Discussão:Trotskismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A versão antiga, que era um dos artigos mais bem feitos sobre movimentos socialistas da Wikipedia.pt, foi substituída por um amontoado de calúnias stalinistas. Sugiro que esta versão seja apagada e a anterior restabelecida.


Fraccionismo[editar código-fonte]

Dos parágrafos eliminados, apenas o ultimo poderá ser parcial, ao falar em "fraccionismo constante" (logo, assumindo-o como um facto), mas, mesmo aí, era feita referencia à versão trotskista ("apenas uma consequência da reduzida expressão do trotskismo")

Quanto ao parágrafo que listava as principais facções (e a razões das cisões) fazia todo o sentido, até para perceber a história do trotskismo e as diferenças entre vários partidos trotskistas (embora tivesse o defeito de apenas referir as secções portuguesas das várias "internacionais")

"Estados operários degenerados" vs. "Colectivismo burocrático"[editar código-fonte]

Esse ponto não me parece parcial - afinal, após referir a posição trotskista ortodoxa, refere a posição de vários ex-trotskistas (e essa polémica teve muito peso nos primeiros anos do trotskismo)

Ilustração[editar código-fonte]

Proponho que a ilustração do artigo (Trotsky como S. Jorge), seja transferida para o artigo biográfico "Leon Trotsky". A legenda da ilustração tem finalidade caluniosa (igualar Trotsky & Stalin), o que não vou discutir, mas de qualquer modo refere-se aos anos 1920, e a história do trotskismo como movimento político só começa nos anos 1930.

Corrente O Trabalho[editar código-fonte]

Inseri o artigo Corrente O Trabalho do PT Seção Brasileira da Quarta Internacional somente porque neste artigo contém links para artigos sobre o PSTU e o PCO, por exemplo. O Trabalho, junto com a IV Internacional (1993) são correntes do trotskismo. Nenhum artigo tem a intenção de ferir as normas da Wikipédia e fazer "propaganda partidária". Grato.

Herminio Sachetta[editar código-fonte]

FOi retirada uma citacao de uma palestra de Herminiio Sachetta, com a justificativa de que "era uma referencia obscura". Entretanto Sachetta foi um dos dirigentes da oposicao de esquerda no Brasil. Nada mais claro que isto e, de acordo com as normas da wikipedia, eh uma publicacao de marxistas.org, portanto altamente fiavel. atenciosamente Robson Corrêa de Camargo (discussão) 03h09min de 28 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Restaurei a passagem--MiguelMadeira (discussão) 22h57min de 28 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Organizações[editar código-fonte]

Fiz duas pequenas alterações aos links externos nas secção "organizações":

-Alterei a parte do texto linkado na linha sobre a LIT - tanto poque penso que, se possível, fica melhor o nome da organização linkado para o proprio artigo na wikipedia, como a mistura da formatação anterior com a antiga criava um efeito esquisito (por mim, alteraria mais um pouco e poria assim « "Liga Internacional dos Trabalhadores"[1] (Antiga Fração Bolchevique), organização que abandonou o SU por não..»; que acham?)

- Removi o link para The Militant porque é o The Militant errado - é o dos EUA (afecto ao SWP), enquanto o que deu origem à CIT foi o britânico--MiguelMadeira (discussão) 01h48min de 29 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Ok ~Miguel parece correto. Otimo. obrigado. Ficou melhor. Robson Corrêa de Camargo (discussão)

tentei deixar mais claro a citação do sachetta Robson Corrêa de Camargo (discussão) 17h21min de 29 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

E acerca da ideia de alterar mais um bocadinho o aspecto do link externo para a LIT-QI (como eu tinha sugerido acima)? Ou talvez fizesse mais sentido deixar os links externos apenas para as correntes sem artigo na pt.wikipedia, e nas com artigo apenas o link para o artigo (ficando o link externo apenas no artigo sobre cada organização)?

Outra coisa - talvez as secções "Referências", "Bibliografia" e "Ligações externas" precisassem de um grande reorganização (talvez mesmo uma fusão)--MiguelMadeira (discussão) 22h31min de 29 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]

Partido da Causa Operária[editar código-fonte]

O PCO acaba por ficar um bocado deslocado, porque todos os outros membros da lista são organizações internacionais (listando as secções brasileira e portuguesa quando existem), enquanto que me parece que o PCO é exclusivamente brasileiro e nem sequer terá atualmente nenhuma afiliação internacional (creio que pertencia à Coordenação para a Refundação da Quarta Internacional, mas já não); não o vou retirar da lista, mas vou colocá-lo no fim (de qualquer maneira, a formatação do texto do PCO não era coerente com a das outras organizações, pelo que teria forçosamente que ser alterado).--MiguelMadeira (discussão) 14h08min de 18 de dezembro de 2018 (UTC)[responder]