Discussão:Violino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa





viagens no tempo[editar código-fonte]

O violino foi inventado no fim do século XVI, e mil anos depois, no século XIX (claro!), a espessura das cordas foi modificada.


wikificação[editar código-fonte]

tentei editar a página mas aparentemente ela tem problemas técnicos. não foi possível organizar o artigo como um todo, apenas as seções individuais, e o primeiro parágrafo não pode ser de modo algum editado. tetraktys 00h56min de 5 de Julho de 2007 (UTC)

Texto de cabeçalho[editar código-fonte]

eu preciso de um grande favor... acho que posso ter em maos um violino stradivarius. mais a pergunta é: como eu saberei que ele é original ou nao!?? alguem pode me ajudar?

meu e-mail é gugacent@hotmail.com

obrigado!


lucas


LUUUCAAAASSSS!!!!!! Faça o teste da divisão do tampão, depois de ele para um estranho que não sabe tocar... se o som sair bom aheauehauehauehaeuha na verdade as chances de ser um strad são menores que 0,058587222100000448721111 %

Ola Lucas Existem centenas de milhares de instrumentos com a etiqueta de A Stradivirus, mesmo sendo cópias sempre tem algum valor, exitem copias muito ruins e copias valiosas de grande (fabricas e autores)os instrumentos de A Stradivarius foram fabricado em um atelier com muitas pessoas que trabalhavam ajudando na fabricação dos instrumentos. Para uma avaliação do instrumento procure uma pessoas com conhecimento sobre instrumentos musicais ( violinista ou Luthier).

1 / 0,5 = 1,618 ??[editar código-fonte]

Opa,

no trecho "se medirmos o comprimento total de um tampo e medirmos o comprimento desse mesmo tampo até metade, e depois dividirmos esses números obtidos, dará 1,618!"

se você mede algo, e depois mede até a metade o resultado dá 2!! tem algum erro de concordância aí. deve ser medindo o violão inteiro e depois somente o tampo... proporção entre as duas curvas do tampo, etc...

Falow

Violino stradivarius 1721[editar código-fonte]

Tenho um violino com uma etiqueta por dentro escrito Antonius Stradivarius cremonensis facet 1721 como saber se é original ou não?


regeferrarezi@hotmail.com


preciso muito de ajuda para saber!!!

-> Existem muitas cópias de stradivarius espalhadas pelo mundo. Se você pagou menos de 20 mil pelo seu violino, a probabilidade dele ser original é...praticamente nula. Mas não impossível!! haha. Caso esteja em dúvida leve ao luthier +proximo


Proporção Áurea e Veneno de Rato[editar código-fonte]

Olá, nesse artigo é citado que existe uma proporção áurea no violino Stradivarius, algo que nunca tive conhecimento. Alguém tem uma fonte confiável para confirmar essa informação? (pois do modo informado não passa credibilidade alguma... A nao ser que a proporção áurea seja 0,5 ahhaha). Um dos fatores determinantes da qualidade destes violinos pode ter sido os venenos de rato empregados no local.. (de acordo com pesquisas recentes..) Fico devendo embasamento desses argumentos para um dia que estiver com + tempo para pesquisar.. ps: esse método eu conheço de algum lugar ahahahah

Quero comprar um![editar código-fonte]

 Olá! meu nome é Analina... em setembro vou aprender a tocar violino, e gostaria de saber como faço para comprar um? Qual? Onde? Existe um melhor e um pior? Qual não devo comprar??? ... 

Espero que alguém me ajude!!!
Beijos!
 
  analina.arouche@bol.com.br


compre um violino bom e não tenha do de pagar um preço as veses caro talvez um eagle falou

violino[editar código-fonte]

   Meu pai tem um violino que vem passando de geração em geração já a muito tempo. Esse violino foi trazido da alemanha pelos nossos avós. Possui a inscrição de antonio estradivari. Quais as probabilidades dele ser original?

Resposta: Antonio Stradivari (1644-1737), italiano, é considerado como o mais perfeito luthier (fabricante de violinos, violas, violoncelos e outros instrumentos de corda). Sua oficina ficava na cidade de Cremona - Itália. A maior parte dos violinos fabricados por luthiers ou fábricas industriais copiam as dimensões dos Stradivarius e, muitas vezes, colocam na parte interna do fundo (tampo inferior) a inscrição "Antonius Stradivarius faciebat Cremonae anno 17....) (desculpe o Latim). O sonho de todo violinista é encontrar um instrumento antigo, em um sótão ou porão, que seja um genuino Stradivarius. Mas não desanime. Sugiro ao amigo levar esse instrumento a um luthier ou mesmo a um músico de orquestra sinfônica. Como dica, recomendo a leitura do livro"Stradivarius" de Tony Faber - Editora Record - 2006. DE qualquer modo, coloque as cordas no instrumento, e o leve para um violinista, para ouvir sua sonoridade. Boa sorte. Risael marques Costa Recife risael@terra.com.br Ps. de qualquer modo, se o violino vem passando de geração em geração, deve ser bem antigo. O violino é como o vinho; quanto mais velho, melhor. Há uma razão: a madeira envelhecida.


Extensão do Violino[editar código-fonte]


Oi, gostaria de saber a extensão de um violino. A nota mais grave é um mi? Qual mi? Clave de sol, 1a linha? E a mais aguda? E se contarmos os harmônicos? Agradeço pelas informações.

Carlos Eduardo

Ei, a nota mais Grave do violino é a corda SOL tocada solta, agora a mair aguda, ou seja fina, depende. Se você for tocar somente até o limite do espelho do violino (Espelho é onde se apoia os dedos sobre as cordas) você tera uma nota, agora se vc tocar até proximo ao cavalete sera outra. Nem todos os violinos tiram o som neste limite.

Marco Proença marco__proenca@hotmail.com proenca.spo@gmail.com

                     alguem me responde  
                ola! eu gostaria de saber o nome do suporte colocado no violino e que o levanta facilitando o apoio no ombro. quero saber se é válido o uso
            musicomagno@ig.com.br

Reorganização do artigo[editar código-fonte]

Realizei uma reorganização de acordo com este modelo do Projeto instrumentos musicais. Retirei a marcação de esboço porque o artigo já saiu desse estágio, no entanto creio que há ainda alguns passos em direção ao artigo completo:

  • O item "execução" deveria ser mais descritivo e menos didático. Esse texto parece um manual de execução. Para torná-lo mais enciclopédico deveria descrever os movimentos e técnicas, mesmo para leitor que não pretende tocar violino.
  • Faltam informações sobre as particularidades da execução nos diversos estilos musicais e artistas importantes.
  • Acrescentar fontes e referências confiáveis, de acordo com o principio da verificabilidade.

Caso consiga as fontes adequadas, pretendo contribuir com essas informações. Cralizemsg 22h21min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)

Gostaria de estar ajudando no artigo sobre violino, inicie nos estudos de violinos aos 13 anos e aos 15 iniciei os estudos de Lutheria com os mestre Marcello Marthineghi, Agostinho Paparotti e Luigi Bertelle. As fontes são muito importantes para dar veracidade nos artigos, algumas afirmações são um pouco controvertidas (Origem do instrumento e os contemporâneos de A.S). Acredito que deveria ser citado as outras escolas da Itália, Alemanha e França. Quanto ao grande mestre A. Stradivarius existe muitas lendas que foram agregadas ao personagem sem fundamentos, todos os mestres da época foram genias e igualmente importantes, porem menos conhecidos. Cesar Gritti