Discussão:Violino

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O violino foi inventado no fim do século XVI, e mil anos depois, no século XIX (claro!), a espessura das cordas foi modificada.

wikificação[editar código-fonte]

tentei editar a página mas aparentemente ela tem problemas técnicos. não foi possível organizar o artigo como um todo, apenas as seções individuais, e o primeiro parágrafo não pode ser de modo algum editado. tetraktys 00h56min de 5 de Julho de 2007 (UTC)

1 / 0,5 = 1,618 ??[editar código-fonte]

Opa,

no trecho "se medirmos o comprimento total de um tampo e medirmos o comprimento desse mesmo tampo até metade, e depois dividirmos esses números obtidos, dará 1,618!"

se você mede algo, e depois mede até a metade o resultado dá 2!! tem algum erro de concordância aí. deve ser medindo o violão inteiro e depois somente o tampo... proporção entre as duas curvas do tampo, etc...

Falow

Proporção Áurea e Veneno de Rato[editar código-fonte]

Olá, nesse artigo é citado que existe uma proporção áurea no violino Stradivarius, algo que nunca tive conhecimento. Alguém tem uma fonte confiável para confirmar essa informação? (pois do modo informado não passa credibilidade alguma... A nao ser que a proporção áurea seja 0,5 ahhaha). Um dos fatores determinantes da qualidade destes violinos pode ter sido os venenos de rato empregados no local.. (de acordo com pesquisas recentes..) Fico devendo embasamento desses argumentos para um dia que estiver com + tempo para pesquisar.. ps: esse método eu conheço de algum lugar ahahahah

Reorganização do artigo[editar código-fonte]

Realizei uma reorganização de acordo com este modelo do Projeto instrumentos musicais. Retirei a marcação de esboço porque o artigo já saiu desse estágio, no entanto creio que há ainda alguns passos em direção ao artigo completo:

  • O item "execução" deveria ser mais descritivo e menos didático. Esse texto parece um manual de execução. Para torná-lo mais enciclopédico deveria descrever os movimentos e técnicas, mesmo para leitor que não pretende tocar violino.
  • Faltam informações sobre as particularidades da execução nos diversos estilos musicais e artistas importantes.
  • Acrescentar fontes e referências confiáveis, de acordo com o principio da verificabilidade.

Caso consiga as fontes adequadas, pretendo contribuir com essas informações. Cralizemsg 22h21min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)

Gostaria de estar ajudando no artigo sobre violino, inicie nos estudos de violinos aos 13 anos e aos 15 iniciei os estudos de Lutheria com os mestre Marcello Marthineghi, Agostinho Paparotti e Luigi Bertelle. As fontes são muito importantes para dar veracidade nos artigos, algumas afirmações são um pouco controvertidas (Origem do instrumento e os contemporâneos de A.S). Acredito que deveria ser citado as outras escolas da Itália, Alemanha e França. Quanto ao grande mestre A. Stradivarius existe muitas lendas que foram agregadas ao personagem sem fundamentos, todos os mestres da época foram genias e igualmente importantes, porem menos conhecidos. Cesar Gritti