Discussão:Eric Voegelin

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Seção "Crítica"[editar código-fonte]

Pessoal, estava olhando esta biografia e na página de “críticas”, encontrei passagens que não são propriamente críticas, mas opiniões avulsas e desconexas entre si. Seguem abaixo:

Na visão do autor, Marx pretendia sustentar uma ideologia que lhe permitisse apoiar a violência contra seres humanos afetando indignação moral e, por isso, Voegelin considera Karl Marx um mistificador deliberado. Afirma que o charlatanismo de Marx reside também na terminante recusa de dialogar com o argumento etiológico de Aristóteles. Argumenta que, por ter recebido uma excelente formação filosófica, Marx sabia que o problema da etiologia na existência humana era central para uma filosofia do homem e que, se quisesse destruir a humanidade, do homem fazendo dele um "homem socialista", Marx precisava repelir a todo custo o argumento etiológico.
[...] Voegelin diz que Marx levanta questões que são impossíveis de serem resolvidas pelo "homem socialista". Também alega que Marx conduz a uma realidade alternativa, a qual não tem necessariamente nenhum vínculo com a realidade objetiva do sujeito. Segundo Voegelin, quando a realidade entra em conflito com Marx, ele descarta a realidade.

No entanto deixei a parte propriamente crítica e referenciada. Hollis Martines (discussão) 00h51min de 30 de junho de 2022 (UTC)[responder]