Dmitry Sautin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dmitry Sautin
Дмитрий Саутин
campeão olímpico
Saltos ornamentais
Nome completo Dmitry Ivanovich Sautin
Representante Equipe Unificada
Rússia
Nascimento 15 de março de 1974 (43 anos)
Voronej, Voronej - União Soviética
Nacionalidade Rússia russa
Nível sênior
Clube CSKA Moskva

Dmitry Ivanovich Sautin, em russo: Дмитрий Иванович Саутин, (Voronej, 15 de março de 1974) é um saltador russo que competiu em provas de saltos ornamentais pela Equipe Unificada e ainda defende seu país. Dmitry, na história do esporte nos Jogos Olímpicos, é o maior medalhista, entre homens e mulheres, com um total de oito.

Estreando em Jogos Olímpicos defendendo a Equipe Unificada, em Barcelona - 1992, conquistou uma medalha de bronze na prova da plataforma sincronizada. Na edição seguinte, nos Estados Unidos, já como representante da Rússia, atingiu sua primeira vitória, na plataforma de 10 m. Quatro anos mais tarde, em Sydney - 2000, obteve seu melhor resultado olímpico, ao conquistar quatro medalhas: uma de ouro, uma de prata e duas de bronze, nas disputas da plataforma sincronizada, trampolim sincronizado, trampolim de 3 m e plataforma de 10 m, respectivamente. Em 2004, competindo em Atenas, aos trinta anos, subiu ao pódio pela sétima vez, após conquistar sua quarta medalha de bronze. Em Pequim - 2008, aos 34, saiu-se vice-campeão do trampolim sincronizado. tornou-se técnico, seguindo então os passos do pai, também saltador e posteriormente treinador.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Dmitry Sautin» (em inglês). Sports Reference. Consultado em 28 de maio de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Diving pictogram.svg Este artigo sobre um(a) saltador(a), integrado ao Projeto Desporto, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.