Discussão:Uppsala

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Discussão:Upsália)

Ocorrências de Uppsala em textos em português (WP:V)[editar código-fonte]

COMENTÁRIO: O termo Uppsala parece estar estabelecido em teses universitárias e jornais de referência de Portugal e do Brasil. Convenção de nomenclatura/Nomes próprios da Wikipédia (I. Antropónimos e topónimos derivados de línguas grafadas com o alfabeto latino: Ponto 3)--HCa (discussão) 19h38min de 15 de junho de 2018 (UTC)[responder]

  1. "... pelo texto, que contém referências a batalhas e a Uppsala, ou pela antiguidade, dado que está datada do século IX...."
  2. "... Paris, Uppsala, Vienna, Warsaw, Zürich) que apoiam trabalhos focados e auto-dirigidos de pesquisadores exepcionais."
  3. "... verificar como o modelo Uppsala pode influenciar a tomada de decisão no processo de internacionalização de uma linha...."
  4. "... de internacionalização foi estudado por pesquisadores da Universidade de Uppsala (Escola Nórdica de Negócios) que desenvolveram um modelo conhecido como U-Model (Uppsala Model)..."
  5. "... O modelo desenvolvido pela escola de Uppsala afirma que as empresas buscam primeiramente países com menor distância psíquica..."
  6. "... processo de internacionalização – com foco nos trabalhos de Johanson e associados, desde 1975, especialmente na evolução do Modelo de Uppsala ao longo de quase quatro décadas..."
  7. "... Ingmar Bergman nasceu na cidade de Uppsala, na Suécia, no dia 14 de julho de 1918..."
  8. "... O centro colaborador da OMS de Uppsala (UMC) utiliza também a metodologia Bayesian Confidence Propagation Neural Network (BCPNN)..."
  9. "... Internacionalização de empresas em redes horizontais..."
  10. "... Internacionalização de empresas têxteis de Blumenau à luz do modelo de Uppsala..."
  11. "... Determinantes do desempenho exportador de pequenas e médias empresas sob a ótica da visão baseada em recursos e do modelo de Uppsala..."
  12. "... Sua originalidade pode ser atestada através da qualidade da raridade de estudos sobre as empresas exportadoras da Linha Lar do estado de Santa Catarina sob a ótica da Teoria de Uppsala..."
  13. "... neste contexto, que desenvolvemos este caso de estudo, alicerçado numa análise exploratória que teve por base a literatura de Negócios Internacionais, nomeadamente Modelo de Uppsala..."
  14. "... Cientistas das universidades de Estocolmo e Uppsala, na Suécia, descobriram através de um exame de DNA que os restos mortais de um importante guerreiro viking são de uma mulher..."
  15. "... Uma pesquisa da Universidade Agrícola de Uppsala (Suécia) revela que a transformação de restos de produtos alimentícios em forragem para animais usando..."
  16. "... Um estudo da universidade de Uppsala, na Suécia, demonstrou que que as pessoas que trabalham por turnos..."
  17. "... Pesquisadores da Universidade de Uppsala, na Suécia, anunciaram na última semana que menções ao deus muçulmano Alá e ao líder religioso Ali foram encontradas gravadas em artefatos..."
  18. "... liderava as tropas no campo de batalha”, afirma em comunicado a arqueóloga e líder do estudo Charlotte Hedenstierna-Jonson, da Universidade de Uppsala, na Suécia..."
  19. "... a residência dos primeiros reis suecos, situado a poucos quilômetros ao norte da moderna Uppsala..." (Dicionário de História e Cultura da Era Viking)
  20. "... Ao assumir a Cadeira na Universidade de Uppsala, Bergman fez uma série de modificações na forma de lecionar a química."
  21. "... Carlos Chagas dissertou sobre a bioelectrogenese nas Universidades de Londres e de Cambridge, na Universidade de Uppsala..."
  22. "... Departamento de Estudos de Paz e Conflitos na Universidade de Uppsala, Uppsala, Suécia, 2000..."
  23. "... nascido em 1928, em Uppsala, na Suécia..."
  24. "... Dois barcos funerários extremamente raros foram encontrados em Uppsala, na Suécia..."
  25. "... Entre esta última terça (6) e quarta-feira (7), durante a noite, houve outra tentativa de estupro na cidade sueca de Uppsala...
  26. "... Depois de períodos de pós-doc fora, voltou a Uppsala, onde leciona na faculdade de Ciência dos Materiais...
  27. ”... O vencedor, que foi conhecido hoje, 12 de setembro, na Califórnia, é a cidade de Uppsala, na Suécia...”
  28. ”... explica Lars Magnusson, professor de história econômica da Universidade de Uppsala, na Suécia...”
  29. ”... Paralela a esta última primaver, nasce em Uppsala a famosa escola de filosofia jurídica...”
  30. ”... Arqueólogos descobriram dois barcos funerários vikings em Uppsala, na Suécia...”
  31. ”... um terreno fora de Uppsala foi demarcado para se tornar um novo edifício para o vicariato da paróquia de Gamla Uppsala...”
  32. ”... alguns dos achados serão exibidos no museu Gamla Uppsala...”
  33. ”... Um homem está sendo mantido em isolamento no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia....”
  34. ”... Uma mulher, a arcebispa Antje Jackelen, comanda uma das principais catedrais do país, localizada na cidade de Uppsala, a 60 quilômetros ao Norte de Estocolmo...”
  35. ”... O vencedor, que foi conhecido hoje, 12 de setembro, na Califórnia, é a cidade de Uppsala, na Suécia...”
  36. ”... explica Lars Magnusson, professor de história econômica da Universidade de Uppsala, na Suécia...”
  37. ”... Paralela a esta última primaver, nasce em Uppsala a famosa escola de filosofia jurídica...”
  38. ”... Arqueólogos descobriram dois barcos funerários vikings em Uppsala, na Suécia...”
  39. ”... um terreno fora de Uppsala foi demarcado para se tornar um novo edifício para o vicariato da paróquia de Gamla Uppsala...”
  40. ”... Um homem está sendo mantido em isolamento no Hospital Universitário de Uppsala, na Suécia....”
  41. ”... Uma mulher, a arcebispa Antje Jackelen, comanda uma das principais catedrais do país, localizada na cidade de Uppsala, a 60 quilômetros ao Norte de Estocolmo...”
  42. ”... Suécia: veja o que os nossos mestrandos acharam da estadia em Uppsala...”
  43. ”... Micael Johansson nasceu em 1960 e é formado em matemática e ciências da computação pela Universidade de Uppsala...”
  44. ”... Segundo o modelo de Uppsala, é provável que a empresa inicie suas vendas externas via exportação...”
  45. ”... Na antiga Uppsala, o salão situado em seu platô ao sul media 40 m de comprimento por 12 m de largura, estando seus postes, com 50-90 cm de diâmetro, enterrados a 1,47 m abaixo da terra...”
  46. "... O trabalho refere-se a um experimento realizado em Uppsala, na Suécia, no final de 2009, que contou com a participação de pesquisadores brasileiros e suecos durante 44 dias..."
  47. "... Entre as outras instituições que participam do projeto Sienna, estão a Universidade de Uppsala, na Suécia;..."
  48. "... tem como objetivo geral analisar as características do processo de formação de estratégias internacionais do Grupo Fruitfort, no período de 1982 a 2006, sob a ótica das teorias de Uppsala...)
  49. "... internacionalização foi analisado com base nos modelos de Uppsala (JOHANSON; WIEDERSHEIM-PAUL, 1975; JOHANSON; VAHLNE, 1977) e baseado em recursos..."
  50. "... analisar características do processo de formação das estratégias internacionais da empresa Acumuladores Moura S/A, principalmente no período de 1983 a 2007, sob as teorias de Uppsala...
  51. "... A análise de resultados indica que o Modelo de Uppsala teve elementos percebidos nos processos de internacionalização das avícolas gaúchas, tendo inclusive sido identificado..."
  52. "... Os resultados revelaram que o processo de internacionalização da organização se deu de acordo com o modelo de Uppsala..."
  53. "... O referencial teórico analisa transversalmente os principais conceitos-chave das teorias de internacionalização: Ciclo de Vida, Uppsala, Escolha Adaptativa, Paradigma Eclético..."
  54. "... A pesquisa contempla a teoria de Uppsala, OLI, empreendedorismo internacional e autores como Porter, Dunning, Rugman e Ghemawat que suportam e confrontam as decisões..."
  55. "... extrair os problemas que Foucault enxerga nos textos de 1954, buscando delinear de que modo esses problemas conduzem às interrogações dos textos de 1957 e à escrita, em Uppsala..."
  56. "... O sistema foi revisto de acordo com a padronização da Terminologia de Reações Adversas (WHO-ART) e o Dicionário Médico de Atividades Reguladoras (MedDRA) da Rede Uppsala..."
  57. "... Em perspectiva teórica, percebeu-se que os processos estudados podem ser explicados pelos preceitos das abordagens comportamentais da internacionalização, como a escola de Uppsala..."
  58. "... teorias da internacionalização, focando nos modelos baseados nas correntes de pressupostos comportamentais, como a escola nórdica de Uppsala, a escola com foco na inovação..."
  59. "... Em Uppsala não chove há 18 dias e moradores afirmaram que podem ver a fumaça no horizonte..."
  60. "... Na cidade de Uppsala, ao norte da capital sueca, os residentes foram proibidos de fazer churrascos, depois de 18 dias consecutivos sem chuvas e de temperaturas que chegaram..."
  61. "... As principais cidades são Estocolmo, a capital, com 1 538 517 habitantes (2016), Gotemburgo (581 822 hab.), Malmo (307 496 hab.) e Uppsala (152 617 hab.)..."
  62. "... revista científica Nature, conclui que ter um cão pode reduzir o risco principalmente de doenças cardiovasculares, mas também outros problemas de saúde..."
  63. "“... combinava com o de pessoas que atualmente vivem nas adjacências do Mediterrâneo, em Chipre, por exemplo”, explicou Skoglund, estudante da Universidade de Uppsala, na Suécia.."
  64. "... Uppsala, onde nasceu Ingmar Bergman e também o naturalista Carl Linnaeus, é conhecida pela emblemática catedral..."
  65. "... A 60 quilómetros a norte de Estocolmo, em Uppsala, fica uma antiga igreja estadual liderada por uma mulher, a arcebispa..."
  66. "... a pedra rúnica de Sparlösa, que contém, além de referências a batalhas e a Uppsala, várias imagens onde se podem ver..."
  67. "... o Modelo de Uppsala vê uma entrada num mercado estrangeiro como um processo onde a firma adquire e internaliza..."
  68. "... até ter conseguido ser aceito no doutorado da Universidade de Uppsala..."
  69. ”... o pastor Ulf Ekman, presidente e fundador da igreja Word of Life, situada em Uppsala, na Suécia...”
  70. ”... as dimensões mais relevantes dentre aquelas apregoadas pela Escola de Uppsala foram a aprendizagem, pessoais...”
  71. ”... especialmente na evolução do Modelo de Uppsala ao longo de quase quatro décadas...”
  72. ”... uma das principais catedrais do país, localizada na cidade de Uppsala, a 60 quilômetros ao Norte de Estocolmo...”
  73. ”... Segundo o modelo de Uppsala, é provável que a empresa inicie suas vendas externas via exportação...”
  74. ”... Polícia procura homem que apalpou diversas mulheres em Uppsala...”
  75. ”... nascida como Sara Magdalena Ernman em 4 de novembro de 1970, em Uppsala, cerca de 70 km a norte de Estocolmo...”
  76. ”... A urbanista Raquel Rolnik está na Suécia, como professora convidada na Universidade de Uppsala...”
  77. ”... professora de epidemiologia da Universidade de Uppsala, na Suécia...”
  78. ”... espalhados pelos locais de votação em Estocolmo, Malmö, Gotemburgo, Uppsala e Västerås...”
  79. ”... contou com a participação de investigadores da Universidade Nova de Lisboa, da Universidade de Uppsala, na Suécia...”
  80. ”... O paciente foi entretanto transferido para uma clínica na cidade de Uppsala...”
  81. ”... O Templo de Odin, em Uppsala, por exemplo...”
  82. ”... primeiro autor do estudo e investigador da Universidade de Uppsala, na Suécia....”
  83. ”... e Adam de Bremen, ao descrever o culto em Uppsala, se refere a Freyr como uma figura com um grande falo...”
  84. ”... similar à descrição que Adão de Bremen faz do templo de Uppsala ...”
  85. ”... o trabalho iniciado em novembro de 2014 teve a colaboração de investigadores da Universidade de Uppsala, na Suécia...”
  86. ”... mudança significava sair dos 30 graus de Luanda, pelos -20˚ de Uppsala onde ficava a casa da sua avó na Suécia...”
  87. ”... disse Benjamin Kear, paleontologista da Universidade de Uppsala, na Suécia, em comunicado...”
  88. ”... É a primeira vez que encontramos penas fósseis em ambientes polares", diz o coautor do estudo, Benjamin Kear, paleontologista na Universidade de Uppsala, na Suécia....”
  89. ”... nas cidades universitárias, com 12% em Lund e Uppsala e 9% em Umeå...”
  90. ”... da Universidade de Uppsala, venceram o Prémio ‘Best Student Paper’, no ‘2016 IEEE International Smart Cities Conference’...”
  91. ”... Além de dominar o mercado das principais cidades nórdicas como Estocolmo, Gotemburgo, Malmö, Lund, Uppsala...”
  92. ”... estratégias de internacionalização das empresas portuguesas, como preconizam os modelos da escola Uppsala...”
  93. ”... Os seus espécimes encontram ‑se no Älvsborgs Länsmuseum, Vänersborg, Suécia..., e no Museu de Zoologia de Uppsala, Suécia...”
  94. ”... atualmente preservado na Biblioteca Carolina Rediviva da Universidade de Uppsala, Suécia...”
  95. ”... discorre que Uppsala e Estocolmo foram cidades voltadas paraa revolução crítica...”
  96. ”... Professor da EST participa em atividades de investigação na Universidade de Uppsala...”
  97. ”... Dois barcos vikings utilizados como tumbas foram encontrados em Uppsala, na Suécia...”
  98. "... décadas finais do século X, com a exceção da região de Svealand, na Suécia central, onde o mais conhecido dos centros cultuais (Uppsala) permaneceu até pelo menos 1080..."
  99. "... Uppsala foi durante a Idade do Ferro escandinava, centro político e religioso da Svealand..."
  100. ”... Uma pesquisa da Universidade Uppsala, na Suécia, descobriu que a perda de uma noite de sono...”


1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 e contando...--Rena (discussão) 14h25min de 1 de julho de 2018 (UTC)[responder]

Aportuguesamento desmotivado - Uppsala versus Upsália[editar código-fonte]

Uppsala é uma forma estabelecida e geralmente usada, ocorrendo em teses de doutoramento e em artigos de jornais do Brasil e de Portugal. O aportuguesamento Upsália é uma forma rara e incomum. Pela Convenção de nomenclatura/Nomes próprios da Wikipédia (I. Antropónimos e topónimos derivados de línguas grafadas com o alfabeto latino: Ponto 3), deveria ser usada a forma Uppsala. Consequentemente, proponho o retorno à forma Uppsala neste artigo da Wikipédia.--HCa (discussão) 06h26min de 17 de junho de 2018 (UTC)[responder]

Primeiro, gostaria de pedir que pare de usar "br" para separar parágrafos (esse recurso não serve para isso) e novamente eu tive de remover dos artigos esse recurso usado erroneamente (como expliquei em outros carnavais). Quando ao caso em específico, também Discordo. Primeiro, usando palavras do senhor de 2014 (No Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, de Magnus Bergström e Neves Reis, são igualmente apresentados outros vocábulos geográficos, como p. ex. Helsimburgo para Helsingborg, Ionecopinga para Jönköping, Norcopinga para Norrköping.) e depois porque essa grafia, nem Upsala (com um pê apenas), nunca foi ignorada pela literatura lexicográfica especializada (Dicionário contrastivo luso-brasileiro (1989) p. 147 e Novo guia ortográfico (2014), entrada para Upsália, Upsala, por exemplo). É uma forma legítima, e novamente nos livra de escrever à sueca.--Rena (discussão) 06h36min de 17 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Olá Rena! Obrigado pela sua observação sobre o uso de "br". Incluí esse ponto agora mesmo no meu "acervo redatorial". Quanto à palavra Uppsala: Uppsala tem um uso real em artigos de jornal, artigos de Internet e textos académicos. Upsália, Helsimburgo, Ionecopinga e Norcopinga são raramente usadas. Apesar de algumas tentativas, parecem ser aportuguesamentos sem grande sucesso, tendo naturalmnente direito à vida. Parece-me que o fundamental nesta questão é seguir o que está estipulado na Convenção de nomenclatura/Nomes próprios da Wikipédia (I. Antropónimos e topónimos derivados de línguas grafadas com o alfabeto latino: Pontos 1 e 3). Precisamente o Ponto 1 aponta dois requisitos necessários - os dois - para o reconhecimento de um aportuguesamento: "Apoio em fontes lexicográficas, linguísticas e/ou académicas fiáveis" e "Uso considerável em alguma das versões da língua portuguesa". Caindo este segundo requisito, cai o fundamento para o possível aportuguesamento. Automaticamente somos remetidos para o Ponto 3, que recomenda o "Uso da forma na língua original em todos os outros casos".--HCa (discussão) 07h15min de 17 de junho de 2018 (UTC)[responder]
PS-Uppsala é grafia sueca, tal como Washington é grafia inglesa, e Buenos Aires é grafia espanhola.
Mas é isso que estou dizendo a tempos, essas formas nunca foram ignoradas pela literatura. Ao contrário, sempre estiveram presentes, como as formas exônimas também (Nova Iorque, Nova York e mesmo New York tem uso na língua, mas só a primeira é referendada pelos linguistas). Particularmente sobre o caso de Washington, ele certamente é uma exceção que foi incorporada indistintamente no português, mas isso não é regra (nem dá pra alegar que foi porque era sobrenome de George, só ocorreu, por acaso, que ficou assim designado). No caso de Upsália, e toda a toponímia que esteve em caso recentemente, as formas latinizadas/aportuguesadas são enormes facilitadores ao leitor médio e/ou leigo que pouco ou nada sabe do sueco (já disse isso várias vezes; 99,9% dos leitores e editores são leigos no assunto), ao mesmo tempo que não foram abstrações da cabeça de alguém, mas estão baseadas nas fontes e obras históricas que indicam a presença dos nomes. A começar que Upsália sequer tem "pouco uso" ou é "rara". Quando fui pesquisar os dicionários listados acima apareceram vários livros com uso do termo escrito nessa forma. Mas, sinceramente, pouco importa o que os números do Google indicam de frequência de uso, quando a comunidade unanimemente decidiu por jamais usar isso como argumento de frequência, e isso se aplica ao se selecionar bibliografia. Você citou vários livros, eu cito vários livros, e nenhum dos lados consegue provar que um termo é mais comum que o outro (chamo Stegop D​ C​ E​ F para dar depoimento).--Rena (discussão) 07h47min de 17 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Olá Renato! Nesta situação de impasse - com duas posições divergentes sobre este assunto - surgem as perguntas "A opinião de Renato tem prevalência editorial sobre a opinião de Henrique, ou estão em igualdade de direitos editoriais?" e "O coeditor Renato pode alterar e retirar edições do coeditor Henrique, mas o coeditor Henrique não tem esse mesmo direito?"--HCa (discussão) 09h08min de 17 de junho de 2018 (UTC)[responder]
Entendo o que quer dizer, mas eu não estou impondo minha opinião, estou "impondo" os dicionários. (Numa pequena conversa citei três, e pela observância da convenção sequer deveríamos estar discutindo aqui sobre isso). Coisa completamente diferente. A atualização da convenção em 2014 tinha como finalidade justamente das peso aos argumentos levantados por quem trazia as fontes lexicográficas e era sistematicamente ignorado. Surtiu efeito, mas volte e meia ainda temos que voltar a discutir tudo de novo. O caso de Upsália é totalmente idêntico ao de Sudermânia. Não há mais o que discutir ali quando as fontes que eram necessárias foram adicionadas e já se provou que o termo existe e tem uso. Insistir nessas discussões me faz gastar tempo que estava usando para editar e você também. Toda a bibliografia que mobilizou e adicionou nos artigos surte efeito, pois traz informação nova, mas persistimos num assunto que eu já esgotei ao limite o que precisava ser dito, isso não dá.--Rena (discussão) 09h22min de 17 de junho de 2018 (UTC)[responder]

Concordo em mudar o nome para Uppsala ou Upsala. A Convenção de Nomenclatura da Wikipédia prescreve o uso do termo original quando não haja outro termo corrente usado pela comunidade de falantes da língua portuguesa. O bom senso apela à ponderação e recomenda respeito por outras opiniões antes de impor um aportuguesamento forçado.--HCa (discussão) 05h35min de 19 de junho de 2018 (UTC)[responder]

Concordo em mudar o nome para Uppsala. Nenhum brasileiro - nenhum - fala ou escreve Upsália, Oxônia, Lipsía etc. "Estugarda" já é suficiente, concedemos; pelo menos os portugueses realmente falam assim. Mas aportuguesar tudo... Melhor seria criar uma br.wikipedia. Uppsala não é grafia "sueca", é grafia terráquea.comentário não assinado de 179.218.120.190 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

???--Rena (discussão) 20h13min de 30 de junho de 2018 (UTC)[responder]

Concordo em mudar o nome para Uppsala. Não se trata de qual forma é a mais correta (as três são ortograficamente possíveis), mas se empregar a forma mais utilizada. --Philips.lenovo (discussão) 17h51min de 24 de julho de 2018 (UTC)[responder]

Já que é maioria a adotação no nome mais usual, o que falta para mudar a página? Philips.lenovo (discussão) 19h02min de 27 de julho de 2018 (UTC)[responder]
Seguindo a opinião da maioria, o artigo Upsália foi deslocado para Uppsala, usando o procedimento de redirecionamento. Em seguida, essa operação foi anulada.--HCa (discussão) 20h12min de 4 de agosto de 2018 (UTC)[responder]
Que coisa infantil. Se já há votos o suficientes aqui, porque insistirem em reverter? --Philips.lenovo (discussão) 19h35min de 7 de agosto de 2018 (UTC)--Philips.lenovo (discussão) 19h35min de 7 de agosto de 2018 (UTC)[responder]

Concordo com a mudança para "Uppsala". A Wikipédia tem que usar o nome pelo qual o lugar é mais conhecido. Essa é uma regra de ouro da Wikipédia. Eu não sei porque esses aportuguesamentos forçados. Já basta nomes como Nova Jérsia. Ninguém chama "New Jersey" de "Nova Jérsia". E parece que é sempre o mesmo editor que quer forçar esses aportuguesamentos. Eu não entendo o motivo.--SirEdimon (discussão) 07h19min de 7 de agosto de 2018 (UTC)[responder]