Discussão:Teorias da verdade

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nem pensar fundir esse artigo com o artigo Verdade. Aquele artigo deve ser totalmente rescrito, pois está muito ruim, cheio de obscuridades falsidades e confusões.

Verdade X Conhecimento[editar código-fonte]

Nâo se deve confundir verdade e conhecimento. Conhecimento é crença verdadeira justificada. Mas há verdades que não são conhecidas. Nem por isso deixam de ser verdades. Graus de crença não são graus de verdade, mas de conhecimento. Se há vida em outros planetas, então a frase "Há vida em outros planetas" é verdadeira, quer saibamos isso agora, quer não saibamos. Por isso, não concordo com as duas sugestões logo abaixo.

Extensões das teorias[editar código-fonte]

O artigo oferece (esclarece) apenas os aspectos lógicos e linguisticos. Um aspecto fundamental das "teorias da verdade" é quanto ao seu uso pragamático. O Empirismo, aceito amplamente pela "crença científica" estabelece que "toda evidência deve ser empírica", ou seja, sugiro que no presente artigo também sejam apresentados os critérios "mais aceitos" (num outro extremo temos o dogmatismo religioso, que não deixa de ser um critério dos mais relevantes do ponto de vista histórico e cultural).

Fuzzyness e probabilidades[editar código-fonte]

O artigo oferece (esclarece) apenas os aspectos "lógico-aristotélicos", ou seja, não aborda a noção, fundamental para Física Quântica, por exemplo, de "quase verdadeiro". Mesmo os matemáticos já se acostumaram a lidar com outras formas de lógica (fuzzy é só uma entre várias aceitas), onde não existem apenas "0 ou 1", "branco ou preto", mas diversos tons de cinza entre as noções de verdadeiro e falso.

A Ciência está permeada de exemplos onde a noção de verdade "se constroe aos poucos", o "portador de verdade" vai adquirindo diferentes graus de confiabilidade, conforme ercebe novas formulações, ou conforme novas evidências são confirmadas. No dia-a-dia trabalhamos muito mais com "verdades em formação" do que com "verdades 100%".

Direitos autorais[editar código-fonte]

Já que outros artigos frutos da minha colaboração foram arbitrariamente apagados, eu apago esse também arbitrariamente.

Tenho ou não direitos autorais sobre esse artigo? Não quero mais disponibilizá-lo.

É parece que essa história de direitos autorais é mesmo conversa fiada. Essa não é uma enciclopedia séria.

-- autor? Pelos registros , Original, de 21h53min de 14 de Dezembro de 2006 201.29.243.242. Nesta dada as notificações de regras e direitos autorais da pt.wikipedia.org estavam ok.

Você é um usuário anônimo e não leu os links de suas msg de boas-vindas. Não nos obrigue a escrever aqui tudo o que está nos links. Veja na sua tela de edição, abaixo:
--OS2Warp msg 22:54, 20 Dezembro 2006 (UTC)

Por consenso[editar código-fonte]

É consensual entre os autores que têm publicadodicionários de filosofia e de lógica, a entrada deste tópico autonomamente. É o caso de Thomas Mautner, Simon Blackburn e João Branquinho. Por isso deixa de fazer sentido manter a proposta de fusão deste artigo com o outro artigo: “Verdade”.