Discussão:Títulos do Club de Regatas Vasco da Gama

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
21 de maio de 2013 Candidata a lista destacada Não promovida

Discussão movida das Páginas para eliminar Muriel 12:18, 6 Fev 2005 (UTC)

4 de Fevereiro[editar código-fonte]

Vasco da Gama Títulos no Natação[editar código-fonte]

A favor:

  1. Manuel Anastácio 03:16, 20 Jan 2005 (UTC) Mover informação para o clube respectivo. (ver comentário em baixo)
  2. Victorino 03:22, 20 Jan 2005 (UTC)
  3. concordo com o Manuel. artigo irrelevante para uma enciclopédia. mova-se a informação para o clube. sem falar que o título está mal escrito, deveria ser "Títulos de Natação do Vasco da Gama". Campani 14:33, 20 Jan 2005 (UTC)
  4. --Julio Oliveira 00:13, 22 Jan 2005 (UTC) Estou mudando meu voto, porque conversei com Kodai e ele concordou que a juntar a sugestão do E2m de criar Lista de títulos do Vasco com a formatação dos artigos como é feito nos países: um parágrafo ou dois delineando as questões gerais sobre o assunto com um link para ver artigo principal. Aasim se por acaso houverem mais informações, mais separações serão possíveis no futuro. A tabela em si pode não ser um artigo, mas não deixa de ser informação revelante para alguém escrevendo um artigo sobre o Vasco por exemplo.
  5. Henrique 03:15, 22 Jan 2005 (UTC) | Já que o autor do artigo concorda em fazer a fusão com Lista de títulos do Vasco, vou mudar o voto.
  6. -- Nuno Tavares 10:48, 5 Fev 2005 (UTC)
  7. --Xadai 18:54, 5 Fev 2005 (UTC) fusão com o Lista de títulos do Vasco.

Contra:

  1. O Vasco é um clube com muitas modalidades, talvez seja justo mover esta página aí para uma do tipo Lista de títulos do Vasco. --E2m 04:20, 20 Jan 2005 (UTC)
  2. Henrique 05:53, 20 Jan 2005 (UTC)
  3. A própri wikipedia recomenda que se quebre a página quando fica maior que 30k. Vocês nem observaram que a página que fiz do Vasco estava ficando muito grande, então quebrei em "Gritos e cantos", "titulos" por esporte, etc. exatamente para facilitar a navegação de acordo com o que a própria wikipedia diz. Não cabe fazer uma lista de títulso genérica, já que são muitas modalidades (ainda nem coloquei atletismo, vôlei de praia e outras) e a página acabaria ficando grande do mesmo jeito. Antes de simplesmente marcar a página pra eliminar, pq não uam a "discussão" do artigo ou do autor?Kodai 13:25, 20 Jan 2005 (UTC)
  4. --Julio Oliveira 17:45, 20 Jan 2005 (UTC)

Comentário: Podem ser feitos artigos de DISCOS do pink floyd, e quebrar o projeto apolo em missões apolo 7, 8... mas não pode quebrar o artigo do Vasco na parte de títulos, sendo que está extenso e a própria wikipedia manda quebrar?

A comparação entre as missões Apollo e o artigo "Vasco da Gama Títulos de natação" é descabida, pois o segundo, mesmo que estivesse com um nome que fosse correto do ponto de vista da língua, ainda seria meramente uma lista dos títulos, a não ser que se queira fazer um artigo para cada título, o que não seria recomendável para uma enciclopédia genérica como a Wikipédia. Já as missões Apollo, cada uma delas, é um fato histórico com uma quantidade bastante grande de informações a serem colocadas (que ainda não estão lá porque é um esboço). Campani 15:15, 20 Jan 2005 (UTC)
Sou contra a eliminação da informação, mas concordo que o título é horrível. Sou a favor de ao menos por enquanto essa informação ser movida para um aritgo mais geral como Lista de títulos do Vasco, como sugerido por E2m. Quando e se estourar os 30 kbs ele pode ser divido em coisas como Lista de títulos da natação do Vasco, mas acho que não chegar a ser necessário tanta fragmentação --Julio Oliveira 17:45, 20 Jan 2005 (UTC)
Quero ver se vão propor a eliminação das páginas do pink floyd (discos) e hinos de países..patrulha do pensamento..
Pronto, já reverti o artigo do Vasco para o que estava antes. Podem apagar os sub-artigos sem maiores dicussões. Satisfeitos? Quero ver se terão o mesmo procedimento para discos do pink floyd e coisas do gênero.
Esquecendo esta reversão que não é irreversível (e parece-me apenas birra, porque a votação estava a favor da manutenção do artigo) - Se quiserem manter um artigo sobre isto, que se mantenha: mas com uma condição: este título é pavoroso e mal escrito, mudem-no para algo legível, OK? É por isso que voto pela eliminação, movendo a informação para um título a sério. Manuel Anastácio 12:29, 21 Jan 2005 (UTC)
Quer dizer, li o comentário do Campani e é verdade: um artigo só sobre títulos de natação não justifica um artigo! Que informação é que se vai pôr lá? Um descrição de como correu cada uma das provas de natação? Um disco dos Pink Floyd ou do Zé Cabra podem ser sempre artigos (há muita coisa a dizer dos mesmos - como foram produzidos, em que circunstâncias, etc)... Kodai: quanto à utilização da página de discussão do autor, vou ser sincero: eu propûs a eliminação logo porque achava que era vandalismo puro de um ip anónimo. Se calhar fui apressado (fui mesmo). Peço desculpas. Manuel Anastácio 12:34, 21 Jan 2005 (UTC)
A votação estava a favor, sendo que eu era um dos votos...:) Melhor reverter para evitar discussões maiores. Mas o tema surgirá em outros artigos, com certeza.Kodai 15:13, 21 Jan 2005 (UTC)
Discordo, Kodai. Acho que os artigos não precisam ser tão pequenos assim, e que se for apenas uma lista dos títulos do Vasco, por mais modalidades que tenham elas não vão estourar um limite aceitável: veja outros artigos. 30 kb são páginas e mais páginas de texto na Wikipédia e quão grande afinal essa lista seria? Dividindo em subtítulos já está muito bom. Além disso o problema de tal artigo é que o título é mesmo muito ruim: natação, o aurélio me informa, é substantivo feminino, então não dá para ser no natação. Tem que tomar mais cuidado, porque o A Criação do Mundo na Tradição Nagô, tem o mesmo problema de título mal escolhido: não seria melhor não usar o intercapping que não é comum na nossa língua e escrever A criação do mundo na tradição nagô? Tem que ver que a busca da wikipédia coincide maísculas e minúsculas e a maioria das pessoas não digita em caixa alto e baixa quando procurando artigos.--Julio Oliveira 15:29, 21 Jan 2005 (UTC)

Pequena Taça do Mundo 1956[editar código-fonte]

o titulo da pequena taça do mundo nunca foi ganho pelo vasco quem ganhou o de 56 foi o Real Madrid será que alguem poderia mudar isso?

13 de abril de 2011[editar código-fonte]

titulo do mundialito de beach soccer da fifa 2011[editar código-fonte]

coloca o titulo mundial beach soccer da fifa na pagina principal

grato.

titulos mundiais do vasco de 1953 (copa rio) e 1957 torneio de paris[editar código-fonte]

coloca os titulos mundiais do vasco na pagina principal obs.: a fifa nunca reconheceu os titulos mundiais de nunhum clubes so apartir de 2000 que a fifa reconheceu esses titulos, feito por ela (fifa). entra no site da fifa so esta os campeoes mundiais do torneio com os seu proprio nome (fifa).

grato.



A Fifa não reconhece por não ser titulos mundiais, porem nada diz contra ser titulos intercontinentais, que neste caso é uma disputa entre alguns e não todos os continentes aqui neste caso temos apenas 2 continentes (Sulamericano vs Europa), já o Mundial organizado pela Fifa são as 6 Confederações, então o titulo internacional do Vasco de 1953 é valido pela entidade organizadora, como os titulos brasileiros são validos pela CBF (entida que organiza e oficializa). A unica coisa que acredito esta errado é considerar o Torneio Paris como intercontinental sendo que não é, pois o numero de jogos, a premiação e o carater do torneio é completamente diferente, senão todos os clubes do mundo que já ganharam tal titulo colocariam como intercontinentais, tanto esse como o Teresa Herrera entre outros, uma correção removendo para torneio amigaveis seria o mais ideal!

Cumprimentos.


Por favor coloquem os títulos mundiais do Vasco ( Copa Rio Internacional -1953- e Campeonato Internacional de Paris -1957-) na primeira página. Os dois foram cosiderados percusores de futuros mundiais. Além de que na página de títulos do Fluminense, consta em mundiais o título da Copa Rio Internacional de 1952 (a mesma competição ganha pelo Vasco em 1953) , então também temos o direito de por nosso mundial de 1953 e 1957.



Vasco não é campeão mundial porque torneio rivadavia não é copa rio, são compeições diferentes. no caso da Copa Rio, a FIFA reconhece como mundial, mas só no caso da copa rio. Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

protecao na pagina para incluir e nao excluir os titulos[editar código-fonte]

colocam uma protecao para ninguem poder mecher na historia, titulos , etc... ; so poderam incluir e nao mecher para alterar, porque as vezes vejo muita modificacoes erradas que depois consertam, entao podiam colocar protecao para nao excluir nada so incluir.

grato


titulos do futebol femininos[editar código-fonte]

colocam na pagina principal os titulos futebol soceity feminino e logico os mundiais das forças armadas parceria do vasco-marinha representando a selecao brasileira forcas armadas.

grato.

vasco foi campeao em 1956 pequena copa do mundo na venezuela[editar código-fonte]

fonte.:http://www.vascodagamabr.com/historia-do-vasco-da-gama/historia-do-vasco-da-gama-1953-1970-%e2%80%94-supersuper-e-o-destaque.html

Campeão do Mundo (FIBA): 1 vez 1999[editar código-fonte]

O Vasco foi vice campeão em 1999, infelizmente perdendo para San Antonio Spurs. E o nome da competição é McDonald's Championship. Favor conserta, podemos colocar 2 colocado no Torneiro. Fonte: http://forum.esporte.uol.com.br/time-de-basquete-do-vasco-em-1999-unico-que-chegou-numa-final-de-mundial-contra-o-campeao-da-nba_t_308226

E vale lembrar que o MCdonald's Championshp não é reconhecido pela FIBA. --MarkinTJF (discussão) 16h46min de 3 de outubro de 2014 (UTC)

26/10/2011[editar código-fonte]

Saiu no novo site do Vasco da Gama

Em 14 de junho de 1957, a equipe de São Januário voltou a abrir novos caminhos e levantou a taça da primeira edição do Torneio de Paris, tendo o valor de mundial de clubes em suas três primeiras edições (1957, 1958 e 1959). Na final, vitória de virada por 4 a 3 sobre o Real Madrid – campeão europeu, na época –, em partida disputada no estádio Parc des Princes, na capital francesa.

Fonte: http://www.vasco.com.br/site/index.php/linha_do_tempo

Favor colocar na relação de títulos Vascaínos. --Getuliogfc (discussão) 13h41min de 26 de outubro de 2011 (UTC)

O Torneio de Paris de 1957 já está listado, na seção apropriada, de acordo com fonte independente [1]. Não é porque o Flamengo, por exemplo, se diz campeão brasileiro de 1987 que a Wikipédia publicará isso. Aqui não é a página dos clubes, mas uma enciclopédia. Eamaral (discussão) 00h56min de 27 de outubro de 2011 (UTC)

Títulos Interestaduais[editar código-fonte]

Considerem-se 3 fatos: 1- Até 1958, o Torneio Rio-São Paulo era a competição mais importante do Brasil, tal como o Brasileirão é hoje. 2- De 1959 a 1966, o Torneio Rio-São Paulo foi a segunda competição mais importante do Brasil, tal como a Copa do Brasil é hoje. 3- Os campeões das Copas Intercontinental e Toyota se dizem campeões mundiais, com base no raciocínio "os dois principais pólos representam o todo". Este mesmo raciocínio qualificaria o Torneio Rio-São Paulo como competição nacional. Assim, sugiro ao mantenedor desta página que suprima o item "Interestaduais" da lista de títulos do Vasco e dê aos títulos Rio-São Paulo (1937-58-66-99) o tratamento correto: de competições NACIONAIS, não "regionais" ou "interestaduais".


TAÇA JOÃO HAVELANGE 1993

Sugiro colocar este titulo na seção TITULOS INTERESTADUAIS.

Taça João Havelange 1993

O Vasco participou desta competição por ter conquistado o Campeonato Estadual do mesmo ano. Palmeiras (campeão paulista), Corinthians (vice-campeão do Torneio Rio-SP, também vencido pelo Palmeiras) e Mogi-Mirim (campeão do Torneio Ricardo Teixeira) foram os outros participantes.

O título vascaíno foi conquistado nos pênaltis após uma surpreendente reação do Mogi-Mirim.

Time-base :Carlos Germano,Pimentel,Torres,Jorge Luis e Cássio. França, Leandro, Geovani,Bismark Valdir,Gian. Tec. Joel Santana

A Campanha: 1a Fase: 3-0 Palmeiras (SP) - c 1-1 Palmeiras (SP) - f Final: 4-0 Mogi-Mirim (SP) - c 0-4 Mogi-Mirim (SP) - f (0-0) (4-3)

Intercontinentais do Vasco[editar código-fonte]

Para acabar com a polêmica sobre os "intercontinentais" do Vasco, eu sugiro que a lista de títulos amistosos seja dividida entre "mais importantes" e "menos importantes", figurando Rivadavia, Paris, Teresa Herrera e Ramon de Carranza na lista de mais importantes, com nota que ALGUNS torcedores do Vasco consideram Rivadavia e Paris precursores da Copa Intercontinental e que "linha da história" no site do clube atribui "valor de mundial" ao Paris de 1957. Abçs


Vasco é campeão mundial porque torneio rivadavia é sucessora da copa rio. A FIFA reconhece como mundial. Muita gente pensa que a FIFA deu e depois tirou reconhecimento da copa Rio, mas a verdade é que ela nunca tirou reconhecimento, pois mandou um fax pro Palmeiras dizendo que a copa rio foi a primeira copa do mundo de clubes oficial, e nunca enviou outro fax pro Palmeiras para tirar o reconhecimento dado. A única coisa que falta é colocar a competição na lista de campeões mundiais o site da FIFA, mas esse pedido vai ser feito pelo Palmeiras (http://pt.fifa.com/tournaments/archive/tournament=107/awards/index.html). Quando a FIFA mandou o fax pro Palmeiras, escreveu que a Copa Rio tinha sido a primeira copa do mundo de clubes oficial, e depois disse apenas a que Copa Rio não foi um evento oficial da FIFA, nunca retirando o que disse sobre a Copa Rio ser copa do mundo de clubes e sobre ser oficial.

A Copa Rio é considerada o primeiro formato de um mundial interclubes. Esta Copa foi realizada durantes os anos de 1951/1952/1953.

Campeão de 1953: Vasco da Gama Artilheiro: Pinga (Vasco da Gama) - 6 gols Time do Vasco campeão mundial 1953: Ernâni, Augusto, Haroldo - Eli, Danilo, Jorge - Sabará, Maneca, Ipojucan, Pinga, Dejair. Treinador: Flávio Costa

No ano de 1957, a França no intuito de Organizar o Mundial Interclubes, criou o Torneio Internacional de Paris (criado em 1957 para ser o grande evento do calendário internacional do Futebol Francês) que contou com a participação do Racing Club de Paris, um dos melhores times Franceses da época; o Vasco da Gama, Campeão Carioca de 1956 (O Rio era a Capital do Brasil), representando a escola Sul-Americana; o Rot Weiss Essen, uma das mais poderosas equipes da Alemanha na Época; E como grande atração o Real Madrid, considerado pelos europeus o melhor time do mundo. A defesa era uma muralha e o ataque avassalador (destaque para o Francês Raymond Kopa e para o craque do time o Argentino Alfredo Di Stefano).

O Real seguiria vencendo a Copa dos Campeões Europeus até 1960. Don Alfredo (Di Stefano) era velho conhecido, pois havia jogado a final do Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões de 1948 pelo River Plate, quando o Saeta Rubia foi incapaz de evitar o título Sul-americano invicto do Vasco da Gama, mesmo sem Ademir em campo. Na época Di Stefano fora anulado pela defesa cruzmaltina e o Goleiro Barbosa.

A GRANDE FINAL: Vasco da Gama 4x3 Real Madri, GOLS DO VASCO: 20 1º Valter; 32(1º)Vavá; 21(2º)Livinho e 39(2º) Valter; GOLS DO REAL MADRI: 4(1º); 8(2º) e 44(2º) Kopa.

Time do Vasco campeão mundial 1957: Carlos Alberto; Dario, Viana, Orlando; Ortunho, Laerte; Valter, Sabará, Livinho, Vavá, Pinga.

Ou "Intercontinental" pq não são reconhecidos pela FIFA. ___________________________________________________________________________________________________ TITULOS INTERCONTINENTAIS DO VASCO

Sugiro colocar somente na seção Titulos Intercontinentais do Vasco : Rivadavia Meyer 1953 organizado pela antiga CBD e Copa Ouro 1987 organizada pela Concacaf. Paris 1957 é apenas um torneio amistoso abrilhantado pelo confornto com Real Madrid.

COPA OURO 1987-LOS ANGELES

Equipes Rosario Central Campeão argentino da temporada 1986/1987) Dundee United 3º colocado no campeonato escocês da temporada 1986/1987 Roma Vice-campeão italiano 1985/1986 e 7º colocado em 1986/1987 Guadalajara Campeão mexicano de 1987 América Se sagraria campeão mexicano em 1988 Vasco da Gama Campeão da Taça Guanabara 1987, Taça Cidade de Juiz de Fora 1987, Copa TAP 1987, Campeonato Estadual 1987 e Torneio Ramón de Carranza 1987

1º jogo 11 de junho de 1987 Vasco da Gama  5 – 0  América Estádio Coliseu, California - EUA 
Dunga  2', Geovani  44', Tita  72', Tita  74' e Dunga  90'    

Vasco da Gama: Acácio, Paulo Roberto, Morôni, Donato, Pedrinho, Dunga, Geovani, Tita, Mauricinho, Roberto Dinamite e Romário. Técnico: Joel Santana.

2º jogo17 de junho de 1987 Vasco da Gama  0 – 0  Roma Estádio Coliseu, California - EUA 

Vasco da Gama: Acácio, Paulo Roberto, Morôni, Donato, Pedrinho, Henrique, Geovani, Tita, Mauricinho, Vivinho e Luís Carlos. Técnico: Joel Santana.

Semifinal  20 de junho de 1987 Vasco da Gama  1 – 1  Guadalajara Estádio Coliseu, California - EUA 

Fernando 89'; Raul Cervin 35'

Pênaltis: Vasco 4X3

Vasco da Gama: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni (Fernando), Pedrinho, Henrique (Josenilton), Geovani (Luís Carlos), Tita, Mauricinho, Roberto Dinamite e Vivinho. Técnico: Joel Santana.

 Final 21 de junho de 1987 Vasco da Gama  2 – 1  Rosario Central Estádio Coliseu, California - EUA 
Vivinho  15', Geovani  65'  Escudero  64' Público: José Castro Uchoa (México) 

Vasco da Gama: Acácio, Paulo Roberto, Donato, Morôni, Pedrinho, Henrique, Geovani, Tita, Vivinho, Roberto Dinamite e Luís Carlos. Técnico: Joel Santana.

Datas[editar código-fonte]

Poderíamos tirar os links das datas sem artigos dos referidos campeonatos.

Por exemplo: Usar 2016 ao invés de 2016. Luizengmec (discussão) 22h21min de 30 de janeiro de 2016 (UTC)

Títulos de Turno[editar código-fonte]

Boa tarde, gostaria de entender por que não colocar dentro do quadro de títulos do futebol da página, uma seção para Turnos do campeonato estadual ? Houve confusão por parte do usuário 189.12.73.169 no que se refere aos títulos da Copa Rio e da Taça Rio, bem como os da Taça Guanabara enquanto campeonato estadual e enquanto 1º turno do campeonato estadual (tais alterações podem ser percebidas no histórico de revisões). A colocação desses títulos no quadro, ao meu entender, evitaria esse tipo de confusão futuramente por usuários desavisados. Gostaria de chamar para esse meu questionamento o @Luizengmec e Ricarlos Almagro: e demais interessados nessa temática. Matemágico (discussão) 19h53min de 10 de dezembro de 2017 (UTC)

Não sei qual a melhor forma, mas a tabela de títulos poderia ser a mesma tanto neste artigo como no artigo Club de Regatas Vasco da Gama‎. Luizengmec (discussão) 20h36min de 11 de dezembro de 2017 (UTC)
Concorco com Luizengmec. Ricarlos Almagro fala 15h42min de 16 de dezembro de 2017 (UTC)

Torneio de Paris e Octogonal Ridavia não são competições oficiais.[editar código-fonte]

Boa tarde, estava conferindo a página com os títulos do vasco, e dois títulos amistosos foram colocados como títulos oficiais, são eles:

- Torneio de Paris de 1957 - Octogonal Rivadavia Corrêa Meyer (RJ, Brasil)

Cabe ressaltar, que tanto o site oficial da FIFA, quanto o site netvasco, consideram os títulos amistosos. Este erro no site da wikipédia acarreta em muitos problemas para alguns vascaínos, que acabam por serem ridicularizados em debates de futebol na internet.

Página Oficial da FIFA com os reais títulos OFICIAIS do vasco: http://www.fifa.com/news/y=2008/m=5/news=pioneers-the-sao-januario-766799.html

Gostaria de editar a página, para que a página tenha informações autênticas, principalmente sobre esses dois títulos e que a wikipédia e sua comunidade garanta a veracidade das informações em suas páginas.

Referências[editar código-fonte]

Gostaria de saber o que acham de colocar referências nos títulos que não possuem páginas próprias na Wikipédia conquistados pelo clube.

Ricarlos Almagro fala 22h57min de 9 de março de 2018 (UTC)

Datas[editar código-fonte]

Outra discussão é sobre as datas do artigos que não possuem página, por exemplo:

  • ...: 2018.

Ao invés de


Ricarlos Almagro fala 22h59min de 9 de março de 2018 (UTC)