Doc (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Doc
Massacre de Pistoleiros (BR)
 Estados Unidos
1971 • cor • 91 min 
Direção Frank Perry
Roteiro Pete Hamill
Elenco Stacy Keach
Faye Dunaway
Harris Yulin
Gênero Faroeste
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

Doc (br.: Massacre de Pistoleiros) é um filme estadunidense de 1971 do gênero western, dirigido por Frank Perry. É outra versão cinematográfica do folclórico duelo do Curral OK, desta vez contada sob o ponto de vista de Doc Holliday. A história usa uma abordagem bem mais antipática e amoral do que às anteriores, sugerindo, por exemplo, que o duelo entre os Earp e os Clanton fora um masssacre premeditado por Wyatt Earp. Além disso, Doc Holliday é mostrado como viciado em láudano, que usa como paliativo às crises de tosse e dores causadas pela tuberculose. As locações do filme foram em Almeria, sudeste da Espanha.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Doc Holliday viaja pelo deserto do Arizona e antes de chegar a seu destino (Tombstone) faz uma parada numa poeirenta estalagem de propriedade de um mexicano. Ali ele encontra a prostituta Kate Elder que está acompanhada do vaqueiro Ike Clanton e do jovem sobrinho dele, chamado Kid, que vão também para a mesma cidade. Doc desafia Ike para um jogo de cartas cujo prêmio é a posse de Kate e ganha. Assim, Doc e Kate chegam à cidade mineradora e Wyatt logo vai ao encontro do amigo, hospedado no Hotel Continental. Da conversa dos dois homens fica-se sabendo que Wyatt chamou Doc devido a uma rixa com os Clanton e que quer se eleger xerife e com isso controlar a jogatina na cidade, a qual deseja que o amigo fique responsável. Pouco depois, um dos companheiros dos Clanton, o bandido Ringo, assalta por conta própria a diligência e rouba 80 mil dólares em ouro. Wyatt propõe um acordo a Ike para que entregue Ringo, prevendo que essa prisão o fará vencer a eleição para xerife.

Premiação[editar | editar código-fonte]

  • Doc venceu o Spur Award do Western Writers of America como "Melhor Roteiro" (Peter Hamill).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]