Dobradiça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dobradiça comum

A dobradiça ou charneira é um dispositivo mecânico que conecta dois objetos, permitindo a articulação entre eles. As dobradiças costumam ser fabricadas em metal, normalmente aço ou latão, mas também plástico e alumínio, geralmente contendo duas peças, cada uma delas fixa a um objeto, ligadas por um eixo, que vai permitir a articulação.

Os tipos mais utilizados em portas e janelas são:

  • dobradiças comuns
  • dobradiças contínuas, que funcionam no comprimento inteiro da porta;
  • dobradiças que giram no assoalho e no alto da porta (pivotantes);
  • invisível, é instalada de forma embutida.

Existem também vários processos de fabricação:

Quanto a aplicação existem modelos adequados, para portas ou compartimentos, embutidas ou sobrepostas, ficando a critério do projetista definir o uso mais adequado. A fixação destes produtos varia de acordo com o modelo e ou de tecnologia aplicados, podendo ser soldada, rebitada, parafusada ou encaixada.

Dobradiça utilizada em armários

Alguns fatores são fundamentais antes de definir o tipo de dobradiça a ser utilizado; O ambiente onde sera aplicado, interno ou externo, se existem agressividades de qualquer natureza que possam afetar o funcionamento adequado da dobradiça implicando na escolha da melhor matéria prima a ser utilizada na confecção da dobradiça. Qual a quantidade ideal de dobradiças para suportar a carga do elemento a ser articulado. Outro fator preponderante é a estética e design.

ççççç