Divina (DC Comics)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Divina (Emily "Lia" Briggs) é uma personagem fictícia, uma super-heroína dos quadrinhos da DC Comics. Ela estreou na revista Batman & the Outsiders #25, como membro do grupo Renegados. Apareceu como Emília Briggs na revista Batman & the Outsiders #25 (setembro de 1985) e como Divina em Outsiders #1 (novembro de 1985). Criada por Mike W. Barr e Jim Aparo.

Biografia ficcional[editar | editar código-fonte]

Emily Briggs[editar | editar código-fonte]

Emily Briggs era uma lojista que vivia pacatamente com seu marido em Gotham City. Tudo muda quando ela é raptada por pessoas de um mundo subterrâneo conhecido como Abyssia. Os Renegados foram atrás de Emily. Após a luta, os poderes de Emily herdados desse povo foram revelados com a passagem do cometa Halley pela Terra. Além dos poderes, sua aparência mudou drásticamente, tornando-a uma mulher bem atraente, o que a fez adotar o codinome de Divina.

Renegados[editar | editar código-fonte]

Apois deixar a Abyssia, Emily ou "Lia" retornou com os Renegados e o marido advogado. A primeira aventura como Divina ocorreu quando os Renegados foram capturados pelos Mestres do Desastre. Ela ajudou a libertar os heróis e entrou para o grupo. Tornando-se obsessiva com sua beleza adquirida, surgiria uma certa tensão com a super-heroína Katana. A amizade com Halo, protegida de Katana, também fez crescer essa tensão. Divina ajudou a sua então amiga Doutora Helga Jace a se curar de um vírus, usando de um estratagema inteligente. Contudo, a Doutora Jace depois se mostraria a espiã dos Caçadores (saga Milênio) infiltrada nos Renegados. Divina também se aproximaria de Batman ao ajudá-lo contra o Cara-de-Barro. Com a entrada de Windfall, Divina aumentaria os problemas de convivência no grupo. Ela teria um rápido caso com o líder Geoforça, o que traria problemas com seu marido Gregg e Denise, a namorada do herói.

Durante uma última luta em Abyssia, Divina perderia seus poderes e voltaria à sua aparência comum. Logo depois, Geoforça dissolveria os Renegados e Emília voltaria a viver em Gotham City.

Vampira[editar | editar código-fonte]

Quando a Marcóvia, o lar de Geoforça, foi atacada por vampiros, os poderes de Emily retornaram e os Renegados ressurgiriam. Roderick, o líder da rebelião, se enamorou de Divina e a transformou em uma vampira e esperava que ela aceitasse ser sua noiva. Essa mudança depois faria com que Divina ganhasse algumas características, poderes e fraquezas dos vampiros.

Os Renegados se tornaram fugitivos e Roderick declarou que Geoforça tinha assassinado a Rainha Iona. O grupo enfrentaria diversos inimigos tais como o novo Batman, o Erradicador, um parente alienígena de Halo e um grupo de super-terroristas islâmicos. Apenas quando os vampiros foram derrotados é que os Renegados conseguiriam limpar o seu nome. O grupo novamente debandou e Emília se divorciou, mas agora vivia os efeitos da maldição dos vampiros.

Retiro[editar | editar código-fonte]

Emília passaria para um trabalho na televisão, num programa de entrevistas chamado The Scene, se juntando a Vicki Vale, Tawny Young e Linda Park. Ela apareceu entrevistando a Mulher Maravilha e usava um apetrecho em volta do pescoço que escondia as suas presas de vampiro.

Crise Infinita e Terceira Guerra Mundial[editar | editar código-fonte]

Divina ressurgiria em Crise Infinita #7, como parte do exército de Oráculo que defenderia Metrópolis do exército de super-vilões de Alexander Luthor. No climax da batalha, o insano Superboy Prime abandonou a luta para tentar destruir o planeta Oa. Divina e outros heróis tentaram impedir Superboy-Prime de deixar a Terra. Ela e o camarada dos Renegados, Tecnocrata, desapareceram numa explosão causada pelo vilão.

Divina reapareceria durante a "Terceira Guerra Mundial", para ajudar o Adão Negro. Foi mostrada na revista World War III #4, ao lado de Halo e Raio Negro, momentos antes da batalha final contra Adam.

Batman e os Renegados (Segunda Série)[editar | editar código-fonte]

Divina voltaria ao grupo na revista "Batman and the Outsiders" #9 (julho de 2008). Ela ainda está como vampira, mas aparentemente não é mais imune à luz solar. Ela vive sozinha numa grande mansão em Gotham City, trabalhando como modelo.

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Divina possui vários poderes psiônicos: telepatia, telecinésia, psicometria, controle da mente, raios de energia psiônica, levitação e escudos de energia. Da sua natureza de vampira, Divina pode se transformar em névoa, mas apenas à noite.Ela também pode comandar vermes e insetos. Ela não tinha fraqueza à luz solar, mas provavelmente precisava de sangue como os outros vampiros. Sua roupa era feita de um material único da Abyssia; invisível de um lado. Ela ficava o tempo todo com seu uniforme, mas ele não era visível quando ela desejava.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]