Divisões administrativas do Japão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Translation to english arrow.svg
A tradução deste artigo está abaixo da qualidade média aceitável. É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este verbete conforme o guia de tradução.
Divisões administrativas
do Japão
Prefeitural
Prefeituras
Sub-prefeitural
Municipal
Sub-municipal
Imperial Seal of Japan.svg
Parte da série sobre
Política do Japão
Portal do Japão

A administração burocrática do Japão está dividida em três níveis básicos; nacional, prefeitural e municipal. Abaixo do governo nacional existem 47 prefeituras, seis das quais sub-divididas em sub-prefeituras para atender melhor as grandes áreas geográficas ou ilhas remotas. As municipalidades (cidades, vilas e aldeias) são o nível mais baixo de governo; as vinte cidades mais povoadas fora de Tóquio são conhecidas como cidades designadas e são subdivididas em Wards.

Divisões Prefeitural[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Prefeituras do Japão
47 entidades prefeitural do Japão

O nível superior das divisões administrativas são as 47 entidades prefeiturais: 43 prefeituras ( ken?) própria, 2 prefeituras urbanas ( fu ?, Osaka e Quioto), 1 "circuito" ( ?, Hokkaido), e 1 "metrópole" ( to ?, Tóquio). Embora diferentes em nome sejam funcionalmente iguais.

Ken[editar | editar código-fonte]

"Prefeitura" ( ken?) são os tipos mais comuns de divisões de prefeituras no total de 43 ken. O caráter chinês clássico do qual isto é derivado significa "condado".

To[editar | editar código-fonte]

Tóquio é referida como uma "metrópole" ( to?) após a dissolução da Cidade de Tóquio em 1943, Tōkyō-fu (prefeitura de Tóquio) foi atualizada para Tōkyō-to e as antigas wards da cidade foram atualizadas em wards especiais. O caráter chinês clássico do qual isso é derivado significa "Cidade capital".

Fu[editar | editar código-fonte]

Osaka e Quioto são referidas como uma "prefetura urbana" ( fu?). O caráter chinês clássico do qual isso é derivado implica uma zona urbana central de importância nacional no período médio da China, ou implica uma subdivisão de uma província no período tardio da China.

[editar | editar código-fonte]

Hokkaido é referida como um "circuito" ( ?), Este termo foi originalmente usado para se referir a regiões japonesas que consistem em várias províncias. Este foi também um uso histórico do caractere na China que significa circuito.

Distritos Sub-prefeiturais[editar | editar código-fonte]

Existem apenas dois tipos de divisões sub-prefeiturais: Sub-prefeitura e Distrito.

Sub-prefeitura[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Sub-prefeituras do Japão

Sub-prefeituras (支庁 shichō?) são uma forma japonesa de autogoverno que se concentra em questões locais abaixo do nível da prefeitura Atua como parte da maior administração do estado e como parte de um sistema de auto-governo.[1]

Distrito[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Distritos do Japão

Distritos ( gun?) foram unidades administrativas em uso entre 1878 e 1921 que eram aproximadamente equivalentes aos condados da China ou Estados Unidos. Na década de 1920, as funções municipais foram transferidas dos escritórios distritais para os escritórios das cidades e aldeias dentro do distrito. Os nomes dos distritos permanecem no endereço postal das cidades e aldeias, e os distritos às vezes são usados como limites para os distritos eleitorais, mas, de outra forma, não servem de função oficial O caráter chinês clássico do qual isso é derivado significa comando.

Divisões municipais[editar | editar código-fonte]

1.742 entidades municipais e 175 sub-municipais do Japão
Ver artigo principal: Municipalidades do Japão

As divisões municipais são divididas em três categorias principais: cidade, vila, e aldeia. Contudo, as entidades da cidade são mais categorizadas. As Wards especiais de Tóquio também são consideradas divisões municipais.

Cidades[editar | editar código-fonte]

As cidades no Japão são categorizadas em quatro tipos diferentes das mais altas cidades designadas, cidade central, cidade especial, e uma cidade regular a mais baixa.

Cidade designada[editar | editar código-fonte]

Uma cidade designada por decreto governamental (政令指定都市 seirei shitei toshi?), também conhecida como cidade designada (指定都市 shitei toshi?) ou cidade de ordenança do governo (政令市 seirei shi?), é uma cidade japonesa que tem uma população superior a 500,000 e foi designada como tal por uma ordem da gabinete do Japão nos termos do artigo 252, seção 19 do Lei de Autonomia Local. As cidades designadas também são subdivididas em wards.

Cidade principal ou central[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cidades principais do Japão

Uma cidade principal (中核市 Chūkakushi?) é uma cidade japonesa que tem uma população superior a 300.000 e uma área superior a 100 quilômetros quadrados, embora exceções especiais possam ser feitas por ordem do gabinete para cidades com populações abaixo de 300.000, mas mais de 200.000.[2] A cidade principal foi criada pela primeira cláusula do artigo 252, seção 22 da Lei de Autonomia Local do Japão.

Cidade especial[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cidades especiais do Japão

Uma cidade especial (特例市 Tokureishi?) do Japão é uma cidade com uma população de pelo menos 200,000. Esta categoria foi estabelecida pela Lei de Autonomia Local, artigo 252, parágrafo 26.

Cidade[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Cidades do Japão

Uma cidade ( shi?) é um unidadea local administrativa no Japão com uma população de pelo menos 50.000 das quais pelo menos 60% das famílias devem ser estabelecidas em uma área urbana central, e pelo menos 60% dos domicílios devem ser empregados no comércio, indústria ou outras profissões urbanas. As cidades são classificadas no mesmo nível que vilas ( machi?) e aldeias ( mura?); a única diferença é que não são um componente de distritos ( gun?). Como outras unidades administrativas contemporâneas, elas são definidas pela Lei de Autonomia Local de 1947.

Vila[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de vilas no Japão

Uma vila ( 'chō ou machi'?) é uma unidade administrativa local no Japão. É um órgão público local, juntamente com prefeitura (ken ou outros equivalentes), cidade (shi), e aldeia (mura). Geograficamente, uma vila está contida dentro da prefeitura.

Aldeia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Lista de aldeias no Japão

Uma aldeia ( mura?, as vezes son) é uma unidade administrativa local no Japão. É um órgão público local, juntamente com prefeitura ( ken?, ou outros equivalentes), cidade ( shi?) as vezes, e vila ( chō?, as vezes machi). Geograficamente, a extensão de uma aldeia está contida dentro da prefeitura. É maior do que um assentamento, sendo na realidade, uma subdivisão de uma zona rural distrito ( gun?), que são subdivididos em vilas e aldeias sem sobreposição e sem área descoberta.

Ward especial[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wards especiais de Tóquio

A ward especial (特別区 tokubetsu-ku?) são 23 municipalidades que juntos compõem o núcleo e a parte mais populosa de Tóquio, Japão. Juntos, eles ocupam a terra que era originalmente a Cidade de Tóquio antes de ser abolida em 1943 para se tornar parte da recém-criada Tóquio Metrópole. A estrutura das Wards especiais foi estabelecida sob a Lei de Autonomia Local japonesa e é exclusiva de Tóquio.

Divisões Sub-municipais[editar | editar código-fonte]

Ward[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Wards do Japão

Uma ward ( ku?) é uma subdivisão das cidades de Japão que são grandes o suficiente para ter sido designada por decreto governamental.[3]

História[editar | editar código-fonte]

Embora os detalhes da administração local tenham mudado drasticamente ao longo do tempo, o esboço básico do atual sistema de dois níveis desde a abolição do sistema han pelo governo Meiji em 1871 são semelhantes. Antes da abolição do sistema Han, o Japão foi dividido em província ( kuni?) então subdividida em distrito ( gun?) e depois aldeia (里/郷 sato?) na parte inferior.

Hierarquia estrutural[editar | editar código-fonte]

Prefeitural Sub-prefeitural Municipal Sub-municipal
Prefeituras
(excluindo Tóquio)
Sub-prefeitura "cidade designada" Ward
 
Distrito Vila
Aldeia
nenhum
Sub-prefeitura Distrito
  "cidade central"
"cidade especial"
Cidade
 
Metrópole Cidade
Wards especial
Distrito
Sub-prefeitura
Vila
Aldeia
Nível Tipo Kanji Romaji No.
Prefeitural Tóquio Metrópole to 1
"circuito" 1
"prefeitura urbana" fu 2
Prefeitura ken 43
  Sub-prefeitural Sub-prefeitura 支厅 shichō 158
Distrito gun 374
Municipal "cidade designada" 政令指定都市 seirei shitei toshi 20
"cidade central" 中核市 chūkaku-shi 42
"cidade especial" 特例市 tokurei-shi 40
Cidade shi 688
Vila chō ou machi 746
Aldeia mura ou son 183
Ward especial 特別区 tokubetsu-ku 23
  Sub-municipal Ward ku 175
Prefeitura Kanji Região Cidade (todos tipos)
(Ward especial)
Ward Distrito Vila Aldeia
 Aichi 愛知県 Chūbu 38 16 7 14 2
 Akita 秋田県 Tōhoku 13 6 9 3
 Aomori 青森県 Tōhoku 10 8 22 8
 Chiba 千葉県 Kantō 37 6 6 16 1
 Ehime 愛媛県 Shikoku 11 7 9
 Fukui 福井県 Chūbu 9 7 17
 Fukuoka 福岡県 Kyushu 28 14 12 30 2
 Fukushima 福島県 Tōhoku 13 13 31 15
 Gifu 岐阜県 Chūbu 21 9 19 2
 Gunma 群馬県 Kantō 12 7 15 8
 Hiroshima 広島県 Chūgoku 14 8 5 9
 Hokkaidō 北海道 Hokkaido 35 10 66 129 15[4]
 Hyōgo 兵庫県 Kansai 29 9 8 12
 Ibaraki 茨城県 Kantō 32 7 10 2
 Ishikawa 石川県 Chūbu 11 5 8
 Iwate 岩手県 Tōhoku 14 10 15 4
 Kagawa 香川県 Shikoku 8 5 9
 Kagoshima 鹿児島県 Kyushu 19 8 20 4
 Kanagawa 神奈川県 Kantō 19 28 6 13 1
 Kōchi 高知県 Shikoku 11 6 17 6
 Kumamoto 熊本県 Kyushu 14 5 9 23 8
 Kyoto 京都府 Kansai 15 11 6 10 1
 Mie 三重県 Kansai 14 7 15
 Miyagi 宮城県 Tōhoku 13 5 10 21 1
 Miyazaki 宮崎県 Kyushu 9 6 14 3
 Nagano 長野県 Chūbu 19 14 23 35
 Nagasaki 長崎県 Kyushu 13 4 8
 Nara 奈良県 Kansai 12 7 15 12
 Niigata 新潟県 Chūbu 20 8 9 6 4
 Ōita 大分県 Kyushu 14 3 3 1
 Okayama 岡山県 Chūgoku 15 4 10 10 2
 Okinawa 沖縄県 Kyushu 11 5 11 19
 Ōsaka 大阪府 Kansai 33 31 5 9 1
 Saga 佐賀県 Kyushu 10 6 10
 Saitama 埼玉県 Kantō 40 10 8 22 1
 Shiga 滋賀県 Kansai 13 3 6
 Shimane 島根県 Chūgoku 8 5 10 1
 Shizuoka 静岡県 Chūbu 23 10 5 12
 Tochigi 栃木県 Kantō 14 5 12
 Tokushima 徳島県 Shikoku 8 8 15 1
 Tóquio 東京都 Kantō 26 (23) 1 5 8
 Tottori 鳥取県 Chūgoku 4 5 14 1
 Toyama 富山県 Chūbu 10 2 4 1
 Wakayama 和歌山県 Kansai 9 6 20 1
 Yamagata 山形県 Tōhoku 13 8 19 3
 Yamaguchi 山口県 Chūgoku 13 4 6
 Yamanashi 山梨県 Chūbu 13 5 8 6

Referências

  1. Comissão Imperial Japonesa para a Exposição de Compra de Louisiana. (1903). Japão no início do século XX, p. 80.
  2. «日本財団図書館(電子図書館) Lei Revisada de Autonomia Local». nippon.zaidan.info 
  3. "Manual Estatístico do Japão 2008 "pelo Bureau de Estatística, Japão Arquivado em 7 de fevereiro de 2013, no Wayback Machine. Capítulo 17: Sistema Governamental (Visitado em 4 de julho de 2009)
  4. Não incluir as 6 aldeias na área Disputa pelas Ilhas Kuril.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]