Discussão:Utilitários Unix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Eu gosto muito do Linux... Odeio o rWindows... Mas... Se já tem esse site do Foca Linux com tal conteúdo voltado para quem inicia no Linux, por que transcrever o conteúdo deles aqui na Wikipedia? Não me parece que um manual de programa seja um conteúdo coerente para o conceito de enciclopédia.

Scott MacLean 03:33, 31 Mai 2004 (UTC)Scott MacLean

Não sei bem se concordo ou discordo, para ser franco - e nunca peguei nessa página exactamente por isso. É que um guia de comandos pode ser encarado como uma lista de subpartes de uma parte maior, e esse tipo de coisa é omnipresente em enciclopédias. Por outro lado, é verdade que este tipo específico de subpartes não costuma aparecer em enciclopédias... --Jorge 17:48, 31 Mai 2004 (UTC)
Penso que a denominação lista de comandos seria mais apropriada guia de comandos, mas não tenho certeza. Devemos nos lembrar também que a wikipédia é uma enciclopédia um pouco diferente das demais, pois possui um viés pró-informática muito grande - e, vejam, não estou dizendo que esse viés é errado. Apesar de nos guiarmos pelo trabalho das enciclopédias tradicionais, estamos produzindo um trabalho pioneiro, inovador. Dificilmente se encontra em uma enciclopédia normal um artigo sobre Linguagem C ou sobre o Internet Explorer. Uma lista de comandos do linux seria relevante? Acho que sim, da mesma forma que uma tabela com o código morse (que já vi em enciclopédias tradicionais), por exemplo. --Patrick.
Depois que eu conheci o projeto wikibooks, que também faz parte da Wikimedia, passei a achar que um guia, um manual, uma lista de comandos, ou um livro, ficam melhor sediados lá do que aqui na Wikipedia. Acho que poderíamos estimular as pessoas a direcionar esse material para lá, pois tem pouca coisa em idioma português. Por outro lado, me pareceu mais fácil acrescentar material na Wikipedia do que no Wikibooks.
Scott MacLean 23:04, 12 Jun 2004 (UTC)Scott MacLean
Bem, eu pensei um pouco sobre isto e cheguei à conclusão de que devemos incluir guias de comandos relativamente curtas na Wikipédia. Isto porque este tipo de informação é comum aparecer nas enciclopédias tradicionais. Não propriamente de comandos de linguagens de programação ou de sistemas operativos, mas de sinais morse, sinais de bandeiras, divisas militares, etc., etc. Não é bem a mesma coisa, mas a analogia parece-me suficientemente forte para nos aconselhar a incluir as listas de comandos: no fundo um comando é simplesmente um símbolo que é compreensível por uma máquina. Além disso, uma lista de comandos não é um manual. Estes, sim, deverão ir para o Wikisource. --Jorge 00:14, 13 Jun 2004 (UTC)
Materiais relativamente curtos são material típico de encicloédias impressas. Estou de acordo. Scott MacLean 01:09, 13 Jun 2004 (UTC)Scott MacLean
Ainda sobre a utilidade deste artigo, não estou muito convencido. Como está, a informação é muito incompleta, confusa e de certo modo enganadora. Por exemplo, não faz diferenças entre um comando de shell e um programa. nmap não é um comando de Linux e para ser preciso, como convém numa enciclopédia, não existem "comandos de Linux", mas sim comandos (funções) de shell. A não ser que se encontre uma maneira de apresentar a informação de forma concisa e exacta, o melhor seria não incluir isto na wikipédia - bastaria uma referência para uma das centenas de páginas que existem na internet sobre este tema. Ah, com a agravante de este artigo não ter afluentes. -- Rui Malheiro 16:25, 6 Set 2004 (UTC)
Esses comandos não são nem "comandos", nem exclusivos do "Linux". Os programas listados podem ser portados para quaisquer sistemas, inclusive para DOS (vide Gnuwin32 e Cygwin). Ontem fiz uma arrumação no artigo, mas nem questionei direito o facto de que ele está errado, contém informação falsa. Poderia ser incluído uma seção em Linux ou em POSIX com programas mais comuns encontrados nesses ambientes. Marcelo R. 17:22, 6 Set 2004 (UTC)

Wikisource[editar código-fonte]

Uma dica: pode-se fazer uma lista de comandos completa, um manual no Wikisource [1] e depois linkar diretamente no artigo. Isso é feito com muita frequencia na wiki inglesa. Fica aí a dica. --Mateusc 11:02, 8 Jan 2005 (UTC)

Alguma alma caridosa e com paciência para fazer tal coisa ? -- Get_It ¤ 18:16, 3 Mar 2005 (UTC)
Penso que, a ser movida, seria para o WikiBooks. Mas como esta página é de referência apenas (i.e., não entra em grandes dissertações), podia ser movida para Lista de comandos UNIX/Linux (já existe também: Categoria:UNIX — apenas os que forem, efectivamente, apenas de Linux/UNIX (e não portáveis/portados até à data). -- Nuno Tavares 19:21, 3 Mar 2005 (UTC)
Posso aproveitar o artigo para fazer algo equivalente ao que os interwikis apontam. --E2m 05:05, 4 Mar 2005 (UTC)
Acho que para fazeres algo equivalente ao que os interwikis apontam vais ter de criar outro artigo (Lista de programas para Unix), para ficar correcto. -- Get_It ¤ 20:55, 4 Mar 2005 (UTC)

nao enciclopedico[editar código-fonte]

A wikipedia nao eh um lugar aceitavel para se colocar guia de comandos, ou lista de comandos. Comandos notaveis merecem ter seu proprio artigo, e se o conjunto de comandos do unix eh notavel, emrece ter um artigo Comandos do Unix (e, se o conjunto de comandos do linux eh notavel o suficiente pra ter seu proprio artigo, tb). Esse artigo poderia ser movido para o wikibooks --187.40.245.194 (discussão) 14h56min de 14 de dezembro de 2009 (UTC)

Symbol move vote.svg Mover WikiBooks! --Usien6 msghis 21h40min de 19 de maio de 2015 (UTC)

Arrumar e remover os desnecessários[editar código-fonte]

Proponho arrumar os comandos em uma tabela e remover as dicas. Algo assim:

Comando Argumentos Resultado
cat <arquivo> mostra o conteúdo de arquivo
cp <arquivo> <local>, -r <pasta> <local> copia arquivo ou pasta
rm <arquivo>, -r <pasta> remove arquivo ou pasta

Só pretendo adicionar os essenciais, que estão em /bin, por exemplo, remover tac. Aceitaram? Yuri do Ubuntu (discussão) 20h17min de 17 de dezembro de 2014 (UTC)