmos o processo de revisão das referências vai ficar mais fácil tornarmos o artigo imparcial. Uma das minhas sugestões é evitar o uso de alcunhas ao longo do texto uma vez que soa pouco enciclopédico e muito mais marketeiro. Sugiro que no texto as referências sejam "O clube", "O Leão", "O Sport Recife" e coisas do gênero que não soem marketing. Só temos a ganhar com isso, removendo essa vergonhosa tag de imparcial...

20 de setembro de 2015 Abraço.

parcialidades[editar código-fonte]

Na revelação de atletas, o Sport Recife apresentou, ao Brasil e ao mundo, atletas dos mais variados esportes, que chegariam ao reconhecimento nacional e internacional : O clube não deu reconhecimento internacional para os jogadores citados, e sim, suas carreiras. O "R" Aliado 22h07min de 29 de outubro de 2015 (UTC) O Sport Club do Recife foi o primeiro clube nordestino a constar na lista do IFFHS, órgão reconhecido pela FIFA e responsável pela soma de todos os resultados de torneios nacionais e continentais. Logo na primeira aparição na lista, o Leão ficou entre os 100 melhores clubes do mundo, aparecendo na 97ª posição, com 118 pontos. Outro trecho parcial, sem fontes. O "R" Aliado 22h09min de 29 de outubro de 2015 (UTC)

Vamos aos pontos:

1- "O clube não deu reconhecimento internacional para os jogadores citados, e sim, suas carreiras." Não há nada de imparcial nisso, é apenas uma forma de se expressar. Então eu não posso dizer que o "Sport fez dois gols contra o Santa", tenho que apontar os atletas, é? Isso não fere de forma alguma a parcialidade.

2- Falta de fontes é diferente de parcialidade. Se não há uma fonte para IFFHS, então que a cobremos, mas isso não é imparcialidade.

Pelos expostos aqui, a indicação de neutralidade deve ser removida e a de carece fontes adicionada. De acordo? Julianoens (discussão) 22h43min de 29 de outubro de 2015 (UTC)

São pequenos exemplos de inúmeras parcialidades. O editor BR64 tentou refazer o texto para remover todas as parcialidades de foi impedido, portanto, o TAG deve ficar, até ser refeito todo o conteúdo ufanístico, parcial e de blog. O "R" Aliado 22h46min de 29 de outubro de 2015 (UTC)
Eu fiz muitos ajustes e estou disposto a fazer qualquer revisão adicional. Onde há mais problemas? Os dois casos apresentados não se enquadram. Vamos trabalhar juntos para remover essa tag. Julianoens (discussão) 23h35min de 29 de outubro de 2015 (UTC)

Torcida Organizada[editar código-fonte]

É público que o Sport rompeu com torcidas organizadas, que provocam badernas e arruaças. Inclusive expulsou membros de torcidas organizadas do quadro de sócios.

Confiram no link: http://www.sportrecife.com.br/noticias/sport-excluira-membros-de-torcida-organizada-do-quadro-de-socios

Recentemente, o Sport teve que jogar com portões fechados contra o Atlético PR, devido a brigas da torcida Jovem, em Curitiba, no jogo contra o Coritiba.

Acho que o artigo deveria EXCLUIR a correlação do Sport Club do Recife com torcidas organizadas. Mais vale citar as embaixadas oficiais, que teve como inauguração a Leões de SAMPA, e deverá se estender por outras cidades.

Alcunhas sem fontes[editar código-fonte]

Qual a fonte independente e reputada que confirma estes apelidos?. Nesta edição, foi removida de forma inexplicada uma referência reputada para alterar o "ranking" de 15º para 11º. Em seu lugar foi inserida uma fonte do "Lance!" (que está inativa) e que provavelmente não confirmaria os números, pois a fonte removida a citava como referência. Qual o critério efetivamente convincente para colocar o clube no topo das torcidas do nordeste, alcunhando-o de "maior do nordeste" ? Em agosto de 2014, segundo a fonte "Globo Esporte" (que foi removida), o Bahia por exemplo, tinha um milhão de torcedores a mais que o Sport e obviamente é impossível o Sport ter "saltado" de 3º para 1º lugar no nordeste em tão pouco tempo, além do que parece não haver outras pesquisas oficiais desde então. "Criar" apelidos sem citar fontes é pesquisa inédita. Além disso "lideranças numéricas" (mesmo que existissem realmente) são efêmeras. Apelidos devem ser citados apenas quando consagrados e confirmados com fontes independentes e reputadas, para que a enciclopédia não se torne uma "disseminadora de pesquisa inédita".
PauloMSimoes (discussão) 03h02min de 14 de dezembro de 2015 (UTC)

Princípio da imparcialidade[editar código-fonte]

O Wikipédia:Princípio da imparcialidade para artigos da Wikipédia mostra desacordo com a seção Pioneirismo, quando uma seção exalta um clube, como se fosse o melhor do país e não é bem assim, relatando inúmeras situações sem apresentar fontes fiáveis. O "R" Aliado 16h16min de 15 de fevereiro de 2016 (UTC)

Maior do Nordeste[editar código-fonte]

Olá Userwiki! O usuário FreddoECB apontou nas páginas protegidas que a alcunha "Maior do Nordeste" é parcial, principalmente por causa da rivalidade do "título" com o Bahia. Concorda em retirar a alcunha por ser parcial? O Freddo também colocou a mesma frase no artigo no Bahia, o que ao meu ver também precisa ser retirado. Precisamos respeitas o principio de imparcialidade em ambos os artigos. --Hume42 03h45min de 13 de janeiro de 2017 (UTC)

Lamentável o Wikipedia deixar os torcedores do Sport colocarem Maior do Nordeste em Alcunhas, o próprio time se diz maior do nordeste? Isso significa que é verdade? Enquanto isso na página do Bahia tiraram o Maior do Nordeste, sendo que todos torcedores não só do Bahia como de outros times consideram, porque só no do Sport pode ter? Deve ser porque esse time só vive de mentiras. E quantas mentiras. comentário não assinado de 200.149.172.174 (discussão • contrib) 07h56min de 17 de janeiro de 2017‎ (UTC)

"Primeiro campeão brasileiro do nordeste"[editar código-fonte]

O primeiro campeão brasileiro do nordeste é o Bahia em 1959, e por ser do nordeste não faz nenhuma diferença dos outros campeões. Apaga isso que tá feio, põe campeão brasileiro de 1987 e ponto! Essa página não tá parecendo uma enciclopédia, tá parecendo um blog de um clubista de mal gosto pessoal. comentário não assinado de 189.47.223.107 (discussão • contrib) 08h35min de 15 de março de 2017‎ (UTC)

@Userwiki: De certa forma tenho que concordar com o IP. A unificação da CBF não tornou o Bahia o primeiro campeão brasileiro, apenas reconheceu/formalizou a conquista; o Bahia sempre foi o primeiro campeão caso a CBF mantenha essa posição. Caso contrário, seria dizer que a CBF tornou o Bahia campeão, e não que o próprio Bahia conquistou o caneco. Isso por si só não tornaria o título de 87 como pioneirismo. --Hume42 20h58min de 15 de julho de 2017 (UTC)

Rebaixamento[editar código-fonte]

O time caiu em 2012. 146.120.110.96 (discussão) 18h33min de 25 de julho de 2017 (UTC)

Edição[editar código-fonte]

Olá.

Sou novo na Wikipédia. Como posso editar a página do Sport?

Obrigado.comentário não assinado de Jylow (discussão • contrib) 20h14min de 16 de fevereiro de 2018 (UTC)

Clicando na aba "editar" ou na aba "editar código fonte". Odílio (discussão) 20h22min de 16 de fevereiro de 2018 (UTC)

Olá, Odílio.

Obrigado. A página está semiprotegida.

Como faço para ter conta confirmada?

--Jylow (discussão) 20h25min de 16 de fevereiro de 2018 (UTC)

Tem que esperar 4 dias e fazer 10 edições em outros artigos. Odílio (discussão) 02h54min de 17 de fevereiro de 2018 (UTC)

Pessoal,

Removam as marcações que estão vermelhas.

Obrigado.

--Jylow (discussão) 20h45min de 16 de fevereiro de 2018 (UTC)

Marcações vermelhas são artigos a serem criados. Tem certeza que não vale a pena criá-los? Odílio (discussão) 02h54min de 17 de fevereiro de 2018 (UTC)