Discussão:Protocolo de tunelamento

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Tunelamento)

Em informática, a definição de Tunnelling é a capacidade de criar túneis entre duas máquinas por onde informações são transmitidas.

Em se tratando de um ramo do protocolo TCP/IP, o SSH e o Telnet, pode-se criar uma conexão entre dois computadores, intermediada por um servidor remoto, fornecendo a capacidade de redirecionar pacotes de dados.

Por exemplo, se alguém se encontra dentro de uma instituição cuja conexão à Internet é protegida por um firewall que bloqueia determinadas portas de conexão, não será possível, por exemplo, acessar e-mails via POP3, o qual utiliza a porta 110, nem enviá-los via SMTP, pela porta 25.

As duas portas essenciais são a 80, para HTTP e a 443, para HTTPS, as quais garantem uma navegação em páginas da Web.

Para evitar a conexão direta de usuários pelas portas de navegação, é habitual usar um proxy para intermediar conexões, filtrando conteúdos contrários ao propósito da instituição. Ainda sim é possível usar proxy túnel para burlar o filtro de conteúdo de um proxy e acessar qualquer lugar de forma irrestritiva, uma vez que os dados trafegados pelo túnel são criptografados e ilegíveis.

O túnel proxy pode ser criado em cima de qualquer tipo de socket proxy ou http proxy que permita conexões SSL (https).

A conexão SSH permite a associação de portas em cada ponta, assim abrindo um novo gateway TCP em uma porta específica e ainda permite o uso de portas dinamicas em uma das pontas, ou seja, através de uma porta estática pode-se sair em qualquer porta solicitada na outra ponta.

Claro como parece, toda rede com um socket proxy ou http proxy com suporte a SSL é passiva de sofrer bypass em seu firewall.

Obviamente com uma conexão fechada de ponta a ponta o acesso também pode ser feito de fora para dentro, e um serviço interno de rede pode ser exposto para fora da rede com proxy túnel reverso.

A única forma de filtrar esse tipo de acesso é negar por padrão qualquer conexão SSL via proxy e liberar sites com SSL sob demanda.

É importante salientar que a prática do Tunnelling não é ilegal caso o fluxo de conteúdo esteja de acordo com as normas da instituição.

Clientes Proxy Túnel[editar código-fonte]

Um excelente cliente para proxy tunel em ambiente gráfico é o PuTTY.

Outro cliente é o ProxyTunnel disponível para diversas plataformas em modo texto.

Links[editar código-fonte]

Artigo sobre proxy tunel(Inglês)

Como configurar proxy tunel usando o PuTTY(Animação em flash)

É importante salientar que a prática do Tunnelling não é ilegal caso o fluxo de dados esteja de acordo com as normas da instituição.

IP tunneling[editar código-fonte]

Um IP Tunnel é um termo técnico para designar o encapsulamento de um pacote IP dentro de outro, com o propósito de simular uma conexão física entre duas redes remotas através de uma outra rede.

Este processo é frequentemente usado com o protocolo IPsec para criar um meio de conectar duas redes usando uma VPN. O meio para que essas duas redes se vejam é, tipicamente, a Internet. Dessa forma o fator limitador que é a distância é praticamente eliminado, permitindo a utilizadores de uma rede dispôr dos recursos de outra rede remota como se fossem locais.

Tunneling protocol → Tunelamento[editar código-fonte]

O título em português ficar "Tunneling protocol" não faz sentido e é um absurdo.

Uma vez mais estão a assassinar a língua portuguesa, e é incrível que os portugueses tenham e estejam calados quanto ao que aqui se passa.

Sobre "Tunelamento":

  1. Não existe nos dicionários de português e só é utilizado no português do Brasil
  2. Não faz sentido nenhum em relação ao que refere

Sobre "Tunneling protocol":

Deveria ser traduzido como "protocolo de passagem". Explicação:

As redes de computadores utilizam um protocolo de passagem quando um protocolo de rede (o protocolo de entrega) condensa um protocolo de material diferente. Ao utilizar este protocolo é possível, por exemplo, transportar-se material sobre uma rede de entrega incompatível, ou fornecer um caminho seguro através de uma rede suspeita.

Ao vosso dispor,

Alfredo Silva Former IT e Tradutor / Revisor de Provas

comentário não assinado de Aamrs (discussão • contrib) 15h47min de 19 de fevereiro de 2014 (UTC) em seu local original‎[responder]

O vocabulário de uma língua que não é morta evolui. É normal e inevitável que isso aconteça também através de jargões. Novas tecnologias e invenções precisam ser denominadas e isso não é tarefa de Academia de Letras, que após uma análise acaba por aceitar o que é necessariamente falado.
"Tunelamento" é termo comum naquele jargão. Talvez o único falado em português para aquela coisa, tanto no Brasil quanto em Portugal, até onde me consta. Aamrs, você tem proximidade suficiente desse meio técnico para dizer-nos o contrário? Eu também não concordo com "tunneling protocol", mas sou a favor que seja usado "protocolo de tunelamento". Você realmente ouve usarem "protocolo de passagem" com frequência? Onde?
Alexandre Magno (discussão) 20h49min de 23 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]
O sentido não é esse nem deriva de "Túnel"
È só ler o contexto em Inglês e procurar outra informação
Mais uma vez e lamentavelmente, chego a conclusão que não vale a pena andar por aqui e tentar ajudar, enquanto existir "A DESCRIMINAÇÃO MOSTRADA por vocês Brasileiros em que se REFEREM A MINORIAS"
Não deturpem as coisas e acho bem que parem de dizer se eu estou a falar Português ou nâo e em relação a minorias porque issi sim, É DESCIMINAÇÃO e pelo que sei e li, nao faz parte da Política do Wikipédia andarem a descriminar pessoas!
AS (discussão) 12h18min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]
Os técnicos — e principalmente os aprendizes — fazem, sim, uma abstração envolvendo a noção de túnel. Não estou afirmando que isso tenha raízes linguísticas. Pode até ter. O ponto chave é que trata-se de um termo de jargão, que surge por necessidade dos falantes.
Alexandre Magno (discussão) 13h27min de 25 de fevereiro de 2014 (UTC)[responder]

Aqui não há necessidades dos 'falantes'!

Há sim um termo informático, e não faz sentido nenhum a utilização do "TUNELAMENTO".

É ridículo continuar com este título.

--AS (discussão) 22h40min de 23 de abril de 2014 (UTC)[responder]