Discussão:Trindade e Martim Vaz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Quem descobriu a ilha?[editar código-fonte]

O artigo diz que Estêvão da Gama descobriu a ilha em 1505. Hà dois problemas, porém:

  1. existem dois navegadores chamados Estêvão da Gama e
  2. nenhum deles ere vivo em 1505.

Claramente, há algum erro grosseiro em algum dos artigos da Wikipédia, suspeito que nesse. O artigo em inglês fala que João da Nova descobriu tanto Trindade quanto Martim Vaz. Alguém que tenha acesso a uma fonte confiável, pode esclarecer a situação? --Brandizzi (discussão) 04h55min de 27 de Dezembro de 2008 (UTC)

Estêvão da Gama, navegador português, primo direito de Vasco da gama, ou filho de seu primo Aires da Gama, segundo Manuel de Faria e Sousa, na sua "Ásia Portuguesa", 1675. Na segunda viagem de Vasco da Gama às Índias, teria descoberto Trindade e Martim Vaz. Um mero artigo de uma página de "internet", tal como foi utilizada para justificar uma suposta descoberta de João da Nova, para desvalorizar e descredibilizar o papel de Portugal nos descobrimentos e, mais concretamente as suas relações com o Brasil, não deve ser fundamento para uma alteração no artigo. E quanto a João da Nova, sabe-se, no entanto que serviu o Rei de Portugal que, portanto não se pode considerar tal como o artigo diz essas ilhas serem "território disputado". Portanto, prova-se deste modo que não serve como justificação a simples utilização de artigos retirados da "net". É necessário fundamentar-mo-nos em fontes fidedignas. MiguelS (discussão) 00h23min de 13 de janeiro de 2010 (UTC)

Reversão estranha[editar código-fonte]

O Maañón fez esta estranha reversão. Achei estranha porque retirou uma referência e várias edições válidas, fazendo o artigo retornar a uma versão bem antiga. Parece ser o caso de um engano e, portanto, reverti-a. Por outro lado, se não é um engano, poderia esclarecer a razão da reversão, Maañón?

Obrigado, e até! --Brandizzi (discussão) 20h09min de 27 de abril de 2010 (UTC)

certamente é um erro. Tentava reverter uma edição antiga do usuário Miguels. Obrigado.--Maañón o q?Sun01.svg 20h48min de 27 de abril de 2010 (UTC)

Curiosidades[editar código-fonte]

Eu estava pesquisando no Google por ilhas que o Brasil habita estrategicamente. Tinha ouvido falar de uma muito pequena, menor do que a Rockall. Mas não sei o nome. Enfim, não achei o que queria mas achei duas páginas muito interessantes sobre essas ilhas maiores das quais tantos já ouviram falar:

Olhando ligeiramente, suspeito que essas páginas sejam excelentes fontes para o enriquecimento do artigo (e associados).

Alexandre Magno (discussão) 07h26min de 18 de janeiro de 2013 (UTC)

Ilhas Oceânicas não pertencem a estados[editar código-fonte]

Certas informações deste artigo estão erradas do ponto de vista constitucional.Ilhas Oceânicas sem sede de município pertencem a União. comentário não assinado de 186.212.36.155 (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 05h29min de 9 de agosto de 2016 (UTC) (UTC)

Afirmação removida por não apresentar fontes. Py4nf (discussão) 02h26min de 17 de agosto de 2016 (UTC)