Discussão:Tensão (física)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Artigo incompreensível[editar código-fonte]

O artigo está incompreensível em alguns pontos; as frases, de acordo com o que pude perceber, não estão bem estruturadas gramaticalmente, o que dificulta a compreensão do artigo.

Duds (discussão) 15h39min de 30 de Agosto de 2008 (UTC)


Sugiro que renomeiem esta página para Tensão (mecânica), porque a Tensão elétrica é tão física quanto esta, e mesmo assim mereceu um artigo à parte.Frajolex (discussão) 02h24min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)

Aposto que este artigo é uma tradução! E do inglês! Jamais vi tradução pior!--Kaktus Kid (discussão) 14h04min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

Tensão dada como massa x aceleração?

O autor cometeu um erro, tensão, segundo o Sistema Internacional de Medidas, tem como unidade o Pascal, que é igual a 1 Newton por 1 metro quadrado.

Não consegui salvar nada do artigo anterior. Tive de trocar todo o texto.

Tem muito ainda para ser expandido. --Icoeng (discussão) 09h46min de 2 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

Página tripla[editar código-fonte]

Sugiro mesclar esta página Tensão (física) com as outras duas existentes Tensão (mecânica) e ainda Tensão mecânica sob um só nome a ser determinado pelo editor que fizer a fusão. A última me parece a mais indicada. Icoeng (discussão) 10h12min de 2 de dezembro de 2010 (UTC)[responder]

diferentes conceitos de tensão Física x engenharia[editar código-fonte]

Sugiro uma revisão: tensão na física é o módulo da tração. Tração é uma força. referencia: Halliday-Resnick /volume 1 / Mecânica fundamentos da física pág 105 (8ª edição)

por demais informações, parece-me que existe dois conceitos distintos de tensão, um na física e outro na engenharia, mas não estou certo disso.o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.39.225.215 (discussão • contrib)

Esse artigo está uma verdadeira salada-de-frutas. Existem outros dois artigos Tensão mecânica e Tensão (mecânica) que precisam ser fundidos, e todos os artigos fazem confusões com os conceitos. É uma pena que praticamente não haja editores sobre Física, mais grave, sobre qualquer ciência exata por aqui. -Ramissés DC 23h55min de 7 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Tinha arrumado.[editar código-fonte]

Mas alguém desfez a edição, sou um usuário novo aqui e não sei ao certo como funciona, só que tinha colocado o conceito certo de tensão (física) Edu_Galle (discussão) 22h13min de 11 de fevereiro de 2011 (UTC)[responder]

Terminologia confusa[editar código-fonte]

O termo "tensão" pode ter mais de um significado na física, pois depende do contexto, por questão do idioma usado.

Uma analogia que pode ser feita é com a palavra "sentido". Pode estar relacionado com o sentimento de uma pessoa, a faculdade de percepção animal ou a orientação de um vetor, dentre outras.

O vocábulo pode significar, genericamente, como uma diferença de uma grandeza física qualquer em uma estrutura física em análise, como segue abaixo:

Tensão mecânica: A diferença das forças atuantes sobre a massa (atômica total) de um corpo ou conjunto de corpos com sentidos opostos em um sistema mecânico.

Tensão elétrica: A diferença de potencial (elétrico) atuante sobre a carga (elétrica) de um corpo (componente elétrico) ou conjunto de corpos em um sistema elétrico.

Conclui-se que depende do contexto. No campo da física, depende da grandeza que está em pauta em determinado sistema.

Um exemplo é um cabo (de transmissão) elétrico(a) de alta tensão (elétrica, risos): A tensão presente pode ser tanto a mecânica (grandeza física em newtons (N)) como a elétrica (grandeza física em volts (V)) Neste caso alguém poderia pedir a tensão mecânica (obtida através do valor da densidade, do comprimento e do coeficiente de elasticidade, entre outros), sem pronunciar a palavra "mecânica" e uma segunda pessoa pensar (por costume) que se referia à tensão elétrica (obtida através de um amperímetro em alicate).

Hugo D. Santos 05h21min de 22 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Artigo Refeito[editar código-fonte]

Refiz o artigo ao molde da versão inglesa. Cambraia (discussão) 01h39min de 17 de junho de 2012 (UTC)[responder]

Cuidado, isto está errado aqui e talvez também na versão inglesa de onde foi traduzida. Tensão não é sinônimo de tração como assim descreve. Tração é apenas um tipo de tensão que possui conceito bem mais amplo. E a unidade não é a mesma que de força como esta no artigo. Por sinal foi perdida a descrição das unidades de medidas que estava muito bem elaborada e tem de ser recuperada na pagina Tensão Mecânica. Este artigo tem de ser eliminado e o termo direcionado para tensão mecânica onde está sendo feita a fusão. --Icoeng (discussão) 12h54min de 17 de junho de 2012 (UTC)[responder]