Disney Channel (Brasil)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Disney Channel Brasil)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde dezembro de 2011). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Disney Channel Brasil
The Walt Disney Company Inc.
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Brasil
Fundação 5 de abril de 2001 (17 anos)
Pertence a The Walt Disney Company
Proprietário Disney-ABC Television Group
Sede Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Estúdios Bandeira da cidade de São Paulo.svg São Paulo, SP
Slogan #EuSouFã
Formato de vídeo 480p (SDTV)
1080i (HDTV)
Cobertura Nacional
Emissoras afiliadas Disney Junior
Disney XD
ESPN
ESPN 2
ESPN Brasil
ESPN Extra
Nome(s) anterior(es) Disney Weekend
Página oficial Disney Channel Brasil
Disponibilidade por satélite
Sky
Canal 55
Canal 455 (HD)
Vivo TV
Canal 22 (HD)
Canal 319
Canal 872 (HD)
Claro TV
Canal 102
Canal 602 (HD)
Oi TV
Canal 114 (Satélite SES-6)
Canal 119 (HD) (Satélite SES-6)
Canal 90
Canal 590 (HD)
Nossa TV
Canal 25
Algar TV
Canal 319
Canal 919 (HD)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 102
Canal 602 (HD)
Vivo TV
Canal 561
TV Alphaville
Canal 102
TVN
Canal 68
Canal 468 (HD)
Roma Cabo
Canal 59
Canal 559 (HD)
GTV
Canal 139
TCM
Canal 46

O Disney Channel Brasil é um canal exclusivo de TV por assinatura, que exibe uma programação feita pela The Walt Disney Company. Foi criado para substituir o antigo canal pay-per-view Disney Weekend. Se tornou líder de audiência infanto-juvenil com folga na América Latina, no Brasil, disputa ponto a ponto a liderança com o Cartoon Network e com o Discovery Kids. Estreou no dia 5 de abril de 2001, com o filme O Rei Leão. O canal também está disponível em alta definição, na programação em alta definição não há propagandas comerciais nos intervalos e nem todos os seus programas são exibidos em Widescreen, apenas alguns filmes e séries e desenhos animados que foram produzidos em HD até 2018, quando passou a ser simulcast. O Disney Channel foi o primeiro canal infantil a transmitir em sinal HD.

O canal possui uma programação extremamente diversificada orientada para crianças, adolescentes e ocasionalmente adultos. É responsável pela exibição das séries de sucesso exibidas no Disney Channel através do mundo, como Hannah Montana, Os Feiticeiros de Waverly Place, Sunny Entre Estrelas, Jonas L.A. e muitas outras. Ocasionalmente exibe produções nacionais como a versão brasileira de Quando Toca o Sino, que foi uma parceria do Disney Channel Brasil com a Cristal Líquido Produções. Também exibiu a série Família Imperial que foi uma coprodução do Canal Futura, juntamente com a Rede Globo e a TV Cultura.

Programação[editar | editar código-fonte]

Programas Originais do Disney Channel Brasil[editar | editar código-fonte]

Blocos de programação[editar | editar código-fonte]

O Maravilhoso Mundo de Disney[editar | editar código-fonte]

Transmite filmes produzidos pela Disney, Disney Pixar, entre outros ou então produções originais do Disney Channel. Podem ser filmes clássicos ou filmes recém-lançados. Atualmente vai ao ar Todos os dias as 8 da noite um filme. E Algum Domingo um Filme Novo.

Blocos extintos[editar | editar código-fonte]

Filme Disney Channel

Era um bloco para as produções live-action originais do canal, destinados ao público adolescente/pré-adolescente, que ia ao ar toda a sexta-feira.

Toon Disney

Bloco extinto em meados de 2006. Esse bloco ia ao ar nas manhãs e apresentava séries animadas da Disney, tanto as lançadas na época (início dos anos 2000) quanto algumas mais antigas das décadas de 80 e 90. O programa saiu após Playhouse Disney ganhar espaço na programação com material produzido para crianças em idade pré-escolar. E muitos de seus desenhos não tiveram mais espaço e pararam de ser exibidos.

Playhouse Disney

Bloco que substituiu o Toon Disney. Diferente do anterior esse apresentava conteúdo para crianças em idade pré-escolar e bebês, com músicas, brincadeiras e números educacionais. O bloco foi extinto em 2011, mudando de nome para Disney Junior no Disney Channel.

Zapping Zone

Esse era um programa de variedades, voltado para o público infantojuvenil e continha vários quadros. Entre eles jogos (Onde os participantes ligavam para competir e ganhar prêmios, entrevistas, quadros de curiosidades, apresentação de vídeo clipes de famosos artistas, em especial artistas teens) e é claro, as séries live action em um estilo sitcom destinadas ao público infantojuvenil.

Disney Channel Movie[editar | editar código-fonte]

São geralmente filmes da Disney, Disney Channel Original Movie e outros são transmitidos todos os dias, a primeira exibição foi no dia 28 de julho de 2014 e a última exibição foi no dia 2 de setembro de 2016, quando o bloco se fundiu com O Maravilhoso Mundo de Disney.

Mouse-Câmera-Ação[editar | editar código-fonte]

Foi um bloco onde os espectadores tevem que escolher o seu filme favorito. Você vota em disney.com.br/disneychannel. O filme vencedor foi ao ar no último domingo do mês às 15:00 horas (exceto no último domingo do ano, às 20:30 horas em SD e às 21:00 horas no Plus). O bloco interativo foi extinto em 26 de novembro de 2017.

Cinemágico[editar | editar código-fonte]

Era um bloco que passava filmes baseados em desenhos antigos da Disney Channel, como o filme do Hora do Recreio, como uma versão do extinto canal europeu Disney Cinemagic, na rebrand do Disney Channel em 2014, ele foi extinto e substituído pelo Disney Channel Movie.

Dis or Dat[editar | editar código-fonte]

Foi um bloco onde os espectadores tem que escolher a sua série favorita. O telespectador vota no sita oficial do Disney Channel Brasil, "disney.com.br/vote". A série vencedora vai ao ar todas as sextas as 21:00 (No Disney Channel Plus) e as 20:30 (No Disney Channel SD). São exibidas maratonas com de sérias com 4 episódios (para séries de 30 minutos) e de 8 episódios (para séries de 15 minutos). A última exibição foi em dezembro de 2017.

Disney Junior no Disney Channel[editar | editar código-fonte]

Foi um bloco dedicado às séries do Disney Junior. Foi exibido todos os dias em diferentes horários.

Disney XD no Disney Channel[editar | editar código-fonte]

Foi um bloco dedicado às séries do Disney XD. Foi exibido todas as sextas e sábados em diferentes horários. O bloco foi extinto em 29 de julho de 2016.

Efemérides[editar | editar código-fonte]

No dia 28 de julho de 2014, às 6h (horário de Brasília), o Disney Channel lançou sua nova logomarca, uma nova identidade visual e vinhetas para a programação seguinte, com a imagem dos personagens do próximo programa. Houve mudanças também na vinheta tradicional do canal "E você está assistindo ao Disney Channel" com um fundo temático.

No dia 31 de dezembro de 2014, o Disney Channel Brasil lançou uma chamada falando de suas novidades para o ano de 2015, como novas temporadas, novos filmes e novas séries. A chamada tinha um fundo musical com uma música chamada "Light it up, Let it go", e também conta um slogan das novidades de 2015 : "Num dia, tudo muda, tudo parece ser diferente, agora que já sabemos como voar, é a hora de seguir nossos sonhos" e destaques como: novas temporadas - Liv e Maddie (segunda temporada), Austin & Ally (quarta e última temporada), Não Fui Eu (segunda e última temporada), Stan, O Cão Blogueiro (terceira e última temporada), Garota Conhece o Mundo (segunda temporada), Que Talento! (terceira temporada - engavetada - adiada para 2016) e Jessie (quarta e última temporada), nova série - Agente K.C., novos episódios - Violetta (terceira e última temporada), estreias - Oz: Mágico e Poderoso, Teen Beach 2, Detona Ralph, Descendentes, Bad Hair Day e Valente. e o segundo slogan é : "Há um dia, em que o nosso destino está além do nosso controle. Você só precisa ser Valente bastante para ter-los."

No dia 9 de junho de 2017, o Disney Channel lançou seu novo pacote gráfico com uma nova identidade visual para as chamadas e vinhetas. O novo pacote já estava sendo usado pelo Disney Channel Estados Unidos. A emissora também, no mesmo dia, lançou sua nova logomarca, "Disney Channel: Histórias para Compartilhar".

Disney Channel +[editar | editar código-fonte]

Disney Channel +
Fundação 7 de dezembro de 2009
Extinção 12 de março de 2018
Pertence a The Walt Disney Company
Proprietário Disney-ABC Television Group
Formato de vídeo 1080i (HDTV)
Nome(s) anterior(es) Disney Channel HD (2009-2017)

Em 2009 foi lançada a versão em alta definição do Disney Channel Brasil. O canal exibe a mesma programação do Disney Channel Brasil em definição padrão, porém na sua programação não há propagandas comerciais nos intervalos e quase todos os seus programas são exibidos em HD, apenas alguns filmes e desenhos animados que foram produzidos em SD, são exibidos.[1] O Disney Channel HD foi o primeiro canal infantil em HD do Brasil, seguido pela Nickelodeon HD. O Disney Channel HD foi o primeiro canal da Disney em HD.

No dia 9 de junho, com a mudança gráfica do canal, o Disney Channel HD passou a se chamar "Disney Channel Plus" (ou Disney Channel+). A mudança ocorreu pelo fato da programação ser diferente do canal Disney Channel até 12 de março de 2018.

No dia 13 de março de 2018, o Disney Channel + voltou a se chamar Disney Channel e passa a ser Simulcast no Brasil transmitindo a mesma programação em SD e HD. O Disney Channel é o primeiro canal da Disney a transmitir o sinal simulcast ao invés do sinal normal.

Sinal em Widescreen[editar | editar código-fonte]

No dia 2 de agosto de 2016 o sinal da versão SD do canal passou a ser transmitido em Widescreen, uma versão semelhante a em alta definição para uma melhor qualidade de som e imagem, a estréia do sinal Widescreen foi às 06:00.

Em 13 de março de 2018, a versão HD, passa a ter a programação simulcast ao SD (padrão).

Parceria na TV Aberta (2015-2018)[editar | editar código-fonte]

O Disney Channel Brasil possui dois emissoras [2]parceiras na televisão aberta brasileira, o que é mais vantajoso para a marca que vai ter suas produções sendo exibidas não só na TV Paga. A Rede Globo há anos manteve um acordo de exibição de séries, filmes e desenhos mesmo não investindo fortemente no ramo a emissora carioca não compra séries do canal até a volta em 2018. Mas recentemente outra emissora surgiu para desfrutar dos produtos do canal, o SBT, 10 anos depois do fim do contrato entre os dois canais eles voltam à se unir e a investir nos produtos do Disney Channel Brasil como: Phineas e Ferb, A Casa do Mickey Mouse, Que Talento!, Austin & Ally, Violetta e outras produções, mas o contrato com o SBT teve início a partir do dia 31 de agosto de 2015 e teve término no dia 31 de agosto de 2018 exibidas no bloco Mundo Disney.

Notas

[1] O Disney Weekend, transmitido pela DirecTV no canal 399, iniciou suas operações em 1997, entrava no ar todos os fins de semana, abrindo a programação às 18:00 das sextas-feiras e encerrando à meia noite dos domingos. As estreias sempre aconteciam na primeira semana do mês, e era reprisada durantes os outros fins de semana. Também eram exibidas comédias

A grade do canal era dividida da da seguinte forma:

Pela manhã: (sábados e domingos) Desenhos animados;

A tarde: (sábados e domingos) Séries e programas especiais;

A Noite: (sextas, sábados e domingos) Filmes para família e os mais famosos longas-metragens de animação da Disney.

Blossom, O Mundo é dos Jovens, Os Companheiros, Aladin, Carmem Sandiego, Os Ursinhos Gummy e outras produções dos Estúdios Disney faziam a alegria dos telespectadores e eram parte integrante da programação do canal. O mesmo saiu do ar no dia 1 de abril de 2001 para ceder lugar ao Disney Channel que estreou no dia 5 de abril do mesmo ano.

[2] A operadora VerTV não disponibiliza os canais.

Referências

  1. a b «Sky lança três novos canais HD e reformula pacotes». Sincab. 9 de dezembro de 2009. Consultado em 21 de junho de 2013. 
  2. a b «ESPECIAL DISNEY WEEKEND -Arquivo Super Canal TV www.supercanaltv.com.br». www.supercanaltv.com.br. Consultado em 18 de abril de 2018. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]