Discussão:A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Gostaria de um resumo mais detalhasdos sobre A ética protestante e o espirírito do capitalismo.]]</math> ==]]

Veja o artigo Ernest Gellner. Ele já foi chamado o maior seguidor de Max Weber. --Joaotg 19:20, 1 Dez 2004 (UTC)

Onde se aplica ética protestante no Japão budista/xintoísta desenvolvido?[editar código-fonte]

Max Weber não viveu pra ver o Japão Budista/Xintoista desenvolvido e constatar que mesmo os asiaticos podem ter uma etica voltadao pro trabalho até superior aos dos ocidentais, pois o Japão que sofreu abertura em 1865 em menos de um século já virou superpotência, ultrapasando muitos países europeus

Esqueceram também da influência da democracia (filosofia na Grécia antiga pagã) e da República (Roma). Ainda que a Inglaterra seja monarquia, não dá pra ignorar esses fatos. Desenvolvimento econômico sem democracia (seja nos direitos individuais e de livre concorrência) seria um desenvovilmento incompleto.

E ainda tem os países católicos que são desenvolvidos como França, Suíça, Bélgica. Ainda que alguém diga que esses países mesmo católicos tenha sofrido influência da ética protestante, eles ainda são predominantemente católicos o que invalida argumento de que um país precise ser protestante pra ser desenvolvido.

Há ainda os contra-exemplos de países protestantes subdesenvolvidos como: Guiana, Jamaica, Botswana, Nigéria, São Vicente e Granadinas.

Qualquer argumento de que os contra-exemplos citados acima são pobres porque não tem população de origem européia, ou corre risco de ser visto como racismo ou eurocentrismo. E ainda assim se poderia contestar, pois nos EUA, o sul era protestante tanto quanto o norte; mas tinha colonização de exploração, adotando sistema de plantation (trabalho escravo e produção ou extração de produtos agrícolas voltada pro mercado externo, no caso a metrópole Inglaterra) não era tão desenvolvido quanto o norte, que foi uma colonização de povoamento e não de exploração.