Discussão:Trance

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu adicionei o psytrance como um subgênero conhecido pois o artigo está em português e esse subestilo ficou muito conhecido no Brasil ultimamente. o comentário precedente não foi assinado por 200.223.66.189 (discussão • contrib.)

O trance psicodélico não é uma vertente do trance, tal como já descrito em uma seção do texto. Apesar da semelhança dos nomes, a origem é diferente, assim como musicalmente. Leonardo Stabile msg 21:23, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

O trance psicodélico, apesar da diferença do nascimento do som, tem as mesmas características na essência da música, não na sua sonoridade. Ele leva o usuário a um estado de transe, assim como o trance europeu faz, não sendo considerado diferente, pois a proposta é a mesma.

Se fosse o caso, Techno minimal não seria techno, já que sua origem é americana, enquanto a origem do Gênero Techno é alemã. O Princípio é o mesmo.

Corrigido, e readicionado o sub-gênero Psy trance ao Gênero Trance. Necessita resenha sobre o nascimento do Psy trance em GOA. o comentário precedente não foi assinado por 200.153.136.194 (discussão • contrib.)

Se você transpor teu argumento para o rock and roll, seria o mesmo que dizer que o indie rock é a mesma coisa que o rock de garagem, pois, apesar de possuírem origens diferentes (tanto no local quanto no tempo), suas propostas são as mesmas. Tal argumento é incabível. Se você for analisar a essência da música, de fato toda a música eletrônica dançante desenvolvida a partir do final da década de 1970 então é igual, a mesma coisa, como de fato são; mas nem por isso são consideradas o mesmo estilo. Não há cabimento em igualar dois estilos musicais diferentes somente pelo nome, e repito, somente pelo nome. As outras semelhanças entre os dois estilos são tais quais entre o techno e o house, não faz sentido. São movimentos musicais diferentes, na Europa é muito clara a diferença entre os grupos.
Gostaria de saber também porque foi removido o house como influência para o estilo, não foi somente o techno o responsável pela trance, o Reino Unido (tanto Londres quanto Manchester) também tiveram muita influência. Leonardo Stabile msg 00:37, 9 Março 2007 (UTC)

O trance teve origem no techno mesmo, porém ele pegou uma levada mais melódica, mas nãi dispensou os sintentizadores. Senão o Trance seria chamado de Tech house. E Psy-trance continua sendo Trance, independente do que as pessoas pensem. Veja o Electro, Ele é extremamente diferente, musicalemente do Techno, além de ter um lugar de origem Nova-iorquina (http://en.wikipedia.org/wiki/Electro_%28music%29), enquanto o Acid Techno foi criando em Londres (http://en.wikipedia.org/wiki/Acid_techno). Porém, a proposta se mantém a mesma, que é utilizar sintetizadores ao máximo, afim de fazer música.

O mesmo ocorre entre o Psy-trance. Psy-trance não é gênero novo, nunca foi. Ele foi um sub-gênero novo no Trance (dai o nome Psy-trance). Isso é mais do que motivo para deixar o Psy onde ele está. Você não deu nenhum argumento baseado da mesma maneira ainda. E música eletrônica, diferente do Rock, tem propostas baseadas em seus gêneros, por isso existem 4 gêneros principais de musica eletrônica. Transpor pro Rock, evidentimente não funciona, uma vez que o estilo musical é totalmente diferente, assim como a cultura. Se for dar exemplos, faça-os com música eletrônica. o comentário precedente não foi assinado por 200.153.134.134 (discussão • contrib.)

Agora concordo com você, e pelo mesmo motivo que você deu: eu estava com uma visão muito "rock and roll" sobre o assunto, tentando transpor conceitos que, na realidade, não são análogos. O desenvolvimento da música eletrônica é realmente diferente do rock and roll, definindo estilos muito mais pelo som (pela proposta) que por fatores históricos ou regionais. De fato, historicamente o trance e o trance psicodélico possuem caminhos bem diferentes, mas no som possuem a mesma proposta. Editei o artigo para voltar a referência ao house, e recoloquei seu texto, revertendo um vandalismo intermediário que ocorreu no meio do caminho. Leonardo Stabile msg 22:31, 11 Março 2007 (UTC)

Boa. Tentemos fazer essa resenha extremamente cinza, sem definir lados, assim fica uma coisa boa pra caramba...

---

Goa Trance x Psy Trance

Há uma discussão entre goa trance e psy trance: se são a mesma coisa, baseado nessa discussão deveria ser mudado a estrutura do gênero(estilo) Trance e seus subgêneros(subvertentes) nesse artigo. Se for unanime que o Psy Trance é oriundo do Goa Trance então deve ser mudado, se forem a mesma coisa não. É preferivel adotar o termo goa psy trance como uma subvertente do Trance(vertente) senão ficaria:

Trance

- Goa Trance
  - Psy Trance

por espécies mutantes

Trance music, teoria do transe e música de indução ao transe[editar código-fonte]

Ao IP que está adicionando o conteúdo: não misture alhos com bugalhos, este artigo específico é sobre a trance music moderna. A música de indução ao transe é um conceito antigo e o conteúdo que você adicionou me parece correto, mas deve estar em outro artigo. A começar que o título é "Trance", e o conteúdo que você quer adicionar deve estar em algum artigo com o título "música de transe" ou "música de indução ao transe". Seu conteúdo está misturando tudo: relacionando monges budistas e suas meditações com pickups e raves; misturando xamã da África com Paul van Dyk =). Existe relação entre os gêneros musicais, mas os assuntos são distintos. Reverti o conteúdo novamente e adicionei referências. Sinta-se à vontade para iniciar o verbete sobre música de indução ao transe, incluí uma ligação no início deste verbete. --Leonardo Stabile msg 06h09min de 3 de Agosto de 2007 (UTC)

A verdadeira origem do Trance[editar código-fonte]

As afirmações em cima não estam totalmente correctas : A origem do Trance deveu se a uma viagem de férias de alguns musicos rock para a India por volta do ano 1977. No entuito de apenas passarem férias nesse país, procuraram conhecer melhor a sua cultura do qual ficaram atraidos pelo encanto dos sons produzidos pelos instrumentos regionais desse país. Apos ganharem a confiança dos musicos indianos, primeiro por brincadeira misturaram esses dois tipos de musica, sendo o seu resultado supreendente pois começaram a atrair algumas pequenas multidões em seu redor. Cativados por estes adoradores de shiva foram conhecendo a sua cultura e religião e as suas danças, trazendo posteriormente para a Europa um novo estilo de musica e dança do qual foram a prefeiçoando Com festas privadas até começarem a ter muitos seguidores desse novo estilo de som a qual chamaram de trance em homenagem aos indianos que os ajudaram, pois estes diziam que entravam em transe quando oravam a shiva ,dai que shiva e a dança associada aos rituais indianos estarem ligados ao trance na europa. Pesquisa efectuada por : Ricardo Vidal Coelho Uma de muitas pessoas que colaborou com a entrada do trance em Portugal sendo que as primeiras festas em portugal terem sido efectuadas nas matas e praias na margem sul e tambem na zona de sintra, sendo consideradas festas ilegais


Que bom que isso aqui não possui inclusão dentro do artigo. Completamente controverso e parcialmente ahistorical, por ignorar Detroit, Berlim, e o desenvolvimento paralelo do trance tanto em Goa como na próprias Berlim. Sem contar que não, não existia trance como conhecemos dentro de uma visão mais teórica musical antes de 1990.

O trance inclusive não pode ser facilmente definido fora de sua estrutura oldschool do período de auge Goa/oldschool europeu (94-97). Qualquer coisa fora disso é relativização do gênero, e isso já ocorre, na verdade, desde esse mito do psytrance (o desenvolvimento do trance como conhecemos ocorreu paralelamente em Goa e em Berlim), até o trouse de AvB e Above & Beyond, ou mesmo a festa de bigroom trouse com mais de oito mil triplets de gente como vini vici. Sempre tentam relativizar a seu prazer. O Trance foi cementado em sua definição no Goa trance e no oldschool trance (Europa). Isso é fato e tanto o psytrance como o progressive/uplifting/tech são da mesma família, progressões que preservam o original; que eram as duas correntes de desenvolvimento. O psytrance e o Progressive se desenvolveram em paralelo.

Por último, peço perdão pela agressividade e atenção da moderação da seção de música eletrônica. Artigos totalmente abandonados e dúbios. - Nov 2018