Distritos da Eslováquia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Distritos na Eslováquia)
Distritos (okresy) da Eslováquia

Um okres (em português distrito) é uma unidade administrativa da Eslováquia. É menor que uma Região e maior que um município.

Características[editar | editar código-fonte]

Uma "Região" (em eslovaco: kraj) é formada por vários distritos. Um distrito, por outro lado, consiste de vários "municípios" (em eslovaco: obec), os quais por sua vez consistem de "áreas cadastrais" (em eslovaco: katastrálne územie).

Enquanto as regiões e municípios são atualmente unidades da administração do estado e entidades possuidoras de governos, os distritos são pouco mais que unidades estatísticas. Nos fins do século XX, a situação era diferente. Cada distrito possuía seu próprio Escritório Distrital (em eslovaco: Okresný úrad), representando o estado no distrito, mas a partir de 1 de janeiro de 2004 estes escritórios foram abolidos e substituídos pelos Escritórios de Circuito (em eslovaco: Obvodný úrad), que geralmente são responsáveis por vários distritos (exceto o distrito Nové Zámky, que possui dois Escritórios de Circuito) e têm poucas responsabilidades.

Atualmente a Eslováquia possui 79 distritos, sendo a capital Bratislava dividida em cinco distritos e a cidade de Košice em quatro distritos. Os distritos são nomeados de acordo com a maior cidade do distrito (conhecida anteriormente como "cidades distrito").

Lista dos distritos da Eslováquia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]