Discussão:Survival International

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A verdadeira face da survival international?[editar código-fonte]

Por favor nao use o Wikipedia para escrever artigos pessoais. Se pretende contribuir para este projecto, é aconselhável ler primeiro o Guia. Chama-se a atenção particular para o artigo Wikipedia:O que a Wikipédia não é e as Políticas oficiais da Wikipedia. Maziotis (discussão) 16h56min de 11 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Acabei de criar uma secção de crítica para atender à contribuição de outro utilizador. Tendo por base as regras da Wikipedia, nao é admissivel que o sujeito do artigo seja descrito pela voz da crítica. Dado o actual tamanho do artigo, e a importância da fonte presente, penso que nao será aconselhável que a secção da crítica seja aprofundada em mais do que 2 ou 3 frases. Volto a assinlar que é essencial que esta seja escrita num estilo imparcial: em vez de "A survival international é uma má organização", deve escrever-se "Gélio Fregapani acha que a survival international é uma má organização". Se este autor merece de todo ter voz neste artigo, nao será concerteza com a autoridade intelectual de definir que organizações sao boas e que organizações sao más. É importante respeitar a natureza subjectiva do trabalho deste autor. Maziotis (discussão) 17h25min de 11 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

A respeito da ultima edição do artigo, tenho de voltar a sublinhar o princípio da imparcialidade pelo qual a enciclopedia se rege. Algumas das críticas feitas na longa secção adicionada nem dizem respeito directamente à organização Survival, mas a diferentes perspectivas de ajuda no âmbito dos direitos indigenas e teorias históricas sobre colonialismo. Para escrever um artigo enciclopedico é necessário fazer apenas afirmações factuais que sejam fundamentadas por fontes (WP:CIT), assim como atender à sua relevância e proporcionalidade. Deve-se evitar expressões vagas como "alguns cientistas afirmam que...". Este tipo de construção de artigo viola claramente a politica Wikipedia:Nada de pesquisa inédita, que está aliado ao principio atrás mencionado de imparcialidade. Por tudo isto, e pelas razões já mencionadas no comentário acima, é fundamental que o artigo seja editado por forma a que esta organização nao seja descrita por uma voz minoritária crítica. Neste momento o artigo viola de forma abusiva os principios de uma enciclopedia neutral, através do mau uso de fontes confiáveis. Maziotis (discussão) 18h55min de 11 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Concordo que não devemos usar a Wikipédia para artigos pessoais. Talvez a colocação de alguns termos tenham que ser melhor elaboradas. Quanto as justificativas as supressões segue: 1)A primeira supressão dos textos afirmou a falta de fontes? 2)As fontes não apóiam esta posição? 3)Não poder escrever o artigo em nome das fontes?

São equivocadas estas afirmações e foram utilizadas como justificativa bastante suficiente para nem ao menos levar a uma discussão de que talvez alguns termos estivessem tendenciosos. Houve a supressão e não a correção colocando em dúvida a imparcialidade tão defendida.

1) A falta de fontes? Citação de dos livros inclusive um do autor do projeto Yanomami. 2) Não apoio das fontes? Pelo contrário há a afirmação categórica baseado inclusive nas ações desses pesquisadores no Brasil em 70, documentada inclusive com a expulsão de equipe da SI e documentos da própria Survival. 3) Não se escrever em nome das fontes? Absurda essa afirmação pois, como o próprio princípio da imparcialidade, foi redigido o texto como se recomenda sobre as questões dos adjetivos, talvez, ajudasse mais se fosse destacado as palavras ou trechos que estivem dando margem a parcialidades.

Acho até absurda e temerosa a sua afirmação quanto a questão da imparcialidade quanto aos novos textos adicionados mas que logo no primeiro parágrafo sobre a Survival é colocada a seguinte frase: "Da mesma forma como muitas das atrocidades ainda hoje cometidas, a opressão racista aos indígenas do Brasil levava-se a cabo em nome do crescimento econômico.". Onde estão as fontes? De onde foi tirado isso? Bom então vamos rever o texto como um todo e quem sabe também até a própria Survival pois um dos argumentos usados por ela é exatamente essa frase. Que acha? "O artigo deve atribuir essas referencias sem violar wp:npov e o principio de proporcionalidade"??!!! Interessante!!!

Quanto a afirmação de que "Algumas das críticas feitas na longa secção adicionada nem dizem respeito directamente à organização Survival, mas a diferentes perspectivas de ajuda no âmbito dos direitos indigenas e teorias históricas sobre colonialismo" sobre um ponto de vista pode ser aceitável, quando apenas se quer destacar unicamente a criação da Survival onde nenhum fator observado anteriormente foi culminante para essa criação, ela surgiu do nada, simplestente os ingleses acharam que deveriam criar e pronto! Faça-se a Survival! Os argumentos são baseados em fatos anteriores e históricos que determinam o surgimento de uma corrente, uma ação, até de uma entidade como a Survival. Não se podem desconsiderar esses estudos e análises e nem muito menos invalida-los e não deixam de enriquecer o artigo, tema, abordagem, etc.

Quanto a "Deve-se evitar expressões vagas como "alguns cientistas afirmam que..." talvez o palavra afirmar seja um termo muito forte para a ciência, mas conforme o próprio princípio da imparcialidade orienta, relativo a Adjetivos, que a frase pode ser transformada numa frase mais imparcial de várias formas:

  1. atribuir aquele ponto de vista a alguém: Os (ou alguns, ou a maioria) historiadores consideram que uma propaganda demagógica, que explorava habilmente essas frustrações, permitiu aos nazistas implantarem-se na classe média e entre os operários.

O que acredito foi feito, talvez tenha ainda alguma. Vamos corrigí-la.

Acho também um absurdo e uma violação ao propósito da Wikipédia a afirmação de limitação a o que ou o quanto se deve escrever levando-se em consideração artigos pessoais e principalmente posições pessoais. --Emiliano Fernandes de Carvalho (discussão) 00h38min de 12 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Eu nao escrevi o actual artigo. Admito que tenha problemas de imparcialidade, e acho que você deve sentir-se livre para os alterar. O que eu sei é que o problema de POV nao se combate com mais POV. E é absolutamente inaceitável que um artigo seja escrito por uma unica voz crítica.
Na realidade, a minha oposição à sua secção nao tem vindo a ser alterada no seu fundamento. Isto continua a ser um problema de falta de fontes. Nao existe uma fonte confiavel que justique definir de forma objectiva a Survival International como uma organização que "segundo estudiosos" seja má e criminosa. A atribuição desta acusação pode ser descrita, mas não pode ser assumida pela voz do artigo.
Eu penso estar sensível ao valor do seu contributo, e por isso mesmo criei a secção "Crítica", muito frequentemente usada em artigos para o tipo de trabalho que está a tentar desenvolver. Sinta-se livre de desenvolver um pouco o argumento do autor Gelio, mas o que você tambem deve compreender, pelas razões já mencionadas, é que nao é aceitavel que aspectos da organização que nem sequer foram mencionados no artigo sejam descritos pela voz crítica deste unico autor. Existe claramente aqui um problema de relevância e proporcionalidade.
Indo mais directamente aos exemplos concretos, gostaria de lhe perguntar se o autor Hanbury-Tenison crítica directamente a Survival International. Se sim, o que é que ele diz exactamente? Se ele é apenas uma dado muito importante na construção do seu argumento sobre a falha da Survival International, entao você está a violar a política oficial de Wikipedia:Nada de pesquisa inédita. Trata-se do problema de sintetizar fontes e avançar com um argumento original num espaço que pretende ser um enciclopedia. A ideia é resumir temas a partir de fontes terciárias, com respeito pela devida proporção pelos diferentes pontos de vista. Está tudo explicado nos artigos e nas políticas oficiais que tenho mencionado. Outro exemplo diz respeito à crítica final sobre ONGs. Eu pessoalmente, devido aos meus ideais políticos, tenho uma forte empatia por este tipo de crítica em relaçao à boa-vontade de organizações de grande escala. Acontece que esse tipo de crítica, ainda que relacionado com o assunto tratado neste artigo, tem lugar primário no artigo sobre ONGs e nao pode de forma alguma ser usado para aumentar o espaço crítico da organização sob o pretexto da fonte em si mesma ser confiável.
Custa-me acreditar que alguem possa achar que o pretexto de um unico livro (ou 2) sobre a acção da Survival International possa ser justificação para elaborar um argumento que foca perpectivas sobre a defesa do progresso em países do terceiro mundo e colonialismo, independentemente de mostrar os vários lados da questão ou nao. Este artigo é sobre a organização nao-governametal Survival International, e nao pode ser utilizado como espaço para abordar a opinião de alguns autores sobre assuntos vários como a globalização e o respeito pela identidade nacional, e outros tantos temas que naturalmente se cruzam com o sujeito deste artigo. Maziotis (discussão) 11h28min de 12 de agosto de 2009 (UTC)[responder]