Discussão:Tenentismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Falta de embasamento histórico[editar código-fonte]

'apenas para que no fim o comunismo tomasse o poder'? por favor cite um emabasamento histórico que confirme essa afirmação o comentário precedente não foi assinado por 201.8.225.231 (discussão • contrib.) 12h24min de 6 de Dezembro de 2007

Por favor assinem nas páginas de discussão! Eric Duff (discussão) 14h27min de 6 de Dezembro de 2007 (UTC)
Sei que Luis Carlos Prestes foi um dos mais ativos integrantes do Partido Comunista Brasileiro e que àquela época, na década de 20, a Coluna Miguel Costa - Prestes foi o momento maior do tenentismo. Apesar disso, Luis Carlos Prestes se liga ao comunismo somente após de terminada a Coluna, quando partiu para a Bolívia e desta, para a Rússia.
Desta forma, não creio que o movimento tenentista tenha objetivos para que o Partido Comunista Brasileiro tomasse o poder. Pelo que li, o tenentismo apenas objetivava eleições sob o controle do Judiciário, além do voto secreto. A Coluna Miguel Costa - Prestes não teve apoio popular, dessa forma, acredito que não houve adesão das classes operárias, nem dos sindicatos.
Mais adiante, com a formação da Aliança Integralista Brasileira, temos uma convergência dos dois movimentos - o comunista e o tenentista - o que não é verdade quando considera-se o início do tenentismo.
comentário não assinado de 189.20.238.119 (discussão • contrib) 18h36min de 23 de setembro de 2008 (UTC)[responder]

Coluna Miguel-Costa - Prestes ou Divisão Revolucionária[editar código-fonte]

A despeito do inegável brilho e inteligência militar de Prestes, o comandante da Coluna foi o general Miguel Costa, major da Força Pública (hoje Policia Militar) do Estado de São Paulo. Prestes foi promovido a coronel chefe do Estado-Maior da Coluna. Todos os documentos citam Miguel Costa como Comandante, sendo dele as grandes decisões estratégicas da Coluna.. O acervo iconográfico mostra sempre Miguel Costa ao centro, tendo Prestes à sua direita. 201.55.46.2 (discussão) 19h16min de 24 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Fontes? Young Brujah (discussão) 19h32min de 24 de junho de 2022 (UTC)[responder]

Abaixo, algumas fontes sobre o tema:

Em inglês[editar código-fonte]

Em português[editar código-fonte]

Caio! (discussão) 16h30min de 10 de outubro de 2022 (UTC)[responder]