Discussão:Usina Hidrelétrica Edgard de Sousa

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Construída no rio Tietê, a Usina de Parnahyba (grafia da época) foi a primeira hidrelétrica da Light instalada no Brasil, inaugurada em 23 de setembro de 1901. Localizada no município de Santana do Parnaíba, a capacidade inicial de geração era de 2 megawatts (MW), porém para manter o suprimento de energia, em 1912 foi ampliada para 16MW.

Em razão do grande consumo de água exigido pelas turbinas da Usina de Parnaíba, a Light precisava regularizar a vazão do rio Tietê. A solução encontrada foi a implantação de uma represa em um dos afluentes do rio Pinheiros, o rio Guarapiranga, conhecido como Embu-Guaçu. Assim, foi construído o reservatório Guarapiranga, entrando em operação em 1908, garantindo os recursos hídricos necessários para abastecer Parnaíba.

Em 1949 a Usina de Parnaíba passou a ser denominada Usina Edgard de Souza, em homenagem a um diretor da Empresa na época. Em 1952, deixou de gerar energia e foi transformada em usina elevatória. A partir de então, a função era bombear as águas da parte inferior (jusante) para a superior (montante) do rio Tietê para a geração de eletricidade na Usina de Henry Borden, em Cubatão.

A usina elevatória foi desativada em 1982 para dar lugar a atual Barragem Edgard de Souza. No local foram construídas três comportas de fundo e uma testada de eclusa, com a finalidade de aumentar a capacidade de escoamento do rio Tietê, e assim ajudar a evitar enchentes na cidade de São Paulo. E é esta a função que exerce hoje no complexo hidroenergético da EMAE.