Discussão:Vidro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este material foi copiado da wiki espanhola em 12 de outubro de 2004 para tradução. Dia 13 de outubro de 2004 parte do artigo foi removido. Consultando o motivo verifiquei que o texto era idêntico ao site http://webs.sinectis.com.ar/mcagliani/hvidrio.htm. Por isso, removi o texto hoje, 15 de outubro de 2004. De qualquer maneira coloco este site interessante como link externo de consulta. Hinkel 03:59, 15 Out 2004 (UTC)

O que tem a ver oculos com vidro em portugues? (Em ingles vidro e oculos sao glass.) E dai pra espetaculos?Diotti 06:35, 21 Fev 2005 (UTC)

"spectacles" ou "specs" é uma forma de dizer óculos em "inglês"...--Rui Silva 08:43, 21 Fev 2005 (UTC)

Biológico ???[editar código-fonte]

Vidro é biológico??? Que tradução mais feia...--Rui Silva 08:43, 21 Fev 2005 (UTC)


Líquido ou Sólido?[editar código-fonte]

Curiosamente, cheguei até este artigo partindo do "você sabia?" da página principal. Lá, afirma-se que "Apesar de comportar-se como sólido, o vidro na verdade é um líquido com altíssima viscosidade". Entretanto, o presente artigo diz que "ele (o vidro) realmente é um sólido amorfo"... persiste a incógnita? Eduardo Guibor 04:09, 6 Outubro 2006 (UTC)

---

Também vi em minha faculdade de engenharia que o vidro não é sólido, apesar de se comportar semelhante ao mesmo. Uma chapa de vidro, se ficar no sentido vertical por muitos anos, pode-se verificar a diferença de espessura da parte de cima com a parte de baixo. Isso é, ele se movimenta como líquido.

Marcelo

Cores do vidro[editar código-fonte]

O vidro tem três cores básicas, não é? Verde, âmbar e incolor. Ia ser interessante colocar isso no artigo. Só que não tenho certesa se são essas as cores mesmo. Mateus XD 17:48, 4 Abril 2007 (UTC)

A cor do vidro, é dada a partir de corantes, ou seja, o vidro pode ter qualquer cor! o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.27.170.95 (discussão • contrib.)

O vidro é um liquido de escorregamento lento[editar código-fonte]

O vidro não é de todo um solido mas sim um liquido de escorregamento lento ou então também designado de liquido sub-arrefecido, prova disso são os vidros que se encontram colocados em casas ja antigas pois a espessura do vidro na parte inferior da janela é maior que a parte na parte superior, isto devido a acção da força gravitica. O vidro tem microestrutura amorfa dai ser transparente. Todo o material transparente é amorfo mas nem todo o material amorfo é transparente. Eng Jorge Lopes o comentário precedente deveria ter sido assinado por 84.91.68.206 (discussão • contrib.)

Não procede porque o vidro tem o tempo de relaxação muito grande.comentário não assinado de 200.131.3.103 (discussão • contrib) (data/hora não informada)

pra quem tem duvida se é liquido ou sólido[editar código-fonte]

era soh ter lido o artigo do link abaixo, que alias esta no artigo da wikipedia (em ingles):

http://math.ucr.edu/home/baez/physics/General/Glass/glass.html

o vidro por assim dizer nao é liquido nem sólido, é uma transiçao, e o caso das capelas medievais terem o vidro mais grosso emabixo do que em cima é porque eles eram feitos assim, porque nao se conseguia faze-los planos. E eram montados com a parte mais grossa para baixo. O vidro tem estrutura amorfa e ponto, ou como alguns autores preferem estrutura cristalina de curto alcance. A duvida que existe é por conta da convençao, algumas propriedades do vidro são caracteristicas de liquidos, outras propriedades sao de sólidos, isso é pura convenção! Quando inventarem alguma convençao melhor sobre o que é sólido ou líquido essa dúvida talvez não exista mais! Isso nao quer dizer que ele vai escorrer, nem em milhares de anos.

Espero ter contribuido, Francisco Luiz Bresolin. o comentário precedente deveria ter sido assinado por 189.27.190.113 (discussão • contrib.)


--

Bom, pelo artigo do Zanotto, vidro é sólido e pronto. Ele explica muito bem o calculo que comprova que o tempo necessario pro vidro escoar seria de milhares de anos... http://link.aip.org/link/?AJPIAS/67/260/1

Pra quem quiser baixar o artigo completo está aqui> h77p://www divshare.com/download/11743501-721

Basicamente a equação é seguinte: τ = η / G Onde τ é o tempo de relaxação (ver modulo de Maxwell), η é viscosidade (que é algo em torno de 10¹² Pa·s)e G o Módulo de cisalhamento (que é algo em torno de 30 GPa, ou 3·109 Pa).

Ja a definição de Sólido tem a D4359-90 torna as coisas bem claras, vidro é solido!

--R2-D2 Cyberpunk (discussão) 18h36min de 18 de junho de 2010 (UTC)[responder]

Surgimento da Indústria do Vidro em Portugal : não foi no Séc.XVIII mas no Séc. XV em Oliveira de Azeméis[editar código-fonte]

Fonte : EDUCA - Site da Faculdade de Ciências da Universidade

“A industria do vidro, em Portugal, foi introduzida no século XV, com a fundação de uma pequena fabrica na freguesia de S. Pedro de Villa-Chã, concelho de Oliveira de Azemeis, denominada fabrica do Côvo, pelos annos de 1484. Foi esta fabrica protegida por el-rei D. João II, que lhe deu uma provisão garantindo que não se podesse estabelecer outra fabrica, sem consentimento do dono da primeira, um tal Diogo Fernandes ao que parece. Apesar d´este previlegio, em 1498 estabeleceu-se outra pequena fabrica de vidros em Coina, não se sabe se com consentimento do proprietario da fabrica do Côvo. Esta nova fabrica que a principio pouca produção teve, foi desenvolvendo-se com o andar dos tempos, de modo que em 1580 os seus productos faziam grande concorrencia á fabrica do Côvo, o que obrigou esta a fazer-se valer dos seus antigos previlegios perante D. Affonso.”