Discussão:Substância

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

porque e que em arabe escrevem muito menos *? aguardo resposta atenciosamente Tomásio

Argumentação[editar código-fonte]

Este artigo estava ligado ao artigo da lingua inglêsa Chemical substance, sem no entanto ser específico a este ponto. Não me parece existir na Wiki inglêsa um artigo com o grau de generalização deste.

Como estou precisando de um artigo específico sobre substâncias químicas, vou criar um artigo mínimo no redirecionamento Substância química, já existente com a definição necessária e desassociar este do artigo Chemical substance da lingua inglêsa, associando o artigo mais específico no lugar. Depois, alguém que conheça mais do assunto deve subdividir esses artigos de forma mais adequada.

A definição para o termo Subdtância puro, no dicionário, é esta: "s.f. Filosofia. Princípio do ser, que é permanente, em oposição aos acidentes que mudam. Qualquer espécie de matéria, corpo: substância dura, mole. Natureza de uma coisa; essência: a substância não coincide com a aparência. A parte mais nutritiva dos corpos; força, robustez, vigor: as plantas tiram a sua substância da terra. Fig. Aquilo que há de essencial numa obra, num ato etc.; síntese, fundo: reter a substância do discurso. Química. Substâncias orgânicas, substâncias extraídas dos seres vivos ou criadas por síntese, e que contêm carbono e hidrogênio. Substância, massa ou matéria cinzenta, o cérebro. loc. adv. Em substância, substancialmente, em resumo."

Como se pode ver, na melhor das hipóteses, esse termo puro, deveria apontar para uma página de desambiguação. Como não sei qual foi a intenção original, ele vai ficar "solto", até que alguém da área de Química faça um trabalho de reorganização completo.

Att.

--Marcric (discussão) 23h23min de 9 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]

O artigo para a substância química é este. Desde que o resultado seja melhor, até o pode reformular por completo, até porque está marcado para reciclagem e não apresenta fontes. O que não pode é criar duplicados para o mesmo assunto. Uma enciclopédia não é um dicionário, logo não deve haver páginas para definições de dicionário e deve-se restringir ao que constitui um artigo enciclopédico. Quando o mesmo termo tem várias interpretações em duas áreas diferentes, criam-se dois artigos diferentes, que é o que acontece neste caso com este artigo (para substâncias em química) e com o artigo Substância (filosofia). Polyethylen (discussão) 04h44min de 10 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]

Reciclagem do artigo e mudança conceitual[editar código-fonte]

Vou começar a modificar o artigo para as tendências conceituais mais modernas, como por exemplo: mistura homogênea -> material homogêneo, mistura homogênea-> materiais homogêneos (agregados e coloides). Além do mais, vou retirar as ambiguidades do artigo.--Prof.RafaelMaia (discussão) 14h04min de 1 de julho de 2014 (UTC)[responder]