Discussão:Terapia cognitivo-comportamental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Equívoco quanto à psicanálise[editar código-fonte]

Há um equivoco no artigo quando faz referência à Psicanálise ao dizer que as interpretações são feitas pelo analista. Em psicanálise, a teoria clínica que tem por ética o respeito pelo paciente, o saber se relaciona com o inconsciente que se manifesta pela fala, nos dizeres e no discurso do paciente/analisante, sendo totalmente elaborado por este, sob transferência, com auxílio do analista. Sugiro que divulguem as características da abordagem TCC, mas sem críticas a outras correntes, principalmente, diante dessa demonstração de total desconhecimento.

Resposta: o artigo não faz referência à psicanálise[editar código-fonte]

Olá! O Artigo não faz nenhuma referência à psicanálise. Não sei a que você se refere. O termo "análise" aparece duas vezes na introducão, mas se refere a uma análise (= observacão detalhada e pormenorizada) do problema do paciente, tal como é vivenciado por ele e não a uma análise (=psicanálise). Se você achar que o texto deva ser modifica, faca por favor uma sugestão. E seria ajudaria, se você se cadastrasse e assinasse os seus comentários, para que possamos entrar em contato. --Feigenhain (discussão) 08h55min de 19 de abril de 2010 (UTC)

Falta de clareza em "Desenvolvimento Posterior"[editar código-fonte]

No início do tópico "Desenvolvimento Posterior" lê-se: "Nos últimos 15 anos a psicologia cognitivo-comportamental têm procurado expandir-se". Mas trata-se dos 15 anos anteriores a qual ano? Sugiro um texto como: "Nos 15 anos anteriores à data em que este artigo está sendo escrito (AAAA [ano da redação]) a psicologia cognitivo-comportamental...". Ou outra redação que permita localizar mais precisamente qual o período da referida expansão. --Pffpestana (discussão) 11h56min de 5 de janeiro de 2017 (UTC)

Isso não precisa ser discutido, quando veja erros óbvios assim edite imediatamente, discussão é pra questões polêmicas.EternamenteAprendiz (discussão) 01h31min de 6 de janeiro de 2017 (UTC)