Dispositivo de proteção contra surtos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dispositivo de proteção contra surtos (DPS) ou "supressor de surto" [nota em Portugal é conhecido por descarregadores de sobretensão[1] (DST's) ou Limitadores de sobretensão[2]] é um dispositivo destinado a proteger os equipamentos elétricos contra picos de tensão geralmente causados por descargas atmosféricas na rede da concessionária de energia elétrica. Um DPS regula a tensão, fornecida a um dispositivo elétrico, em geral, absorvendo e também curto-circuitando para terra as tensões que ultrapassam um limite de segurança.

Muitas réguas de energia possuem proteção contra surtos embutidos (chamados de filtros de linha), que normalmente fica identificado de forma clara no produto. No entanto, por vezes, réguas de energia que não fornecem proteção contra surtos são erroneamente confundidos como filtros de linha.

  1. «Descarregadores de sobretensão - Proteção contra Sobretensões - PRODUTOS - Q Energia - Qualidade da Energia, Instalações Eléctricas e Eficiência Energética». www.qenergia.pt. Consultado em 2016-08-09. 
  2. «Limitadores de sobretensão | Projectista.pt». www.projectista.pt. Consultado em 2016-08-09.