Discussão:Suíones

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Suiones, Suehans, Suetidi - Svioner, Sviar, Svear[editar código-fonte]

A identificação e caracterização dos povos Suiones, Suehans e Suetidi, de Tácito e Jordanes, como sendo os mesmos que os consagrados Svioner, Sviar e Svear é uma questão em aberto.

A letra "u", do latim medieval, expressava os sons "u" e "v" da atual língua portuguesa, conforme era vogal ou era consoante.

Qual era então a pronúncia de "Suiones"? Em textos suecos, "Suiones" é transcrito como "Sviones" e assuecado como "Svioner", dado o seu parentesco com os termos locais nórdicos "Svear" e "Sviar".

Ideia Ideia: "Sviones" e "Sviões" em vez de "Suíones" e "Suiões". Por que não o termo original "Svear", aportuguesado para "Sveas"?

Porque suíones e suiões estão prescritos em ótimos dicionários lusófonos. Sem chance os híbridos sviones e sviões, que acrescentam um inexistente "sv".--Rena (discussão) 22h15min de 5 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Ocorrência de suíones em português[editar código-fonte]

  1. "Depois, no próprio Oceano, os povos dos suíones predominam por frotas, afora homens e armas." (Para além do limes: A Germania de Tácito em gênero e germano (Exemplar corrigido) (2014) p. 108)
  2. "culturalmente dos suíones (de onde advém o termo sueco)" Dicionário de História e Cultura da Era Viking
  3. "onde habitavam os Svears ou suíones, segundo Tácito" (grifo meu)
  4. ["Suíones, ou seja, habitantes que viviam na região" - Desvendando os vikings (p. 212)]"--Rena (discussão) 11h45min de 10 de novembro de 2018 (UTC)[responder]
  5. "Seu nome em nórdico antigo, svíar, deu origem ao Reino dos Suíones (Svea rike), que depois se transformou no Reino da Suécia (Sverige)." (Vikings - Histórias e batalhas do exploradores do mar)
  6. Idade Média - Bárbaros, cristãos e muçulmanos (Umberto Eco)
  7. Guia O Mundo Dos Vikings Ed.02: Histórias e batalhas do exploradores do mar
  8. Prosodia de nomes próprios pessoais e geográficos
  9. TÁCITO E O CAPÍTULO 42 DO AGRICOLA
  10. Aulete
  11. VOC
  12. VOLP (necessário pesquisar na barra de busca)
  13. Dicionário Aurélio (sem visualização online gratuita)

Ocorrência de suiões em português[editar código-fonte]

  1. Dicionário Houaiss (sem visualização online gratuita)
  2. Ciberdúvidas
  3. História da civilização antiga e medieval
  4. História da Civilização Ocidental (USP)
  5. Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos
  6. BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE O INGLÊS ANTIGO
  7. http://www.filologia.org.br/xxii_cnlf/cnlf/tomo01/021.pdf
  8. PRECISAMOS FALAR SOBRE (F)LOKI: BREVES COMENTÁRIOS SOBRE HISTÓRIA, MITOS E NAVIOS
  9. NENHUM HOMEM PODE ENTENDER BEM OS RAJPUTS DE OUTRORA...
  10. Topônimos escandinavos na Ilhas Britânicas
  11. Paganismo e Cristianismo no Poema Beowulf

Os Svear - Svears - Sveas em textos em português[editar código-fonte]

  1. "É importante ressaltar que a história da morte de Hrethel e Heardred é apresentada em diversos momentos da narrativa, parte da guerra dos Sveas vs Geats. " (VIII Congresso Internacional de História)
  2. "Uma análise mais detida desta questão no poema aponta a presença de inúmeras tribos germânicas da região da Escandinávia como os Sveas, Frisos, Wulfingas, Geats, além de e personagens históricos que estão presentes em outras fontes, como Hygelac, Hrothulf, Hrothmund, Scyld, Eadgils, Onela, entre outros, e que são frequentemente encontrados em genealogias reais e fontes que os ligam, de alguma forma, aos reinos anglosaxões. " (Universidade Estadual de Maringá/Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes/Maringá)
  3. "Sei lá por que estranhas razões, Paris pouco me dizia, o paraíso me parecia estar no reino dos Sveas." (Au bord d'elle)
  4. "Depois foi lá para o norte, no que agora é chamado "nação dos svea".] (Universidade de São Paulo)
  5. "Durante o Período Viking a Dinamarca se encontrava habitada pelos povos daneses, a Suécia pelos povos svears e gotars e a Noruega dividida entre inúmeros povos" (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
  6. "Durante o período Viking a Dinamarca se encontrava habitada pelos povos daneses, a Suécia se encontrava dividida pelos povos Svears e Gotars e a Noruega se dividida entre inúmeras pequenas povoações que habitavam seus fiordes." (Revista Crítica Histórica)
  7. "Esse poder e riqueza dos Svear, provavelmente é derivado do seu controle sobre o rio Frys e o comércio de ferro e peles ali realizado (CLARKE, 1997, p. 35), assim como vale ressaltar que outros túmulos da mesma época contêm itens de má qualidade, deixando claro a existência de uma sociedade de posições, onde existia uma pequena classe rica e dominante que comandava uma maioria menos abastada e que deveriam habitar os estabelecimentos rurais. (JOSÉ LUCAS CORDEIRO FERNANDES, “IN SORTE DIABOLI ”: CULTURA ESCRITA E A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO DE DEMONIZAÇÃO DO PAGÃO NA BRENNU-NJÁLS SAGA (SÉC. XIII), Universidade do Ceará)
  8. "Os Svear habitavam o centro-leste da Suécia, sendo um dos povos que formaram a base cultural dos Vikings suecos..." (Johnni Langer, Os vikings na Inglaterra medieval, História, imagem e narrativas )
  9. "Através dos trabalhos de Nerman foi possível discernir duas presenças escandinavas principais: os Svear, militarizados, e outro povoamento, contendo inclusive enterramentos de mulheres e crianças, com achados mais similares à Cultura Material de Gotland. " (André S. Muceniecks, Notícias Asgardianas, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos)
  10. " Os Svear eram o grupo cultural dominante na região central da Suécia, do século I d.C. até meados da primeira Era Viking (século X d.C.), especialmente nas terras do lago Mälaren e Uppsala. " (Johnni Langer, Midvinterblot: O Sacrifício Humano na Cultura Viking e no Imaginário Contemporâneo, Brathair - Revista de Estudos Celtas e Germânicos )
  11. "Algumas décadas mais tarde Ailnoth criticou os Svear e os Götar tanto por serem bárbaros ou rudes e por apenas manterem a sua fé cristã enquanto sua fortuna era boa, mas se os ventos do infortúnio sopravam contra eles – ‘ou a terra não produzia colheita ou o céu a sua chuva, ou inimigos atacá-los ou greves de fogo’- eles voltavam-se contra os cristãos e tentavam expulsá-los do país." (Flávio Guadagnucci Palamin, O guerreiro Viking na Edda Poética, Universidade Estadual de Maringá)
  12. "Seu exército era chamado os Svear e em sueco este país ainda é denominado Sverige, a Terra dos Svear" (David Icke, O Maior Segredo)
  13. "Quanto à Suécia, já existiam os Svear como povo ou conjunto de comunidades, mas o processo de unificação do país foi moroso e apenas em 1164 há notícia do título de Rei dos Svear e Götar (Lindkvist 2008, 671), dando a entender que se tinha atingido uma unidade que englobava o centro e parte do sul do actual território sueco." (Hélio Fernando Vitorino Pires, Incursões Nórdicas no Ocidente Ibérico (844-1147): Fontes, História e Vestígios, Universidade Nova de Lisboa)
  14. "Um dia, enquanto seu marido lutava em uma longa guerra contra os svear, ela subiu em um barco com seu filho e dirigiu-se à terra dos Volsung, à procura de seu irmão." (Manuel Velasco, Breve História dos Vikings)
  15. "...menciona, na Saga de Santo Olavo, a presença de um mercado de inverno na região de Uppsala, bem como um festival ritual e a Thing dos Svear, que, provavelmente, é a mesma Disthing citada na legislação real Upplandslage de..." (Johnni Langer, Dicionário de mitologia nórdica: Símbolos, mitos e ritos)
  16. "... A primeira missão a pregar aos daneses e aos Svear data de período tão recuado como as proximidades do ano 820, mas a aceitação publica do Cristianismo só seria mais extensiva..."

Renomeação[editar código-fonte]

Concordo em mudar o nome para Svear, a forma mais usada em textos em português. A convenção de nomenclatura de nomes próprios da Wikipédia prescreve o uso da forma mais usada.--HCa (discussão) 16h08min de 20 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Discordo. O nome atual, que sempre esteve ali, é registrado em dicionários e prontuários linguísticos e tem uso na língua. Não entendo o que se quer ganhar com isso. De verdade. Chamo Gameiro D​ C​ E​ F para mediar (e convido-o a partir na discussão dos godos da Escandinávia).--Rena (discussão) 16h26min de 20 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Discordo O nome é comummente utilizado em dicionários e livros de História e Cultura da Era Víquingue e Escandinávia. Shgür Datsügen (discussão) 17h23min de 20 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Comentário. De acordo com Wikipédia:Convenção de nomenclatura/Nomes próprios, parece-me claro que "Suíones" cumpre os requisitos a) e b) do ponto 1 (consagração académica e uso). O uso de "Svear" parece também generalizado, no entanto. Conclusão: "Suíones" no título, per convenção / "Suíones", "Suiões" e "Svear" no parágrafo inicial. Cumpre também ressalvar, que o uso de qualquer destas palavras no corpo dos artigos é legítimo. Mas será importante pelo menos um parêntesis ou nota de rodapé na primeira vez em que o povo é mencionado. Ex: "Nesse ano foram invadidos pelos Suíones (também conhecidos como Suiões ou Svear — ver secção de etimologia)". ou "Nesse ano foram invadidos pelos Svear[nota 1]. Gameiroestá lá? 17h30min de 20 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Notas

  1. Também conhecidos como Suíones ou Suiões. Para uma melhor explicação, ver secção de etimologia.
Discordo Face à aplicação das regras, não vejo outra hipótese que não seja a de discordar da movimentação para "Svear". Gameiroestá lá? 14h49min de 21 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Discordo Se há um termo em português, largamente referenciado, mesmo que não existisse a convenção de nomenclatura referida pelo Gameiro, tem algum sentido usar um termo estrangeiro??? Acham que na wiki sueca alguém vai pensar em mover Lusitaner para "Lusitanos"?! --Stegop (discussão) 01h34min de 21 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

Comentário Suíones parece ser um termo com maior aceitação. Suíones tem a seu favor estar referenciado em fontes académicas, e combinar melhor com Gautas. Svear tem a seu favor ser mais usado em fontes académicas, e em contra combinar pior com gautas, além de ser um estrangeirismo com o elemento sv, invulgar em português. Vejamos como evolui a discussão. Seria excelente chegar a uma solução consensual.--HCa (discussão) 11h14min de 21 de novembro de 2018 (UTC)[responder]

A maioria discorda de qualquer tentativa de mudança e o Gameiro deu a solução mais plausível nesse caso. Cite que svear existe, mas de modo algum pode ser preconizado quanto abunda fontes léxicas para suíones e suiões, a critério. Ficarmos arrastando essa discussão por tempo indeterminado não vai tornar o consenso mais consensual.--Rena (discussão) 14h08min de 21 de novembro de 2018 (UTC)[responder]


Não Vou retirar a tag de renomeio, o consenso aqui me parece claro pela manutenção do título atual.-- Leon saudanha 14h34min de 27 de novembro de 2018 (UTC)[responder]